Dicas para aplicar pintura com airless

Trabalhar com pintura airless proporciona muitas facilidades. No entanto, há cuidados importantes com o manuseio da máquina. Assista ao passo a passo

Publicado em: 20/03/2023

Texto: Ian Vieira

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket 

(Vídeo: Reprodução/Senai)

Gravamos um vídeo com o passo a passo de aplicação de pintura com airless em uma parede de drywall, que também mostra o cuidado com a máquina e seus acessórios, assim como a limpeza – aspectos fundamentais para o sucesso da obra.

Pintura com airless

Pintura com airless é um método de trabalho que traz muitas vantagens para a obra. Permite a aplicação da tinta pelo mecanismo spray, com pistolas sem ar comprimido. Além de facilitar a tarefa e economizar material, o sistema agiliza significativamente o tempo de serviço e garante acabamento impecável. Trata-se, ainda, de uma solução perfeita, tanto para superfícies de áreas internas, quanto externas.

Confira mais vantagens: Pistolas sem ar oferecem pintura de qualidade e produtividade.

Aplicador mostrando a pistola utilizada na pintura airlessA pintura airless usa pistola sem ar comprimido (Foto: Luiz Guilherme)


O que é máquina de pintura airless?

A máquina de pintura airless é responsável por armazenar a tinta e regular a pressão no momento da aplicação. É justamente nessa máquina que ficam a mangueira e a pistola. No caso da aplicação mostrada no vídeo, o modelo utilizado foi o elétrico, que é o mais adequado para a pintura em residências, seja na parede, no teto, no piso ou nos telhados. No entanto, existem outros modelos de máquina de pintura airless, inclusive para grandes áreas.

Conheça esse modelo: Airless MPA 120 garante pinturas mais ágeis e econômicas.

Melhor airless

Veja uma lista com dicas do melhor airless para sua obra:

  • Máquina de pintura Airless Mpa 120 1,2Hp 200V Vonder
  • Máquina de pintura Airless Mpa 1010 220V Vonder
  • Máquina de pintura airless Mma 900 1.2Hp 220V Menegotti
  • Máquina de pintura airless Lpa-1000 1000W 220V Lynus

Máquina de pintura Airless Mpa 120 1,2Hp 200V Vonder

Essa máquina da Vonder é um airless de ótimo desempenho. É uma opção silenciosa, com baixíssima emissão de ruído. Também garante maior transmissão de torque. Acompanha mangueira com extensão de 15 metros, cabo elétrico que mede 2,5 metros e tubo extensor (de 457 mm). Seu motor é de corrente contínua.

Clique aqui para comprar agora!

Máquina de pintura Airless Mpa 1010 220V Vonder

Outro modelo da marca Vonder. Esse airless é leve e compacto. Deve ser utilizado especialmente com tintas à base d’água. Também se destaca por ser resistente e por gerar pouco barulho. Garante excelente rendimento na obra e agiliza o serviço.

Você também pode comprar esse produto aqui!

Máquina de pintura airless Mma 900 1.2Hp 220V Menegotti

Um dos diferenciais desse airless, comercializado pela Menegotti, é a possibilidade de aplicar tinta epóxi PU. Durável, proporciona ótimo desempenho e acabamento em outro patamar. Funciona perfeitamente em longas durações de tempo. Assim, é perfeito para obras de grandes extensões.

Solicite o orçamento deste airless!

Máquina de pintura airless Lpa-1000 1000W 220V Lynus

Outro exemplo clássico de airless para pintura profissional. A versão disponibilizada pela Lynus aceita vários tipos de tintas: à base d’água, sintética, látex, acrílica e mais. Versátil, é utilizado para diferentes aplicações – seja em obras ou em indústrias em geral.

Faça seu orçamento já!

Escudo para pintura airless

O escudo para pintura com airless, também conhecido como shield, é recomendado para evitar a sobreposição da tinta em uma superfície que não deve ser pintada. Também impede respingos em paredes vizinhas, tetos e pisos. Ele pode ser encontrado em diferentes tamanhos e materiais, como acrílico ou plástico.

