5 dicas para construir com paredes de concreto colorido

Qualidade dos insumos usados na preparação e boas práticas de execução são decisivas para obter bom resultado estético e técnico

Publicado em: 13/02/2020Atualizado em: 18/02/2020

Texto: Juliana Nakamura

estacas secantes
Na África do Sul, um caso emblemático é o Soccer City, estádio que recebeu jogos da Copa do Mundo e tem fachada com concreto em diversas tonalidades, formando um mosaico (foto: Fed Photography/ Shutterstock)

Já faz algum tempo que o concreto deixou de ser sinônimo de cinza. Exemplos que comprovam isso podem ser encontrados em vários lugares do mundo e em diferentes tipologias de projeto. Na África do Sul, um caso emblemático é o Soccer City, estádio que recebeu jogos da Copa do Mundo e tem fachada com concreto em diversas tonalidades, formando um mosaico. Aqui no Brasil, outras aplicações interessantes estão em Recife, no Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga, onde o concreto adquiriu tons de ocre, e em São Paulo, no Complexo Praça das Artes, onde o material recebeu pigmentos marrons e vermelhos.

Obter resultados visuais como esses requer alguns cuidados, desde a seleção das matérias-primas, até boas práticas de execução. Confira a seguir cinco dicas para uma execução bem sucedida de paredes com concreto colorido.

Pigmentos
Concreto bombeável dosado em central
Concreto convencional dosado em central

1) Invista em pigmentos certos

A qualidade de cada produto utilizado na composição do concreto colorido influencia o resultado estético final, bem como a durabilidade. Pensando nisso, no momento da escolha dos pigmentos, recomenda-se dar preferência aos inorgânicos. Segundo Nitemar Vieira, gerente técnico de aplicações para América Latina na Lanxess, esses produtos são mais resistentes aos raios ultravioletas e às intempéries climáticas, sendo especialmente indicados para aplicações em fachadas. Os pigmentos mais utilizados são à base de óxido de ferro e de cromo.

É importante verificar se o fornecedor garante a uniformidade da tonalidade escolhida em todos os lotes, bem como se o produto é resistente ao meio alcalino
Janaina Alves de Morais 

A adição de pigmentos inorgânicos, no entanto, deve corresponder de 1% a 7% sobre o peso do cimento no traço. "É importante verificar se o fornecedor garante a uniformidade da tonalidade escolhida em todos os lotes, bem como se o produto é resistente ao meio alcalino", salienta Janaina Alves de Morais, gerente de tecnologia do concreto da Votorantim Cimentos.

2) Atenção aos insumos

O cimento interfere na cor do concreto colorido, assim como os agregados finos, como a areia. De modo geral, para formar o concreto pigmentado, os cimentos mais utilizados são o de alta resistência inicial (ARI) e o pozolânico. "Quando falamos em concreto colorido, é fundamental a realização prévia de dosagens experimentais em laboratório para a escolha do teor de pigmento", continua Morais.

3) Adote boas práticas na execução de paredes de concreto colorido

Todas as etapas de execução são fundamentais para que o resultado final seja o mais homogêneo possível
Nitemar Vieira 

Em obras com concreto colorido, seja em fachadas ou áreas internas, a mão de obra é chave para o sucesso. "Todas as etapas de execução são fundamentais para que o resultado final seja o mais homogêneo possível", diz Vieira.

Segundo Morais, uma execução bem-sucedida requer cuidados, sobretudo com:

• Fôrmas, que interferem diretamente no aspecto visual do acabamento, seja com face lisa ou ripada;
• Adensamento, importante para evitar nichos de concretagem;
• Desmoldante, necessário para evitar bolhas ou manchas;
• Cura, fundamental para mitigar o aparecimento de fissuras.

4) Elabore um plano de concretagem

Um ponto importante é realizar um bom plano de concretagem que contemple possíveis juntas de construção em caso de estruturas com grandes dimensões. O plano também deve prever a regularidade entre intervalos de betoneiras para evitar juntas de concretagem (junta fria). Para isso, o planejamento deve levar em consideração aspectos como tempo de trajeto, restrições de tráfego em algumas localidades e acesso da betoneira.

5) Tenha controles de execução rigorosos

Controles de qualidade são fundamentais para prover a uniformidade da coloração escolhida para a parede de concreto. No caso do concreto dosado em central, recomenda-se realizar um protótipo para analisar a melhor forma de executar a concretagem, bem como o resultado estético obtido com formas e desmoldantes diferentes. "Nesse protótipo, também poderá ser realizado teste de elementos de cura, avaliando o melhor resultado e suas possíveis complexidades de aplicação", comenta Morais.

LEIA TAMBÉM

Confira 5 boas práticas para obras com pisos de concreto colorido
Concreto pigmentado garante resistência a intempéries e baixa manutenção

Colaboração técnica

engenheiro-civil-luiz-fernando-silva-borges
Nitemar Vieira - Químico com MBA em estratégia de negócios, é gerente técnico de aplicações para América Latina na Lanxess. Possui mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento, produção e qualidade dos óxidos de ferro e cromo.
engenheiro-civil-luiz-fernando-silva-borges
Janaina Alves de Morais - Engenheira civil, é gerente de tecnologia do concreto na Votorantim Cimentos.