25ª edição da Feicon Batimat apresentou diversas tendências da construção civil
A feira aconteceu entre os dias 9 e 12 de abril no São Paulo Expo e contou com mais de 700 expositores nacionais e internacionais
A Feicon Batimat 2019 estava dividida em quatro grandes setores: estruturas, instalações, acabamentos e externo (foto: Lucas Barbosa)
Mais uma vez o São Paulo Expo foi a casa da Feicon Batimat. Em sua 25ª edição, a feira aconteceu entre os dias 9 e 12 de abril no complexo abrigando mais de 700 expositores nacionais e internacionais especializados em arquitetura e construção civil. A edição deste ano trouxe ao público diversas ações para a geração de negócios para o setor varejista e ampliação do networking. Os visitantes ainda puderem participar de seminários e encontros que pautaram as tendências e oportunidades para o setor varejista nacional.
Paralelamente à feira, ocorria o Encontro VMC (Varejo de Material de Construção) realizado pela Anamaco que tinha o objetivo de apresentar ao público uma nova perspectiva do setor. Outro evento que aconteceu durante a Feicon Batimat foi o Núcleo de Conteúdo, obra da parceria entre a Grau 10 Editora e o Sincomavi, que contou com palestras e bate-papos gratuitos sobre a realidade e a necessidade dos lojistas de materiais de construção.
Dividida em quatro grandes setores – estruturas, instalações, acabamentos e externo –, a organização da feira premiou os produtos que se destacaram nos quesitos inovações tecnológicas, design ou funcionamento com o Selo Inovação Vareja.
FUTURO
O robô ajuda os consumidores a escolherem as
soluções para os seus projetos (foto: divulgação/
Juntos Somos Mais)
Criada para fortalecer o varejo na construção civil, a Juntos Somos + tem o intuito de revolucionar o setor com a inserção da inteligência artificial no dia a dia do varejista. Uma das manobras para isso estava bem requisitada em seu stand: a empresa apresentou um protótipo de robô capaz de auxiliar o consumidor a escolher os produtos e profissionais para execução de obras em sua residência.
A Juntos Somo + também tem planos para inserir as lojas varejistas no âmbito digital. A empresa anunciou o lançamento do Sistema de Inteligência de Mercado, o SIM. A plataforma permitirá a obtenção de dados sobre o comportamento do consumidor e o mercado local. “Através de algoritmos de machine learning, conseguimos identificar oportunidades de negócios para os nossos parceiros”, destaca Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos +. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Neogrid.
OBRA LIMPA
O Mirka® DEOS garante 100% do lixamento sem pó
(foto: divulgação/Mirka)
Imagine a praticidade de executar o lixamento de uma parede de maneira limpa e com facilidade, alcançando cantos de difícil acesso com uma lixa redonda. A Mirka não só imaginou como desenvolveu uma solução para vencer todos esses problemas: a lixadeira elétrica orbital Mirka® DEOS, que dispõe de um pad triangular que possibilita o vencimento de cantos com 90°.
Segundo Douglas Macea, consultor técnico comercial da Mirka, a lixa é feita com tela de poliamida que permite uma maior quantidade de furos, possibilitando a passagem do pó gerado durante o lixamento. “A grande sacada do produto é que a Mirka é a única empresa que desenvolve uma lixa, que é patenteada, 100% efetiva no lixamento sem pó”, completa o profissional.
A solução ainda se destaca por ser silenciosa e mais leve quando comparada às máquinas similares. Além disso, possui motor desenvolvido sem escovas, o que garante baixa necessidade de manutenção, e tem velocidade de 5.000 rpm a 10.000 rpm.
NA PALMA DA MÃO
O Cadeado Papaiz Smart foi um dos destaques do stand da Assa Abloy. O produto, desenvolvido em parceria com a Loopkey – start up brasileira –, se destaca pelo seu modo de abertura por Bluetooth.
Primeiro cadeado eletrônico e inteligente feito no Brasil, pode ser equipado com baterias de relógio que são capazes de durar entre 2 mil e 3 mil ciclos – o nível de carga pode ser verificado por meio do software do produto instalado no celular.
Segundo Pedro Salum, CEO da Loopkey, a maior vantagem do produto não é a sua abertura com o celular, mas sim compartilhar a chave de acesso. "Por exemplo, mesmo que eu não esteja no lugar, posso compartilhar a chave por meio do aplicativo com alguém enviando um QR Code por WhatsApp ou por qualquer outro meio, dando acesso mesmo eu estando a distância", explica.
INOVAÇÃO
Tela mosquiteira (à direita) e cortina (à esquerda) comercializadas pela Telas MM (foto: divulgação/Telas MM)
A Telas MM apresentou ao público as telas mosquiteiras e cortinas magnéticas Block Insetos, que receberam o Selo Inovação da Feicon Batimat devido ao sistema de fitas magnéticas que possibilita a instalação em diferentes tipos de superfícies (alumínio, PVC, alvenaria ou ferro).
Segundo Gerson Mattiuzzo Junioro, gerente executivo da Telas MM, os produtos também se diferenciam por permitirem que o próprio cliente ajuste a tela ou a cortina no tamanho da sua janela ou porta. Além disso, proporcionam a possibilidade de limpeza de modo prático e fácil.
As soluções também se destacam pela capacidade de proporcionar vedação integral aos ambientes. As cortinas se diferenciam, ainda, por contarem com “fechamento automático”: elas têm fitas magnéticas em sua divisória que realizam o seu fechamento após a passagem dos usuários.