menu-iconPortal AECweb

Acústica e tecnologia teatral

Participe e atualize-se sobre os procedimentos adotados nos projetos de acústica e tecnologia teatral dos mais importantes espaços ao redor do mundo

A acústica de espaços sensíveis como salas de música ou de ópera, teatros de múltiplo uso e auditórios, é frequentemente entendida como um território nebuloso entre o “conforto ambiental” e o “tratamento de acabamentos” – assim como o ar condicionado e a iluminação.

Examinando com atenção, prontamente concluiremos que a percepção sonora destes locais é parte do design do espaço. A experiência de escuta está diretamente relacionada à volumetria do espaço interno. Como em um instrumento musical, a resposta acústica de uma sala depende de forma, volumetria e materialidade, e não apenas dos materiais de acabamento como largamente difundido e praticado.

Muitos dos problemas operacionais e acústicos encontrados em teatros são decorrência indireta de falhas no planejamento espacial. Por exemplo, dimensionamento do palco; distribuição da plateia; localização incorreta de casas de máquinas etc.

Locais com acústica notável são projetados com o foco na apresentação artística e nas particularidades muito singulares destes espaços.

Esta palestra discute os procedimentos adotados nos projetos de acústica e tecnologia dos mais importantes espaços ao redor do mundo. Como exemplo no Brasil, serão discutidos o projeto da Sala Minas (BH), Sala São Paulo (SP) e Sala Cecília Meireles (RJ).