• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > Força-tarefa da Aneel vai vistoriar 142 barragens de hidrelétricas

Força-tarefa da Aneel vai vistoriar 142 barragens de hidrelétricas

Previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o mês de maio. Barragens com maior potencial de dano ambiental serão avaliadas com mais detalhes

Texto: Yuri Soares

Previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o mês de maio. Barragens com maior potencial de dano ambiental serão avaliadas com mais detalhes


Serão realizadas inspeções presenciais em todas as barragens de hidrelétricas classificadas como 'Dano Potencial Alto' (Créditos: divulgação/ Ibama)

12/02/2019 | 11:35 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que irá realizar uma força-tarefa para fiscalizar in loco as barragens de 142 usinas hidrelétricas, em 18 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o mês de maio.

A Aneel ficará responsável pela fiscalização das barragens de 71 usinas consideradas como de maior dano potencial. A outra metade será fiscalizada pelas agências estaduais conveniadas de cada região.

Após a primeira etapa, entre maio e dezembro, serão realizadas inspeções presenciais em todas as barragens de hidrelétricas classificadas como 'Dano Potencial Alto', totalizando 335 empreendimentos vistoriados no ano.

As barragens são caracterizadas em dois grupos: o primeiro, de dano potencial alto, compreende aspectos referentes à área afetada pela usina, e não às suas condições estruturais; o segundo grupo, de risco, terá análise de itens como documentação do projeto, qualificação técnica da equipe de segurança de barragens, roteiros de inspeção de segurança e monitoramento; e relatórios de inspeção de segurança com análise e interpretação.

A Aneel é responsável pela fiscalização de 616 barragens, distribuídas em 437 hidrelétricas. De acordo com a agência, entre 2016 e 2018 forma feitas vistorias presenciais em 122 usinas.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro