Seta Direita

Busca por Fornecedor ou Produto Utilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > Tratamento de madeira aumenta vida útil do material

Tratamento de madeira aumenta vida útil do material

Vernizes, stains impregnantes e tingidores são as principais opções do mercado. Mas para definir o produto a ser usado é importante analisar as características do ambiente

Redação AECweb / e-Construmarket

Tratamento - Madeira - Verniz
Entre as principais soluções que preservam a madeira estão vernizes, stains impregnantes e tingidores (Chutima Chaochaiya/shutterstock.com)

O tratamento da madeira é algo fundamental na construção civil para evitar que o elemento apodreça ou seja contaminado por microrganismos. “A proteção evita ataques de fungos e insetos”, afirma Vilnei Schreiber, gerente do Laboratório de Tintas da Montana Química.

Entre as principais soluções que preservam o material estão vernizes, stains impregnantes e tingidores. “Os compostos à base de água se destacam pelo apelo ecológico”, complementa Marcelo Cenacchi, diretor Geral da Sayerlack. Além de serem ambientalmente mais corretos, esses produtos já apresentam a mesma durabilidade daqueles que têm solventes na composição, que é o caso das tradicionais tintas a óleo. A alternativa apresenta ainda outros benefícios, como a secagem rápida, desempenho elevado e baixo odor.

O tratamento da madeira, quando feito adequadamente, colabora também para elevar a vida útil dos elementos que utilizam a matéria-prima, como decks e portas externas. Os stains impregnantes penetram nas peças sem formar camadas de filme e podem ser usados para manter a cor natural da madeira, ou então preparar a superfície para receber tingimento. A opção de tratamento depende de fatores como características do ambiente, tipo de uso e aspecto final. Por isso, é preciso conhecer as alternativas disponíveis no mercado para que o correto procedimento de proteção seja executado.

VERNIZES E STAINS IMPREGNANTES

A proteção [da madeira] evita ataques de fungos e insetos
Vilnei Schreiber

Os vernizes protegem a madeira em camadas, formando um filme espesso. “Quando aplicada em peças localizadas nas áreas externas, a solução deve contar com bom filtro solar em sua formulação”, destaca Schreiber. Já os stains impregnantes constituem outra categoria de produto, que têm baixa formação de película, acompanham os movimentos da madeira e proporcionam acabamentos em diferentes tonalidades. “Vernizes e stains impregnantes não são a mesma substância”, ressalta Cenacchi, explicando que, enquanto os primeiros criam uma película sobre a madeira, os segundos penetram no material.

Tanto os vernizes quanto os stains impregnantes podem ser utilizados em todo tipo de madeira. “Entretanto é preciso tomar alguns cuidados na escolha dos produtos”, diz Cenacchi. É possível especificar acabamentos fosco, brilhante, natural ou colorido. Saber qual a espécie da madeira também é importante, pois materiais resinosos, como o ipê ou o nó-de-pinho, contêm extratos naturais que, constantemente, migram de seu interior para a superfície, dificultando a fixação, secagem e até provocando manchas na pintura. “Nesses casos, a solução é uma aplicação prévia de verniz formulado como isolante, que impede o fluxo das resinas e permite pintura de alta qualidade”, completa Schreiber.

TINGIDORES

A principal função dos tingidores no tratamento da madeira é a renovação do aspecto envelhecido do material, ressaltando suas qualidades naturais de veios e textura. Também são usados para equalizar a tonalidade do material, sem alterar suas características e desenhos originais. “Madeira reflorestada pode ganhar o aspecto de espécie nobre”, afirma Schreiber.

A principal função dos tingidores no tratamento da madeira é a renovação do aspecto envelhecido do material, ressaltando suas qualidades naturais de veios e textura. Também são usados para equalizar a tonalidade do material, sem alterar suas características e desenhos originais. “Madeira reflorestada pode ganhar o aspecto de espécie nobre”, afirma Schreiber.

Os tingidores estão disponíveis no mercado em diversas cores, sendo possível misturá-los para criação de novos tons. O produto é encontrado à base de água, de solventes ou híbridos, e sua aplicação é feita diretamente na madeira. “A solução é indicada tanto para áreas internas quanto para as externas, desde que sejam especificados os tingidores apropriados para cada ambiente”, fala Cenacchi.

MANUTENÇÃO

Os compostos à base de água se destacam pelo apelo ecológico
Marcelo Cenacchi

Madeiras que recebem o stain impregnante contam com vantagem importante no momento da manutenção: dispensam a remoção completa da camada anterior para uma nova aplicação do mesmo produto, ainda que em outra tonalidade. “Basta realizar limpeza superficial para retirada de fuligem e de partículas soltas”, indica Schreiber. Contudo, se a alternativa usada para tratamento da madeira foi o verniz, é preciso removê-lo completamente antes de aplicar qualquer outro produto. Existem soluções no mercado que retiram as camadas envelhecidas sem gastar a superfície da madeira, o que ocorre em processos abrasivos, como o lixamento.

Independentemente do tratamento que foi utilizado, a madeira deve sempre ser limpa com pano úmido e uma mistura de água com sabão neutro. Não é recomendável a aplicação de agentes abrasivos, pois influenciam na proteção e no acabamento do material. “Manutenções preventivas também são indicadas para conferir durabilidade muito maior à peça ou superfície”, finaliza Cenacchi.

Leia também:
Casas de madeira podem ser até 10% mais baratas que as de alvenaria

Soluções pré-fabricadas de madeira ainda são pouco exploradas

Colaboração técnica

Vilnei Schreiber
Vilnei Schreiber – Graduado em Química Industrial e especialista em Tecnologia de Tintas, atua há 26 anos na área de tintas e vernizes e há 16 anos na Montana Química. Com sólida experiência e qualificação no ramo, em sua carreira passou por diversos níveis de atuação, ocupando hoje o cargo de Gerente do Laboratório de Tintas da Montana Química, responsável pelos Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento de Tintas e Colorimetria.
Marcelo Cenacchi
Marcelo Cenacchi – Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ocupa o cargo de diretor Geral da Sayerlack.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.

+55 (11) 3879-7777

Fale conosco