• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Instalação de janelas de alumínio exige atenção desde o projeto

Instalação de janelas de alumínio exige atenção desde o projeto

É essencial definir o tipo de janela, fixação e materiais utilizados para garantir que o vão seja dimensionado corretamente. Veja um passo a passo simplificado de instalação

Texto: Pedro Miranda

Norma que regulamenta a instalação de esquadrias de vidro foi atualizada recentemente (crédito: Pavel L Photo and Video / Shutterstock)

Parte da fase de acabamento de uma obra, a instalação de janelas deve ser planejada ainda durante a etapa de projeto, quando os vãos necessários para a aplicação devem ser especificados. “É preciso considerar janelas adequadas aos projetos, inclusive com informações sobre a forma de fixação, para que os vãos previstos na parede sejam compatíveis com as dimensões do caixilho e seus métodos de fixação”, explica Luciana de Oliveira, pesquisadora do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

É preciso considerar janelas adequadas aos projetos, inclusive com informações sobre a forma de fixação, para que os vãos previstos na parede sejam compatíveis com as dimensões do caixilho e seus métodos de fixação
Luciana de Oliveira

As janelas de alumínio, garantem alta durabilidade e estanqueidade se instaladas corretamente. O acabamento pode ser feito através de anodização, que proporciona maior resistência, ou pintura, que agrega maior valor estético. Sua instalação demanda certa atenção. “As janelas de alumínio exigem os mesmos cuidados que as portas de alumínio no procedimento de instalação”, afirma Magda Reis, arquiteta e consultora de tecnologia e qualidade da Associação Brasileira do Alumínio.

NORMAS TÉCNICAS

As janelas de alumínio envolvem diversas normas técnicas, como a NBR 16.259 – Envidraçamento de sacadas; a NBR 7.199 – Vidros para construção civil, entre outras. Para garantir uma instalação segura e que proporcione o máximo desempenho às esquadrias, deve-se seguir as recomendações presentes na NBR 10.821 – Esquadrias para edificações, recentemente atualizada com informações para instalação e manutenção desse tipo de solução.

PONTOS IMPORTANTES

Vão: uma das partes que exige maior cuidado, o vão precisa ter sua dimensão e seu nivelamento totalmente alinhados com a estrutura e a esquadria. Está diretamente relacionado ao desempenho final da janela de alumínio; um vão torto pode ocasionar problemas na abertura e fechamento.

As janelas de alumínio exigem os mesmos cuidados que as portas de alumínio no procedimento de instalação
Magda Reis

Isolamento: é essencial que não existam buracos entre o vão e a esquadria. Infiltrações e outras patologias podem ser ocasionadas por falhas durante o processo de preenchimento e rejuntamento do vão.

Projeto: cada obra carece de um desempenho diferente. Para isso, é essencial atentar-se à NBR 10.821, que define a classificação requerida para o uso pretendido. No projeto, deve-se considerar a janela escolhida, seu método de fixação e o material escolhido.

INSTALAÇÃO

Montamos um passo a passo simplificado para instalação de janelas e esquadrias de alumínio fixadas pelo chumbamento de grapas:

Materiais necessários

• Água

• Lápis
• Areia • Madeiras
• Cal • Massa corrida
• Cimento • Nível
• Desempenadeira • Pregos
• Espátula • Prumo
• Esquadria de alumínio • Trena

 

1- Antes de iniciar qualquer procedimento, é necessário verificar o nivelamento do vão. Com a base nivelada, comece a instalação.

2- Localize as grapas da esquadria e levante-as. Com a trena, meça a distância entre elas, começando de baixo para cima, e transfira as medidas para as laterais do vão, marcando com um lápis. No local demarcado, abra pequenos espaços para o encaixe das grapas da esquadria.

3- Prepare a massa utilizando areia, cimento, cal e água. Aplique-a no vão utilizando a desempenadeira de forma que a superfície fique com ranhuras. Coloque a esquadria de alumínio conforme indicado na embalagem. A base deve estar posicionada sobre a massa e as grapas devem ser encaixadas nos buracos abertos anteriormente.

4- Garanta o nivelamento e o prumo da esquadria. Se a instalação estiver desnivelada, poderá ocasionar problemas na abertura e fechamento da janela. Com a esquadria nivelada, calce uma das laterais e a frente com pedaços de madeira para evitar sujeira e desperdício de massa. Na outra lateral, utilize a espátula para aplicar a massa, preenchendo todo o espaço. Em seguida, retire os calços e preencha o outro lado com massa.

5- Faça os acabamentos necessários da parede com massa corrida. Retire as tiras de plástico e a proteção da esquadria.

Leia também:

Escolha de esquadrias deve ser guiada por requisitos técnicos

Colaboração técnica

Luciana de Oliveira – Formada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário da FEI, mestre e doutora em Engenharia de Construção Civil pela EPUSP. É pesquisadora e chefe do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do IPT e coordenadora da disciplina de vedações verticais do Mestrado Profissional do IPT.
Magda Reis – Arquiteta pela Universidade Mackenzie, com especialização em marketing pela ESPM, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (FAUUSP). Experiência profissional de quase 4 décadas no setor da Construção Civil, sendo mais de 26 anos na indústria do alumínio (Alcoa e Votorantim Metais CBA). Atualmente é consultora da ABAL –Associação Brasileira do Alumínio.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro