• Busque fornecedores, produtos e matérias
O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta CimaFornecedores
  • Seta CimaProdutos
  • Seta CimaArquitetura
  • Seta CimaEquipamentos
  • Seta CimaRevista Digital
  • Seta CimaWeb Seminários
  • Seta CimaConexão AEC
  • Seta CimaBlog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou ProdutoUtilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > Retrofit é recurso para adaptar edifícios às exigências da arquitetura

Retrofit é recurso para adaptar edifícios às exigências da arquitetura

Artigo de Renata Marques, fundadora do escritório Renata Marques Arquitetura

A evolução do tempo deixa suas marcas e isso reflete no estilo de vida da população de cada época. Como consequência, cada período apresenta uma arquitetura característica, desenvolvida para atender às necessidades daqueles habitantes. Com o passar dos anos, as edificações antigas perdem funcionalidade e precisam mudar, até mesmo, para atender às exigências técnicas e de normatização que evoluem com o tempo.

Visando proporcionar a revitalização de edifícios, preservando aspectos originais, de acordo com as necessidades e parâmetros atuais, o Retrofit foi desenvolvido e passou a ser aplicado em construções que precisam de adequação. O conceito desta técnica compreende a revitalização de edifícios, preservando aspectos originais, para adaptá-los às exigências e padrões atuais.

O Retrofit é baseado na atualização de novas tecnologias; adequação às normas vigentes e novos usos para tornar os espaços funcionais para os atuais usuários; modernização estética e arquitetônica; e aplicação de soluções técnicas para facilitar a manutenção. Em resumo, a utilização desta técnica resulta na renovação completa da edificação.

Antes da decisão pelo Retrofit, é aconselhável que seja feito um estudo para verificar sua viabilidade. Uma vez que a principal preocupação do método é manter as características originais do prédio, o processo pode ser bem mais caro do que uma reforma convencional e, até mesmo, que a construção de uma nova edificação.

Comum na Europa, a demanda por este tipo de serviço tem crescido nos últimos anos em grandes cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro, nas quais a prática vem sendo difundida para a revitalização dos centros urbanos e reocupação de prédios históricos. A tendência é de que esta demanda cresça ainda mais.

Hoje podemos observar, também, que existem muitos empreendimentos comerciais passando pelo processo de Retrofit. Grandes incorporadoras e investidores compram edifícios comerciais antigos para renová-los e depois comercializá-los. Outro motivo que leva à escolha pelo Retrofit é a falta de terrenos bem localizados para a construção de novos prédios.

Vale lembrar também que existe uma grande procura para Retrofit em edifícios residenciais que não se enquadram mais nas necessidades atuais dos moradores e estão perdendo valor de mercado.

Muitos síndicos procuram nossos serviços para efetuar uma avaliação das edificações para modernização de fachada, adequação de ambientes para usos como: salões de festas, academia, espaço gourmet, etc. Outras razões para adesão ao Retrofit são questões técnicas, como: a modernização de sistemas, automação, criação de acessos para portador de necessidades especiais, inovações em segurança, aplicação de tecnologias sustentáveis como: utilização de luminárias de baixo consumo e manutenção, medição individualizada de água, previsão de gerador, entre outras. Ou seja, a realização de grandes adequações que não podem ser caracterizadas simplesmente como uma reforma. Muitas vezes é elaborado um projeto completo, para ser executado por etapas, com todos os detalhes da obra.

Para os moradores, o investimento para a adequação dos edifícios costuma ser muito proveitoso. Afinal, não adianta a pessoa investir em melhorias para o apartamento se o prédio não possui uma infraestrutura adequada que valorize o imóvel e facilite o dia a dia do usuário, aumentando a vida útil da edificação.

São muitos os fatores que devem ser levados em consideração antes da decisão pela execução ou não de um processo de Retrofit. É necessário uma avaliação criteriosa baseada nos anseios do cliente, custos estimados e a viabilidade logística para a execução.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.
Renata MarquesArticulistaRenata Marques

PERFIL

Fundadora do escritório Renata Marques Arquitetura, atuou anteriormente no cargo de arquiteta pela Incorporadora INPAR no acompanhamento de obras, desenvolvimento de projetos e produtos. Teve a experiência de gerenciar projetos de flats, hotéis com as operadoras hoteleiras, desenvolvimento de novas tecnologias, elaboração do manual de procedimentos entre departamentos da Incorporadora envolvendo área de produto, departamento de projetos, obra, suprimentos e departamento de custos para a certificação ISSO 9001. Atuou dentro de canteiro de obras adquirindo experiência para atuação em seus projetos.

Foto: Renata Marques Arquitetura

Site: www.renatamarques.com.br

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.