Antigo apê no Itaim Bibi ganha conforto e jovialidade com projeto do Casa 33
A reforma incluiu a derrubada de paredes para a criação de novos espaços, como um terraço utilizado como área para fumantes

(Evelyn Müller)
Um casal de jovens advogados apaixonados por design contratou o escritório Casa 33 para reformar um antigo apartamento que pertencia à família do marido desde a década de 1970, adequando-o às novas necessidades.
Checklist da entrega do empreendimento
“Os principais pedidos foram a criação de um lavabo e de uma área para fumantes, que lembrasse um terraço, além da integração da sala e da cozinha”, conta a arquiteta Mariana Lebrão Cassins. “Meus clientes também queriam que fosse instalado ar-condicionado na área social e que criássemos ambientes modernos e aconchegantes onde pudessem receber amigos e familiares”, complementa.
Mudanças estruturais
Para atualizar a planta do imóvel de 140 m2 localizado no Itaim Bibi, bairro nobre de São Paulo (SP), foram feitas muitas mudanças estruturais. O dormitório de serviço foi transformado em lavanderia, com a demolição da parede e instalação de um painel com ripas vazadas para ventilar o ambiente. Além disso, as infraestruturas hidráulica e de esgoto foram levadas da antiga lavanderia para esse cômodo.
A antiga lavanderia, por sua vez, virou o terraço para fumantes, com a retirada do tanque e da estrutura hidráulica. O terraço está ligado à sala por meio de uma porta ripada. Parte do hall dos quartos se transformou no lavabo, com a derrubada de uma parede e criação da infraestrutura necessária, sendo necessário mexer no apartamento de baixo. Além disso, as paredes da cozinha e do terceiro quarto foram demolidas para que esses cômodos fossem integrados à sala.
Por conta das vigas que cruzavam todo o perímetro da área social, para instalar o ar-condicionado foi preciso passar a tubulação por dentro do fechamento superior da marcenaria da cozinha até a evaporadora escondida dentro de um armário, permitindo, assim, a permeabilidade.
Cozinha iluminada
Sem janelas, a antiga cozinha era bem escura. Contudo, com a abertura para a sala, ela se tornou um ambiente agradável e iluminado naturalmente. “Mesmo com a porta fechada, o espaço se ilumina pelos vãos abertos do painel ripado”, diz Cassins.
Destacam-se a bancada em Corian Gacier White, da Elite Superfície, que separa a sala da cozinha; o tijolinho cor Aspen, da Brick Studio, que substituiu o azulejo antigo e deixou o espaço com um ar rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado; os armários com acabamento em laca fosca, com cavidade linear em vez de puxadores, feitos pela Marcenaria São Francisco; e o piso Tecnocimento – Lime Beton, da Protécnica.

Foto do antes: Mariana Cassins. Foto da nova cozinha: Evelyn Müller
Sala e terraço acolhedores
É na sala que o casal recebe a família e os amigos. E o que mais chama a atenção no ambiente é o painel ripado em madeira maciça (eucalipto) que ocupa toda a parede da sala até a cozinha. Nele, foram colocadas três portas mimetizadas em dobradiça invisível e puxador cava quadradinha, que dão acesso ao lavabo, ao hall dos quartos e ao terraço (nele, as ripas são vazadas para que a cozinha seja permanentemente ventilada). O painel e as portas foram feitos pela Marcenaria São Francisco.
No terraço, foi instalado um forro ripado produzido pela mesma marcenaria, que se conecta com o painel da sala, deixando o espaço social ainda mais convidativo. Colaboram para o conforto a combinação dos tijolinhos cor Aspen da Brick Studio com a parede verde da Svetlana.

Foto: Evelyn Müller

Foto: Evelyn Müller
Lavabo colorido
O lavabo é o único cômodo que recebeu uma cor diferente nas paredes. Enquanto o restante do apartamento foi pintado com a tinta Fosco Completo, da Suvinil, o lavabo foi pintado de Sapato de Cristal, também da Suvinil, para combinar com a tonalidade do quadro que faz parte da decoração.
Se por um lado o lavatório esculpido em granito preto absoluto escovado, da Neogram, dá um toque moderno, por outro o delicado pendente Jabuticaba Vertical 02 Globos Microtextura Rosa, idealizado por Ana Neute e comercializado pela Itens Collection, suaviza o ambiente.

Foto do antes: Mariana Cassins. Foto do novo lavabo: Evelyn Müller
Suítes
Após a reforma, o apartamento, que tinha três dormitórios, ficou com duas suítes: uma do casal e uma do futuro filho.
No quarto, foi colocado o piso taco tauari da Monet, e a cama baixa – para que o cachorro do casal possa subir – recebeu uma cabeceira em carvalho americano da Marcenaria São Francisco.
Já nos banheiros, o box foi trocado por um modelo piso-teto com perfis laterais embutidos, da Silvestre Vidros. Nele, foram instalados Nicho em Porcelanato Superquadra Cru Natural 1,20 m x 1,20 m, da Portobello, e Chuveiro Duplo com Tubo de Teto Aquamax Cromado, da Deca.
O piso escolhido foi o Porcelanato Supequadra Cru Natural 1,20 m x 1,20 m, da Portobello. Os armários são em laca branca com cava quadradinha com fundo em madeira carvalho americano, fabricados pela Marcenaria São Francisco, e a cuba Apoio Retangular com Deck L.1057.17, da Deca.

Foto do antes: Mariana Cassins. Foto do novo dormitório: Evelyn Müller

Foto do antes: Mariana Cassins. Foto da nova suíte: Evelyn Müller
Projeto de iluminação
O projeto luminotécnico da área social foi feito na laje, com sistema de trilhos desenhado sob medida pela Reka Iluminação e spots direcionáveis, também da Reka, além do imponente pendente AIM branco, da Flos, sobre a mesa de jantar.
Nos dormitórios, foram utilizados plafons tubulares com altura regulável, difusor de acrílico e revestimento em tecido, da Reka Iluminação, que deixam o ambiente mais confortável.
No forro ripado, a solução foi retirar algumas ripas para encaixar perfis de LED da Reka Iluminação.
Confira outras fotos do apartamento finalizado:

(Foto: Evelyn Müller)

(Foto: Evelyn Müller)

Foto: Evelyn Müller

(Foto: Evelyn Müller)

(Foto: Evelyn Müller)

(Foto: Evelyn Müller)

(Foto: Evelyn Müller)

(Foto: Evelyn Müller)
