Assista à palestra e saiba como construir estruturas de subsolos resistentes à pressão da água em lençóis freáticos, sem a necessidade de rebaixamento do aquífero
Quando nível dos subsolos de uma edificação atinge o lençol freático, sua execução pode seguir dois caminhos: o rebaixamento definitivo do aquífero ou a construção de estruturas contenções e laje de subpressão estanques.
A primeira opção começa a cair em desuso. Em muitas cidades brasileiras já se proíbe a utilização do rebaixamento definitivo devido aos prejuízos causados ao meio ambiente.
Além disso, a médio e longo prazo, essa solução se torna de elevado custo devido aos gastos com energia e manutenção de bombas de rebaixamento. Portanto, a execução de estruturas estanques projetadas para receber os carregamentos de aquíferos é solução adequada do ponto de vista ambiental e econômico. Essa palestra trata das particularidades no cálculo e execução desse tipo de estrutura.
Programação:
Estruturas estanques submetidas a carregamentos de aquíferos – Lajes de subpressão
Renato Cortopassi, diretor da Kali Engenharia e especialista em estruturas e contenções
- Determinação do nível do aquífero;
- Hipóteses de carregamento para fundações diretas e profundas;
- Lajes de subpressão
- Estado Limite Último (ELU);
- Estado Limite de Serviço (ELS);
- Detalhes construtivos;
- Particularidades do concreto estanque;
- Casos reais de obras realizadas
Palestrantes
Renato CortopassiRenato Cortopassi
É engenheiro civil pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em estruturas de concreto e fundações e especialista, há 29 anos, em patologia das estruturas e reforço estrutural. Presidiu a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) por dois biênios. É professor substituto e orientador externo da UnB em pesquisas de reforço com fibra de carbono e reforço com colagem de vergalhões de aço. Participou de projetos de grandes obras no Distrito Federal, incluindo o edifício da Procuradoria Geral da República, a ponte Juscelino Kubitschek, o Metrô DF e a torre de TV Digital. Hoje é Diretor da Kali Engenharia, que atua nas áreas de desenvolvimento e avaliação técnica de projetos de fundações, contenções, estruturas e reforço estrutural.