Ir para o portal

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Ir para a galeria

O maior acervo nacional de imagens e informações sobre as realizações da arquitetura brasileira.

Ir para o portal

Portal dos Equipamentos é a maior plataforma online de negócios, serviços e jornalismo, dedicada ao mercado de máquinas, equipamentos e ferramentas para construção civil, infraestrutura e logística.

Ir para o site

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Ir para o site

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Ir para o site

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

Soluções de marketing para fornecedores
Palestrante

Renato Cortopassi

É engenheiro civil pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em estruturas de concreto e fundações e especialista, há 29 anos, em patologia das estruturas e reforço estrutural. Presidiu a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) por dois biênios. É professor substituto e orientador externo da UnB em pesquisas de reforço com fibra de carbono e reforço com colagem de vergalhões de aço. Participou de projetos de grandes obras no Distrito Federal, incluindo o edifício da Procuradoria Geral da República, a ponte Juscelino Kubitschek, o Metrô DF e a torre de TV Digital. Hoje é Diretor da Kali Engenharia, que atua nas áreas de desenvolvimento e avaliação técnica de projetos de fundações, contenções, estruturas e reforço estrutural.

Web Seminário

Assista à palestra e saiba como construir estruturas de subsolos resistentes à pressão da água em lençóis freáticos, sem a necessidade de rebaixamento do aquífero

Quando nível dos subsolos de uma edificação atinge o lençol freático, sua execução pode seguir dois caminhos: o rebaixamento definitivo do aquífero ou a construção de estruturas contenções e laje de subpressão estanques.
A primeira opção começa a cair em desuso. Em muitas cidades brasileiras já se proíbe a utilização do rebaixamento definitivo devido aos prejuízos causados ao meio ambiente. Além disso, a médio e longo prazo, essa solução se torna de elevado custo devido aos gastos com energia e manutenção de bombas de rebaixamento. Portanto, a execução de estruturas estanques projetadas para receber os carregamentos de aquíferos é solução adequada do ponto de vista ambiental e econômico. Essa palestra trata das particularidades no cálculo e execução desse tipo de estrutura.

Inscreva-se gratuitamenteAssista à gravação da palestra
  1. Programação:
    Estruturas estanques submetidas a carregamentos de aquíferos – Lajes de subpressão
    • Palestrante: Renato Cortopassi, diretor da Kali Engenharia e especialista em estruturas e contenções


      • Tópicos:

      • Determinação do nível do aquífero;
      • Hipóteses de carregamento para fundações diretas e profundas;
      • Lajes de subpressão:
        • Estado Limite Último (ELU);
        • Estado Limite de Serviço (ELS);
      • Detalhes construtivos;
      • Particularidades do concreto estanque;
      • Casos reais de obras realizadas.

Público-alvo

Todos os profissionais relacionados direta ou indiretamente com projeto e execução de obras interessados em aprimorar seus conhecimentos e otimizar o desenvolvimento de seu trabalho.

O que é um Web Seminário
Conteúdo especializado ao vivo no conforto do seu escritório

Web seminário é um evento transmitido via Internet que permite que você acesse conteúdo especializado ao vivo, de qualquer computador conectado à rede.

É uma experiência completa que garante áudio de qualidade, vídeo do apresentador em alta definição e visualização de todo o material de apoio.

Além de tudo, você participa com perguntas em tempo real, o que garante maior interação.

  1. Recomendações
    • Faça sua inscrição com antecedência.
    • No dia do evento, acesse o link (que será enviado ao seu e-mail) com, pelo menos, 20 minutos de antecedência.
    • Aproveite a oportunidade! Junte os seus colaboradores e atualize toda a sua equipe.