• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > Governo cria estratégia para difundir BIM nas obras brasileiras

Governo cria estratégia para difundir BIM nas obras brasileiras

Decreto presidencial cria política pública para estimular capacitação de profissionais e empresas, elaborar normas técnicas e desenvolver biblioteca nacional

Texto: Nathalia Lopes

Decreto presidencial cria política pública para estimular capacitação de profissionais e empresas, elaborar normas técnicas e desenvolver biblioteca nacional


CBIC e Senai participam do processo de disseminação do BIM no País (Crédito: Nikonaft/Shutterstock)

22/05/2018 | 18:00 – O Governo Federal publicou um decreto que cria a Estratégia Nacional para a Disseminação do Building Information Modeling (BIM) nas obras brasileiras. O objetivo é criar uma política pública oficial para difundir o emprego dos processos e tecnologias integrados de projeto e construção nas obras brasileiras.

O processo de democratização do BIM para pequenas e médias empresas já está acontecendo no país por intermédio do SENAI Nacional e do CBIC. Com a publicação do decreto, entretanto, estima-se que a adoção da tecnologia atinja escalas maiores. “O Governo Federal, como grande cliente, tem o poder de induzir o uso dos BIM por todo o mercado. Haverá um ganho significativo de gestão, transparência e produtividade. Isso interessa a todos”, diz José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Assinado durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção, em Florianópolis, o decreto nº 9.377 foi publicado no Diário Oficial da União do dia 18/5.

Quer saber mais sobre BIM? Assista aos Web Seminários realizados pelo Portal:

BIM: Projeto de instalações em colaboração com escritórios de arquitetura

BIM e o processo colaborativo integrado em projetos de estruturas de aço

BIM no projeto de estruturas de concreto

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro