A beleza e versatilidade do vidro impresso
Fábricas vêm investindo em mudanças, como o aumento das dimensões das chapas, desenhos inovadores e texturas mais suaves<br>
Fábricas vêm investindo em mudanças como o aumento das dimensões das chapas, desenhos inovadores e texturas mais suaves
Redação AECweb
CMS: Classificação de Materiais e Serviços > Janelas, Portas e Vidros > vidros > vidros impressos
O vidro impresso passou por visível salto evolutivo nos últimos anos no Brasil. Conhecido no passado pelas padronagens do tipo canelado e floral, ganhou as áreas nobres de edifícios e residências, e conquistou arquitetos e decoradores. “Os fabricantes de vidro impresso têm se empenhado em criar texturas modernas e elegantes que combinem com diferentes estilos de projetos”, aponta Kátia Sugimura, coordenadora de marketing da Saint-Gobain Glass.
Exemplos disso são as linhas SGG MASTERGLASS®, produzida pela Saint-Gobain Glass alemã, em seis texturas exclusivas com massa de vidro claríssima, voltada para um público sofisticado e exigente, a linha SGG DECOR-LITE®, que tem chapas com desenhos diferenciados como o SGG TETRIS®, muito contemporâneo, com grupos de pequenos quadrados sobre uma textura que lembra a do linho, e o SGG RIDEAU®, que remete à beleza de uma cortina de água”, explica Kátia.
Além das ações de marketing para apresentar ao mercado a nova roupagem do vidro impresso, as fábricas vêm investindo em mudanças como o aumento das dimensões das chapas, novos desenhos que fogem aos padrões convencionais e texturas mais suaves, que permitem beneficiamentos como a têmpera, para aplicações em áreas muito maiores, antes impossíveis para os vidros impressos. De espessura, tamanho da chapa e desenho da textura variáveis, o impresso é um material muito versátil, com milhares de opções de aplicações na decoração, na indústria moveleira e na construção civil, para projetos comerciais e residenciais.
Kátia Sugimura destaca que há dois tipos de pinturas que podem ser realizadas em vidros planos impressos: a pintura a frio, geralmente com tinta epóxi na superfície lisa do vidro impresso, é recomendada para revestimento de paredes e de móveis. “Pode ser feita tanto no vidro impresso já temperado como no vidro impresso comum, possibilitando o corte para ajustes milimétricos”, ensina. Outra opção é a serigrafia, que consiste na aplicação de esmalte cerâmico na superfície lisa do vidro impresso através de uma tela de silk-screen. O vidro serigrafado possui as mesmas características técnicas do vidro temperado, com uma camada de tinta altamente resistente à abrasão. Suas principais aplicações são revestimentos de móveis e de paredes, além de tampos de mesa.
De acordo com as normas
Não há restrições quanto a utilização de vidros planos, impressos ou não, contanto que sejam observados todos os quesitos quanto à instalação, folgas, calços, rebaixo e dimensionamento das peças, conforme a norma NBR 7199 da ABNT sobre vidros na construção civil. “Também é imprescindível que a chapa de vidro seja beneficiada de acordo com a necessidade da aplicação, com processamentos como laminação e têmpera, que aumentam a resistência do material”, diz ela. Quanto às dimensões, os vidros impressos da Saint-Gobain Glass estão disponíveis em 3/4, 4, 6, 7/8 e 9/10 mm, dependendo da textura, e em chapas que vão de 190 X 170 cm a 330 X 204 cm, também variando de padrão para padrão.
Especificação
Ao especificar vidros, devem ser observados três fatores:
-o tipo do vidro a ser usado – se liso (float) ou impresso; colorido ou incolor; laminado; temperado; ou comum;
- de acordo com a aplicação e a forma de fixação - parafusado, encaixilhado, spider glass;
-a espessura mínima do vidro para cada utilização, que deve ser considerada de acordo com a norma NBR 7199, e o efeito estético desejado.
“A aplicação exige cuidados quanto a folgas, calços, rebaixo e dimensionamento das peças, além de verificar se a chapa de vidro utilizada recebeu todos os beneficiamentos necessários à aplicação a que se destina”, lembra a coordenadora de Marketing.
Delicada beleza
O SGG SPOT®, antes disponível apenas na espessura 7/8 mm e agora lançado pela Saint Gobain com ¾ mm, é inspirado na beleza da chuva. “As gotas de água impressas na chapa não têm direção de corte, ou seja, apresentam a mesma distância tanto na horizontal quanto na vertical, proporcionando melhor aproveitamento”, relata, acrescentando que o produto ser temperado, serigrafia, receber pintura a frio, espelhação, laminação, aplicação de películas e curvação. “Assegura um acabamento estético interessante para composições de envidraçamento em decoração, móveis e na construção civil. Pode ser utilizado em janelas, vidraças, coberturas (quando laminado), móveis e em uma infinidade de elementos decorativos”, conta Katia Sugimura.
O arquiteto Carlos Marsi empregou o padrão SGG MASTER-CARRÉ®, da linha SGG MASTERGLASS®, na 22ª edição da Casa Cor em 2008, em São Paulo, em um dos principais ambientes do evento: a Praça de Boas Vindas. Os visitantes foram recepcionados no gazebo da praça, onde se destacava o piso de vidro. O mesmo tipo de vidro, laminado com PVB, fecha toda a fachada de um edifício comercial em Tóquio. “Outra aplicação interessante, desta vez com o SGG MASTER-RAY®, também da linha SGG MASTERGLASS®, é uma escada caracol em uma clínica estética no México”, conclui.
Redação AECweb
CMS: Classificação de Materiais e Serviços > Janelas, Portas e Vidros > vidros > vidros impressos
Guia de Fornecedores
Utilize este serviço para encontrar os principais fabricantes, distribuidores e revendedores
Especificação Online
Consulte para obter catálogos e encontrar novidades sobre produtos e serviços
Construcompras
Faça cotações com agilidade e receba respostas no mapa de comparação