23ª Feicon Batimat apresenta novidades para a construção civil

Produtos, serviços e soluções de tecnologia e sustentabilidade foram expostos durante os cinco dias de evento

Publicado em: 10/04/2017Atualizado em: 18/04/2017

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Chegou ao fim um dos eventos mais aguardados pela construção civil. A 23° edição da Feicon Batimat ocorreu entre os dias 04 e 08 de abril, pela primeira vez no São Paulo Expo. Maior, esse novo espaço possibilitou a realização de eventos simultâneos, como a Pollutec e o Expo Arquitetura Sustentável. “A Feicon Batimat é a principal vitrine para empresas e profissionais de arquitetura e construção. O momento é propício para negociar e fundamental para intensificar a rede de contatos”, comenta Alexandre Brown, diretor da feira.

Expo Revestir 2017
Público acompanha uma das palestras da 23° edição da Feicon Batimat (Foto: Pedro Miranda)

Ao longo dos 100 mil m² do São Paulo Expo, a organização do evento criou diversos espaços dedicados. Além das já conhecidas Arenas do Conhecimento e da Casa Cerâmica, a Feicon também contou com o Canteiro de Obras do Futuro, que surgiu de uma parceria entre a Revista Green Building com a Reed Exhibitions Alcantara Machado e apresentou mais de 100 soluções sustentáveis que podem ser utilizadas em diversas fases da obra.

Entre os ambientes dedicados estava a Ilha PróAcústica, que contou com 12 empresas expondo suas soluções para a construção civil. Além disso, foi lançado o Manual ProAcústica para Classe de Ruídos das Edificações Habitacionais, que aborda como os sons do entorno das edificações podem interferir no ambiente, exigindo isolamento acústico para fachadas e coberturas.

ESPERANÇA NO MERCADO

Apesar do preocupante momento econômico do país, muitas empresas demonstraram expectativas otimistas quanto a uma possível melhora do mercado da construção civil a médio e longo prazo. É o caso da Roddex, empresa nacional que faz parte do Hongsheng Group, da China. A marca apresentou sua linha de metais sanitários durante o evento, mas, de acordo com o proprietário Marcos Rossi, esse não foi o único objetivo da empresa. “Viemos para a Feicon buscar parceiros para produção OEM (Original Equipment Manufacturer, ou Fabricante Original do Equipamento, em português), que consiste na fabricação de metais sanitários para venda com a marca desses parceiros”, comenta.


Expo Revestir 2017
Estande da Roddex com alguns lançamentos (Foto: Pedro Miranda)

A Belenus também demonstrou confiança na retomada do setor. Além do seu amplo portfólio com produtos de outras marcas, como a Norton, a empresa trouxe mais de 200 lançamentos da própria marca de equipamentos, a Beltools. Segundo Felipe Bueno, responsável pela Beltools, há dois meses o mercado voltou a aquecer, e a expectativa é que se mantenha uma crescente.

TINTAS

O setor de tintas retornou em 2017 à Feicon através do Salão da Tinta de Qualidade pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas). Durante o evento, foi lançada a nova edição do guia Tintas de Qualidade – Livro de Rótulos da ABRAFATI – Linha Imobiliária, referência sobre produtos para a pintura decorativa. De acordo com Alexandre Brown, a presença do setor tinteiro traz à tona a força da feira. “A presença da ABRAFATI e de todo o setor de tintas demonstra a importância que estamos dando para a realização de um evento que é referência para toda a cadeia.”


Expo Revestir 2017
Salão Tintas de Qualidade marcou o retorno desse setor à Feicon (Foto: Pedro Miranda)

A Iquine trouxe para o evento cinco novos produtos – 2 em 1 (tinta acrílica standard), Uma Demão (tinta acrílica), Decoratto Mármore (textura acrílica premium), Diepoxi Base Água (epóxi monocomponente) e Verniz Sol & Chuva Base Água –, com o lançamento de sua linha 2017 tendo ocorrido durante o evento. Além dos produtos, a empresa lançou o aplicativo Meu Profissional, que lista profissionais ligados ao mercado de tintas. O usuário pode contatar profissionais que já foram ou que poderão ser avaliados por outros consumidores, gerando mais confiança no serviço a ser prestado. "Mais do que unir pintor e consumidor, o app será uma importante ferramenta de serviço ao setor. A Iquine tem como objetivo a maior aproximação com nossos públicos através de um serviço moderno e relevante no ambiente digital", conclui Alan Souza diretor de Marketing e Vendas da Tintas Iquine.

O momento é propício para negociar e fundamental para intensificar a rede de contatos
Alexandre Brown

A Coral também apresentou novos produtos durante a feira, com destaque para a Super Lavável. Ideal para ambientes internos, a tinta acrílica conta com exclusiva tecnologia Ultra Resist, que repele líquidos, como suco e café, e facilita a limpeza de manchas diversas, como de chocolate, canetinha hidrográfica e batom.

 

LANÇAMENTO E NOVIDADES

De acordo com a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), cerca de dois milhões de residências brasileiras estão aptas a receber sistemas automatizados, mas cerca de 80% das residências ainda não são automatizadas. Visando a aumentar esse número, a Exatron apresentou a linha de automação My House, que conta com 12 produtos de fácil instalação e que pode ser instalada sem a necessidade de grandes intervenções. “Vamos tornar a automação residencial acessível, propiciando economia de energia, conforto, segurança e maior interatividade”, explica o diretor-superintendente da Exatron, Régis Haubert.

Um dos produtos lançados na Feicon foi a tela mosquiteira
da Block Insetos (foto: divulgação/Block Insetos)

Já a Block Insetos apresentou a tela mosquiteira magnética, que tem como diferencial a fácil instalação. Conta com um sistema de fitas magnéticas que possibilita a fixação da tela em diferentes superfícies, como alumínio, madeira, PVC, entre outros. “A solução Block Insetos atende às necessidades do consumidor no que diz respeito à vedação, design, praticidade de instalação/manuseio e custo”, ressalta a empresária Luane Moliterno.

A Instrutherm, empresa nacional especializada em equipamentos de medição, anunciou uma parceria com a Flir Systems, agregando ao seu portfólio a linha completa de câmeras termográficas infravermelhas da empresa americana. Com mais de 500 produtos, a empresa destacou na Feicon a trena digital TR600, que tem capacidade para medição de até 60 metros de distância.

Veja também o que foi destaque na Expo Revestir 2017 e relembre como foi a Feicon Batimat 2016.