• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Arquiteto indiano Balkrishna Doshi recebe o Prêmio Pritzker 2018

Arquiteto indiano Balkrishna Doshi recebe o Prêmio Pritzker 2018

Aos 90 anos, o arquiteto e professor já trabalhou com Le Corbusier e fundou uma escola de arquitetura na Índia que depois se transformou em universidade

Texto: Nathalia Lopes

Aos 90 anos, o arquiteto e professor já trabalhou com Le Corbusier e fundou uma escola de arquitetura na Índia que depois se transformou em universidade

Arquiteto indiano Balkrishna Doshi é o primeiro indiano a ganhar o pritzker
O prêmio Pritzker é considerado a maior honraria da categoria (Crédito: divulgação/ cortesia da VSF)

08/03/2018 | 16:30 – O arquiteto Balkrishna Doshi foi o vencedor do Prêmio Pritzker 2018. Aos 90 anos, e com mais de 70 de carreira, Doshi é o primeiro profissional indiano a ser laureado.

Em paralelo à atuação na arquitetura, também desenvolveu uma sólida carreira acadêmica, sendo fundador de uma importante escola de arquitetura na cidade indiana de Ahmedabad – a School of Architecture and Planning, que mais tarde passou a se chamar Centre for Environmental Planning and Technology (CEPT) University.

No anúncio do prêmio, o júri mencionou Balkrishna como “fundamental para moldar o discurso da arquitetura em toda a Índia e internacionalmente”. Sua influência oriental reflete-se em uma série de projetos simples e funcionais, em sua maioria localizados em Ahmedabad. À frente do escritório Vastushilpa, Doshi é responsável por obras como o Tagore Memorial Hall (1967), o complexo residencial Life Insurance Corporation Housing (1973) e o Institute of Indology (1962).

Ao saber da honraria, da qual foi júri em 2005 e 2017, o arquiteto dedicou a Le Corbusier, responsável por exercer forte influência sobre suas obras. Também comemorou uma convicção antiga: "a vida celebra quando o estilo de vida e a arquitetura se fundem".

Prêmio Pritzker

O “Nobel da arquitetura” foi criado em 1979 e já premiou importantes nomes da arquitetura moderna, como Zaha Hadid, Alejandro Aravena, Reem Koolhaas e Frank Gehry, além dos brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

projeto de Balkrishna Doshi na Índia
Indian Institute of Management, Bangalore (photo courtesy of VSF)

Conjunto residencial de Balkrishna Doshi
Aranya Low Cost Housing (photo courtesy of VSF)

Quer saber as últimas notícias sobre arquitetura? Acesse:

Decreto regulamenta acessibilidade em hotéis e pousadas no Brasil

Nova publicação traz comentários ao Código de Ética na arquitetura

Instituto Tomie Ohtake abre inscrições para concurso de arquitetura

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro