• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Mercado imobiliário cresce no primeiro semestre de 2018, diz CBIC

Mercado imobiliário cresce no primeiro semestre de 2018, diz CBIC

Estudo realizado pela entidade revela que a quantidade de imóveis lançados e vendidos no segundo trimestre do ano teve crescimento considerável

Texto: Yuri Soares

Estudo realizado pela entidade revela que a quantidade de imóveis lançados e vendidos no segundo trimestre do ano teve crescimento considerável


Previsão indica que o final do ano terá melhor performance do mercado imobiliário (Créditos: Shutterstock/SNEHIT)

10/09/2018 | 16:41 - De acordo com a pesquisa de indicadores imobiliários da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada em parceria com o Senai Nacional, a quantidade de lançamentos e vendas de imóveis residenciais cresceu consideravelmente no segundo trimestre de 2018.

Na comparação com o trimestre anterior, o número de vendas teve alta de 17,3%, com 29.951 unidades comercializadas. Frente ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 32,1% –o que, segundo o CBIC, indica uma nítida melhora do mercado imobiliário no agregado de 2018.

Em relação aos lançamentos, os valores foram ainda mais expressivos. O número de unidades lançadas chegou a 25.485, aumento de 119,7% em relação ao trimestre anterior, e de 19,9% face ao mesmo trimestre de 2017. Para o CBIC, estes “dados apontam que não apenas há uma recuperação no ano, mas também um incremento relativo ao mesmo período, o que significa, malgrado o humor do mercado, um primeiro semestre de 2018 com mais atividade no setor.”

O estoque de imóveis disponíveis, por sua vez, registrou queda de -1,1% (124.715 unidades) comparando ao trimestre anterior. Em relação ao segundo trimestre do ano passado, houve queda de 14,35%. A pesquisa aponta que a redução mais tímida do estoque é resultado do grande acréscimo de unidades lançadas, em proporção maior do que as vendas no período.

O CBIC explica ainda que os resultados positivos do primeiro semestre de 2018, indicam, possivelmente, um fechamento do ano com melhor performance para o mercado imobiliário, mas que o aspecto da variável eleitoral pode afetar esse desempenho.

Para saber mais das últimas notícias do mercado imobiliário, acesse:

Crédito imobiliário com recursos da poupança cai 10,3% em julho

Vendas e lançamentos imobiliários crescem no primeiro semestre

IGP-M sobe 0,7% e já atinge 6,66% na somatória geral neste ano

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro