Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Aprenda, passo a passo, como instalar torneira monocomando

Mesmo sendo simples, o processo de instalação do produto requer alguns cuidados para garantia do seu perfeito funcionamento

Publicado em: 14/04/2020

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Visitamos a Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, localizada no bairro do Tatuapé, em São Paulo, para descobrir como instalar torneira monocomando. Assista ao vídeo e leia a matéria para aprender, passo a passo, a aplicar o produto corretamente no seu banheiro.

Como instalar torneira monocomando?

Independentemente do local de uso – banheiro, lavatório ou cozinha – a torneira monocomando é relativamente fácil de instalar, desde que as boas práticas sejam seguidas – como a escolha adequada das ferramentas, os cuidados prévios com a rede hidráulica e os encaixes das peças.

A seguir, saiba o que precisa para instalar uma torneira monocomando.

EPIs

O equipamento de proteção individual mais indicado para esse tipo de instalação é, sem dúvida, a luva de lã pigmentada. Ela te ajudará a obter melhor aderência e segurança no manuseio das diferentes peças que serão necessárias para instalar a torneira.

No mais, a aplicação dispensa EPIs mais rigorosos, a não ser que você esteja em um lugar de obra ou com muitos elementos soltos e espalhados pelo ambiente – nesse caso, nunca é demais usar capacete e botas antiderrapantes, por exemplo.

Ferramentas

No vídeo gravado, a torneira monocomando pediu ferramentas básicas para a instalação, tais como chave tipo canhão de 10 mm e chave de boca fixa – também de 10 mm. De qualquer forma, é necessário ficar atento às recomendações do fabricante.

Acessórios da torneira monocomando

Os acessórios de uma torneira monocomando geralmente a acompanham na embalagem. No caso mostrado no vídeo, foram: niples, engates flexíveis, anéis de borracha, suportes de metal e juntas de borracha. Importantíssimo constatar no momento da compra se as peças são avulsas ou fazem parte de um kit.

Etapas de instalação da torneira monocomando

  1. Confirme se a pressão no local de instalação tem entre 4 m e 40 m de coluna de água. Isso vai garantir o funcionamento adequado do produto e seu desempenho ao longo do tempo.
  2. Desligue o registro de água antes de iniciar o procedimento.
  3. Insira os engates flexíveis na torneira. Caso necessário, aperte-os com a chave de boca.
  4. Coloque o anel de borracha pelos engates até a base da torneira. Encaixe também os parafusos.
  5. Passe os engates flexíveis pelo furo da cuba.
  6. Prenda a junta de borracha e o suporte de metal. Depois, rosqueie as porcas de fixação nos parafusos.
  7. Alinhe o arejador com o ralo da pia.
  8. Aperte as porcas com a chave tipo canhão.
  9. Encaixe as mangueiras nas entradas do monocomando. A saída para água quente será sempre a do lado esquerdo; do lado direito fica a saída de água fria.
  10. Acople os engates flexíveis no niple (aperto manual).
  11. Abra o registro para testar a saída de água. Caso haja vazamentos, é necessário refazer a instalação.

Dica

Em alguns casos, as cubas são fornecidas sem o furo de encaixe para torneiras. Desta forma, será necessário perfurar a peça com uma punção. Nesse caso, posicione o lado pontiagudo da ferramenta no local onde o furo deverá ser realizado e, para não trincar a peça, bata levemente com um martelo bola em sua outra extremidade.

O que é uma torneira monocomando para banheiro?

A torneira monocomando para banheiro está presente tanto em ambientes comerciais quanto residenciais. Além de ser uma evolução dos misturadores, se caracteriza pelo design diferenciado e por contar com apenas um registro para liberação de água quente ou fria. A solução também conta com uma alavanca capaz de controlar o volume da vazão do líquido. Difere-se dos misturadores comuns, que possuem dois comandos.

Profissional manuseando torneira monocomando na cubaA torneira monocomando se destaca pelo design diferenciado e por contar com apenas um registro para liberação da água quente ou fria (Foto: Luiz Guilherme)

 

Como é o funcionamento da torneira monocomando?

O funcionamento da torneira monocomando é muito simples: basta mover o registro para o lado direito, em caso de água fria, ou para o lado esquerdo, em caso de água quente. Por isso, se destaca pelo fácil manuseio para equilibrar a temperatura da água e por garantir mais conforto ao usuário.


Acesse nosso canal no YouTube para assistir a outros vídeos de passo a passo.

AGRADECIMENTOS

Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo 

Colaboração técnica: Walter Ferreira da Silva, instrutor de hidráulica