Airless pintura parede

A seguir, confira tudo o que você precisa para um trabalho com airless pintura parede. Todas as ferramentas, materiais e a sequência de aplicação para uma obra de sucesso.  

EPIS

  • Botas de segurança
  • Luvas
  • Óculos de proteção
  • Máscara
  • Capacete

FERRAMENTAS

  • Papel kraft
  • Salva pintura
  • Fita crepe
  • Estilete
  • Lixa
  • Suporte manual para lixa
  • Pano
  • Misturador para tinta, textura e argamassa
  • Furadeira profissional
Profissional testando jato de tinta com pintura airlessA pintura airless serve para aplicar vários tipos de tinta, inclusive para gesso (Foto: Luiz Guilherme)

PREPARO DA SUPERFÍCIE

Antes de iniciar a pintura, proteja todo o ambiente. Para isso, use papel kraft, salva piso ou papel ondulado. Não esqueça de isolar áreas como: rodapés, pontos de tomada, portas e janelas.

Depois disso, é necessário lixar a massa na parede de drywall, mais precisamente na área em que foram feitas a correção e o tratamento das juntas e dos parafusos. Em seguida, retire o pó com auxílio de um pano.

PREPARO DA TINTA PARA GESSO

Use um misturador mecânico para fazer a diluição da tinta na proporção para fundo.

PREPARO DA MÁQUINA DE PINTURA AIRLESS

Certifique-se de que os botões estejam zerados e a máquina esteja sem pressão. Em seguida, destrave a pistola para retirar a água e carregar a tinta. Agora, encaixe o bico na capa para conectar na pistola.

Importante: para essa aplicação, foi utilizado o bico LTX 517 de alta pressão.

O próximo passo é regular a pressão da máquina. Para isso, pegue uma placa a aplique pequenos jatos. Faça isso até obter a uniformidade da aplicação da tinta.

APLICAÇÃO DA TINTA PARA GESSO

Para uma correta aplicação, mantenha uma distância de 30 cm da parede. Faça movimentos verticais (com o bico para cima da pistola) e horizontais (com o bico ao lado da pistola). Realize, também, a sobreposição de 50% entre as camadas para obter a cobertura e a uniformidade da tinta.

Para lugares altos, você pode colocar um prolongador na pistola ou usar uma escada. Também é possível utilizar o recurso do “escudo” para evitar que a tinta transpasse para o outro lado.

Aguarde o tempo de secagem recomendado pelo fabricante. Enquanto isso, faça a limpeza da máquina.

PREPARO DA TINTA DE ACABAMENTO

Para preparar a tinta de acabamento, faça a homogeneização com o auxílio de um misturador elétrico. Na diluição, considerar a proporção de água indicada pelo fabricante.

PREPARO DA MÁQUINA DE PINTURA AIRLESS

Repita os procedimentos de preparo da máquina citados anteriormente. Após isso, faça o ajuste de pressão da máquina (isso é importante para obter a uniformidade da aplicação do leque de tinta).

Com isso pronto, você já pode aplicar!

APLICAÇÃO DA TINTA DE ACABAMENTO

Profissional aplicando pintura airless na paredeA pintura airless garante maior uniformidade à tinta de acabamento (Foto: Luiz Guilherme)


Aqui não tem muito segredo. Siga as mesmas recomendações de aplicação da tinta para gesso.

Na finalização da pintura, você irá perceber que o acabamento estético e ao toque é superior ao da pintura convencional.

LIMPEZA DA MÁQUINA DE PINTURA AIRLESS

Essa é a última etapa. Você deve limpar cuidadosamente a mangueira, o filtro, o bico e todos os acessórios. Para isso, use baldes de água e pano.

Agora sim, está tudo pronto!


Assista a outros vídeos de aplicação em nosso canal do YouTube.

AGRADECIMENTOS

Senai-SP – Unidade Tatuapé
Nilton Guimarães de Sousa – Instrutor de formação profissional