Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

24ª Feicon Batimat exibiu inúmeras novidades para a construção civil

Edição de 2018 recebeu cerca de 90 mil visitantes de toda a América Latina. Mais de 700 empresas apresentaram soluções e tendências para o setor. Veja o que foi destaque

Publicado em: 13/04/2018Atualizado em: 17/04/2018

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

feicon-batimat-2018
O evento ocorreu na São Paulo Expo entre os dias 10 e 13 de abril (foto: divulgação)

A Feicon Batimat chegou a sua 24ª edição trazendo inúmeras novidades para os setores da construção civil e arquitetura. Realizada na São Paulo Expo, a feira recebeu mais de 700 empresas que apresentaram soluções e tendências para os diversos nichos construtivos. Além disso, os 100 mil m² do complexo também deram espaço para experiências imersivas voltadas a conteúdo, inovação, negócios e relacionamentos.

O evento de abertura teve a participação de Fernando Fischer (presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado – RXAM), Paulo Octávio (vice-presidente de marketing da RXAM) e Gustavo Binardi (diretor da Feicon Batimat). O atual Governador do Estado de São Paulo, Márcio França, também marcou presença. Em discurso, o político apontou que "em São Paulo, a construção civil é essencial e uma geradora de empregos”.

A feira ocorreu entre os dias 10 e 13 de abril e recebeu cerca de 90 mil pessoas de todo o Brasil e da América Latina.

CASA MODELO

casa-modelo-cdhu
A Casa Modelo é um projeto de residência para pessoas de baixa renda pensado pelo CDHU (foto: divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Um dos principais destaques do evento, a Casa Modelo é um projeto residencial desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) que visa maior eficácia e economia. Direcionada para famílias de baixa renda, é feita com alvenaria e pode ser construída em até cinco dias.

Dentro dos parâmetros da Caixa Econômica Federal, o projeto prevê um imóvel de 47,87 m² com sistemas que economizam água e energia elétrica. Conta, ainda, com acessibilidade completa que proporciona a circulação de moradores com deficiência ou mobilidade física reduzida.

Outro destaque do projeto é tamanho dos cômodos, que foram projetados com espaço suficiente para girar uma cadeira de roda. O imóvel também possui corredores largos, janelas que permitem visão externa e têm vãos de 90 cm, portas com 80 cm de largura, banheiros acessíveis e lavanderia coberta.

SEGURANÇA NA PALMA DA MÃO

cameras-mibo-c3-c5
Câmeras C5 (à esquerda) e C3 (à direita) (foto: divulgação/intelbras)

A intelbras é uma empresa brasileira que atua nas áreas de segurança, telecom e redes. Para a Feicon Batimat, a corporação apostou em duas câmeras de segurança mibo: a C3 e a C5. “A C3 é indicada para o ambiente interno da residência, e a C5 é ideal para o lado externo, já que é resistente a água e a poeira”, explica Clarice Scharlau Mello, gerente de marketing da intelbras.

Com instalação Plug & Play, as soluções podem ser conectadas na rede Wi-Fi da residência e transmitem as imagens em tempo real a partir de um aplicativo que pode ser baixado em um smartphone. "As imagens são criptografadas para que não haja nenhum tipo de vazamento", destaca Mello.

+ SEGURA + DESEMPENHO

impressora=hp=desingjet-t1700
A HP DesignJet T1700 possui um sistema que garante proteção contra hackers (foto: divulgação/HP)

A HP, por sua vez, apresentou aos visitantes uma impressora mais segura e potente destinada aos grupos de trabalho CAD/GIS. Devido a sua conectividade à internet, a HP DesignJet T1700 conta com um sistema que inibe o acesso de hackers chamado HP Secure Boot. Dessa forma, a máquina assegura a proteção dos dados impressos. Além disso, é possível criar uma lista de permissões e criptografar o seu disco rígido.

A HP DesignJet T1700 pode ser controlada remotamente por um aplicativo chamado HP Web Jetadmin, que pode ser baixado em um smartphone. Também se destaca por ter dois rolos, o que reduz a necessidade de troca e aumenta a sua capacidade de impressão.

A solução pode trabalhar com arquivos complexos, graças a sua potente arquitetura de processamento. Capaz de reproduzir imagens mais nítidas, conta com cabeças de impressão de alta densidade que fornecem 2.400 orifícios de impressão por polegada, permitindo 0,1% de precisão das linhas.

parafusadeira-bosch-go
Bosch GO possui bateria de 3,6 V (foto: divulgação/Bosch)

+ AGILIDADE

Seguindo a tendência do uso de produtos a bateria de grande difusão em países da Europa e nos Estados Unidos, a Bosch trouxe como destaque para o seu stand a parafusadeira sem fio Bosch GO, que funciona com um sistema de "pressione e use". A solução é capaz de realizar parafusamentos e desparafusamentos; também pode ser usada como uma chave de fenda normal.

Com bateria de 3,6 V, a Bosch GO tem cinco níveis de regulagem de torque e pode ser recarregada com um carregador de celular, já que possui entrada USB.

VOCÊ VIU?

e-construmarket-construpoint
O Construpoint é uma plataforma de gerenciamento de obras (foto: divulgação)

A e-Construmarket marcou presença no evento e aproveitou para apresentar ao público uma ferramenta que promete revolucionar o gerenciamento de obras, o Construpoint. A plataforma é totalmente online e conecta todos os responsáveis pelo projeto, possibilitando o acompanhamento das etapas de serviço em tempo real.

O Construpoint é uma ferramenta que busca proporcionar maior autonomia ao profissional e agilizar a tomada de decisões, influenciando diretamente na economia dos custos da obra.

Veja o que os visitantes da Feicon Batimat 2018 acharam da ferramenta