Vídeo ensina a instalar telha Eternit Solar

Passo a passo com todas as etapas de montagem da primeira telha solar do Brasil. Processo é semelhante à aplicação de um modelo comum

Publicado em: 29/01/2024

Texto: Ian Vieira

Pioneira no Brasil, a telha de fibrocimento Eternit Solar vem ganhando espaço no mercado. Desenvolvida especialmente para empreendimentos de grande porte, como galpões e empresas, a telha possui módulos fotovoltaicos que ajudam a produzir energia elétrica a partir da luz que vem do sol.

A boa notícia é que, além de reduzir consideravelmente o consumo de energia, a Eternit Solar tem um sistema de instalação nada complexo, compatível com o modelo padrão de fibrocimento ondulada no tamanho de 2,44 x 1,10. Ou seja: utiliza a mesma estrutura de suporte e as telhas de mesma ondulação.

Para mostrar as facilidades, visitamos a fábrica da Eternit, em Atibaia (SP), onde gravamos um vídeo de passo a passo. Confira!

Instalação da telha Eternit Solar

EPIs

  • Capacete
  • Luvas
  • Óculos de proteção

Ferramentas

  • Trena
  • Lápis de carpinteiro
  • Chave de boca (10/11)
  • Esquadro
  • Broca para madeira (7,5 mm)
  • Broca tipo vídea (10 mm)
  • Parafuso rosca soberba com vedação (110 mm)
  • Parafusadeira
  • Serra circular
  • Disco tipo vídea

Recomendações

Antes de fazer o serviço, necessário se atentar para o uso de equipamentos de proteção para trabalho em altura. No caso da instalação mostrada no vídeo, não foi necessário, pois o telhado não atingiu a altura determinada pela NR-35.

Também vale ressaltar que a Eternit Solar pode ser instalada em estruturas de madeira ou metálicas.

Além disso, cada telha exige três apoios: um central e outros dois colocados onde as peças serão fixadas. Considerar a inclinação mínima de 9%, que corresponde a 5°.

Manuseio das telhas

Dois profissionais segurando a telha Eternit SolarAs telhas devem ser manuseadas sempre pelas 2ª e 5ª ondas (Foto: Luiz Guilherme)

Depois de retiradas da embalagem, as telhas precisam ser armazenadas uma em cima da outra, com o uso de calços para apoio (empilhar, no máximo, 10 peças para movimentação mecanizada).

Elas devem ser manuseadas por duas pessoas, segurando sempre pelas 2ª e 5ª ondas. O posicionamento no telhado necessita estar de acordo com o alinhamento da estrutura.

Cortes e medidas

Serra cortando o canto da telha Eternit SolarO corte de canto das telhas intermediárias deve ser feita com serra circular (Foto: Luiz Guilherme)

Tire as medidas para que o balanço livre no beiral tenha, no máximo, 20 cm. Em seguida, faça o corte de canto das telhas intermediárias (quando houver o encontro de quatro cantos).

O canto deve ser feito conforme as medidas do recobrimento longitudinal (máximo de 20 cm) e lateral (5 cm). Para isso, marque as medidas na telha e faça o corte com uma serra circular.

Atenção: o corte de canto deve ser feito ainda com a telha no solo.

Montagem e fixações

Fixação da telha Eternit Solar com parafusoAs telhas devem ser fixadas com parafusos + conjunto de vedação elástica (Foto: Luiz Guilherme)

Coloque as telhas na sequência de faixas para não ter que caminhar sobre elas durante a fixação. Caso seja necessário andar sobre as telhas, utilize tábuas apoiadas em, pelo menos, três terças.

As fixações devem acontecer nas 2ª e 5ª ondas. Use uma broca de vídea de 10 mm. E para furar a estrutura de apoio (de madeira), use uma broca específica de 7,5 mm.

Em seguida, fixe cada telha com os parafusos de rosca soberba (8 mm de diâmetro e 110 mm de comprimento), apertando-os até a vedação elástica encostar na telha (sem exercer muita pressão).

Atenção: se o telhado for de duas águas, os dois panos devem ser montados simultaneamente por faixas e arrematados com a peça de cumeeira.

Ligação elétrica

As conexões das telhas em série devem ser feitas de acordo com o projeto elétrico. Não há necessidade de usar ferramentas especiais. Se for necessário, utilizar extensores com conectores MC4 e cabo fotovoltaico.

Depois, as telhas ligadas em série devem ser conectadas diretamente ao inversor fotovoltaico e aos paralelos (de acordo com o projeto). Em seguida, ligar os disjuntores...e pronto!

Profissional fazendo a ligação elétrica da telha Eternit Solar com as mãosA ligação elétrica das telhas dispensa ferramentas especiais (Foto: Luiz Guilherme Gonçalves Santos)

O que é a Eternit Solar?

A Eternit Solar Ondulada-F140 2.44 é uma telha de fibrocimento com módulos fotovoltaicos. Produz uma fonte inesgotável de energia de forma limpa e com redução considerável na conta. Solução muito indicada para galpões, fábricas e edificações comerciais.

Vantagens da telha Eternit Solar

A telha Eternit Solar é resistente à prova de vazamentos e chuva de granizo. Também se destaca por ser flexível, com sistema modular compatível com os inversores do mercado. Tem estética diferenciada, que se harmoniza com o telhado, além de ser muito segura contra incêndio e arrancamento por ventos fortes.

Leia mais: Energia Solar: dicas de especificação e instalação

Veja também: Energia solar se torna a segunda fonte mais utilizada no Brasil

Colaboração técnica

Fernando Silva – Projetos | Eternit
Fábio Gomes Vieira Filho – Projetos | Eternit