7 Vantagens de usar o secador de mãos no banheiro
Melhor higiene, redução no consumo de papel e sustentabilidade são algumas. Entenda!
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
(Foto: lllonajalll/Shutterstock)
No mercado brasileiro, são encontrados secadores de mãos nacionais e importados, que diferem em tamanho, tempo de secagem das mãos, potência, ruído, fluxo de ar e material do acabamento externo, como aço inox, zinco e plástico ABS.
Melhores práticas na gestão de suprimentos na Construção Civil
Os secadores de mãos mais antigos eram de acionamento manual através de um botão. Hoje são sensorizados, com sensores de aproximação que dispensam o toque, o que os tornam mais higiênicos. Os sensores geralmente acionam o aparelho com a aproximação das mãos entre 5 e 15 cm de distância.
São usados em banheiros públicos de locais como shoppings, hospitais e restaurantes. “E, também, em residências, especialmente nos banheiros de áreas externas (piscinas, salões de festas, academias e vestiários)”, diz Mônica Miller, gerente Comercial, Marketing e e-commerce da BraKey, equipamentos de higiene.
1. Economia de papel e redução de lixo
A utilização de secadores de mãos reduz emissão de CO2 na natureza gerada na produção do papel toalha, com plantio e extração da madeira, adição de muitos produtos químicos na produção, transporte e, por fim, para a sua reciclagem. Também há economia da água, amplamente utilizada na produção do papel. “Um secador de mãos com vida útil mínima de cinco anos pode substituir toneladas de papel, sacos de lixo e deixar de gerar toneladas de lixo sólido provenientes do descarte do papel toalha”, informa.
2. Melhor higiene e saúde
Lavar as mãos corretamente impede a proliferação de doenças e a secagem com secadores de mãos pode melhorar essa higiene. Além do ar quente, o equipamento possui filtros que retiram as impurezas do ar.
“Fizemos testes com uma empresa certificada, onde o swab (cotonete estéril) é passado nas mãos antes da lavagem, após a lavagem com as mãos ainda úmidas e depois da secagem das mãos com dois modelos diferentes de secadores de mãos, sendo um com filtro HEPA e outro com filtro antipartículas. Todos os testes provaram que após a secagem com os secadores de mãos os microrganismos e as bactérias diminuíram”, relata.
3. Maior durabilidade e menor manutenção
A vida útil de um secador de mãos pode ser de até 10 anos, com a manutenção correta. Ou seja, com a troca dos filtros e das peças que podem sofrer desgaste depois de mais de um ano de uso.
Um dispenser de papel toalha, por sua vez, produzido com material menos resistente a vandalismo, como o plástico ABS, ou que não possua chave para abertura, pode sofrer vandalismos e ainda maior desperdício dos papéis. Miller observa que, caso o fluxo de pessoas nos banheiros seja grande, a reposição do papel precisará ser constante. Os custos com a manutenção diária desses banheiros aumenta ainda mais com a necessidade de limpeza e troca de sacos de lixo no descarte dos papéis.
4. Economia de tempo
O tempo de secagem dos secadores de mãos variam, ficando entre 8 e 35 segundos, dependendo do modelo. Os secadores de mãos indicados para um fluxo alto de usuários nos banheiros são os que secam em até 12 segundos. “Também indicamos que para cada duas cubas na pia dos banheiros, tenha um secador de mãos, assim não ficam muitas pessoas aguardando para o uso”.
5. Contribuição para o meio ambiente
O secador de mãos utiliza energia elétrica que é renovável e com descarte correto do equipamento, as peças podem ser recicladas. “O gasto de energia elétrica em comparação ao gasto com insumos e geração de lixo sólido proveniente do papel toalha e toda a sua cadeia de produção, faz com que os secadores de mãos sejam a melhor escolha para o meio ambiente”, ressalta. Algumas empresas que auditam os certificados LEED de impacto ambiental dos empreendimentos, levam em consideração o uso de secadores de mãos como item para considerar a aptidão ao selo.
6. Design e estética
Há amplas opções de materiais e design de secadores de mãos disponíveis no mercado, que se harmonizam com os projetos de interiores dos banheiros. Desde aqueles com acabamentos em aço inox polido e escovado, ou plástico ABS branco, cinza e preto. Muller conta que entre as melhores marcas, há a possibilidade de produzir um secador de mãos com o logotipo ou marca da empresa. “Ou, ainda, de os gabinetes do equipamento receberem a pintura eletrostática em aço inox para personalização”, afirma.
7. Redução de custos a longo prazo
Veja também: metais para banheiro
Colaboração técnica
- Mônica Miller – Arquiteta e Urbanista pela Universidade Católica de Santos (1994), com MBA em Marketing na INPG Business School (2010) e em Gestão de Negócios e Valorização da Empresa na FIA Business School (2022). É gerente comercial, e-commerce e marketing da BraKey equipamentos de higiene.