Assista à palestra e saiba como desenvolver argamassas que oferecem maior produtividade e com baixo impacto ambiental
Considerando a crescente demanda futura por novas edificações e obras de infraestrutura urbana, a engenharia é confrontada com a necessidade de desenvolver materiais e componentes que ofereçam maior produtividade com o menor impacto ambiental possível.
Tal cenário acentua as pressões sobre os materiais cimentícios, que continuarão sendo fundamentais na construção em todo o planeta.
Para vencer esses desafios, é necessário dominar com profundidade sua natureza reológica, elevando o Estado da Arte da tecnologia a patamares superiores aos atuais.
Programação:
Reologia das argamassas do futuro e seus impactos no canteiro
Rafael Pileggi, Professor Doutor da Escola Politécnica da USP
- Argamassas;
- Reologia x trabalhabilidade;
- Momentos reológicos;
- Métodos de ensaio;
- Mistura, aplicação e acabamento de argamassas;
- Modelos de formulação;
- Sustentabilidade;
- Impacto da trabalhabilidade na aderência;
- Formulação de argamassas ecoeficientes
Palestrantes
Rafael PileggiRafael Pileggi
É engenheiro de materiais formado pela Universidade Federal de São Carlos, onde realizou sua graduação, seu mestrado e seu doutorado. Desde 2016 é professor livre-docente na área de materiais de construção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, lecionando disciplinas de graduação e pós-graduação. Na instituição, também é pesquisador e foi responsável pela implementação do laboratório de reologia de suspensões reativas aplicadas à construção civil. Atua ainda como coordenador de pesquisas junto ao Consórcio Setorial para Inovação da Tecnologia em Revestimentos de Argamassas (Consitra), participa do projeto multi-institucional de desenvolvimento de componentes de fibrocimento sem amianto e supervisiona pesquisas junto ao Laboratório de Microestrutura.