Veja a palestra e conheça algumas práticas acessíveis de acordo com os 6 passos do CBCS.
A sustentabilidade está diretamente relacionada à formalidade, legalidade e qualidade – não há como fazer um projeto sustentável sem a seleção cuidadosa dos materiais e seus fornecedores. Conheça algumas práticas acessíveis de acordo com os 6 passos do CBCS.
Programação:
Seleção de insumos e fornecedores com critérios de sustentabilidade
Vanderley John, professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e membro da coordenação das Engenharias da FAPESP.
- Verificação da formalidade da empresa fabricante e fornecedora
- Verificação da licença ambiental
- Verificação das questões sociais
- Qualidade e normas técnicas do produto
- Consultar o perfil de responsabilidade socioambiental da empresa
- Identificar a existência de propaganda enganosa
Palestrantes
Vanderley JohnVanderley John
Engenheiro Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Royal Institute of Technology da Suécia (2001). Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e membro da coordenação das Engenharias da FAPESP. Foi membro da diretoria executiva da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (incluindo presidência e vice-presidência) e diretor do CB02 da ABNT. Especializado em Materiais e Componentes de Construção e Construção Sustentável atua em temas como uso de resíduos como matérias-primas, materiais e desenvolvimento sustentável, materiais avançados, argamassas de revestimento e colantes, durabilidade (incluindo biodeterioração) e compósitos aplicados à construção civil.