Antigo estaleiro vira parque aquático na Alemanha
No Tropical Islands é possível ‘pegar’ uma praia em pleno inverno. O parque tem temperatura média de 26°C, mesmo em dias de neve
Texto: Agatha Menes do Nascimento
O parque tem 66 mil m² e é totalmente coberto por uma estrutura de aço de 107 m de altura (Foto: Divulgação)
A Alemanha é um país repleto de atrações turísticas, como castelos, florestas e cervejarias. A novidade da vez é o Tropical Islands, parque aquático com piscina e praia artificial, localizado no município de Krausnick. O melhor: sua temperatura média é de 26°C – com umidade entre 40% e 60% – mesmo em dias de neve.
Ficou curioso? Descubra mais!
LINHA DO TEMPO
- Em 1938 foi criado um aeródromo militar da Força Aérea para a "Escola de Pilotos de Aeronaves Brand-Guben";
- Já em 1945 o exército soviético ocupou o aeródromo e o transformou em um dos maiores aeroportos militares;
- Mais de 50 anos depois, em 1998, foi criado um estaleiro de dirigíveis para a empresa CargoLifter AG, que decretou falência em 2002;
- Finalmente em 2003 o consórcio malaio Tanjong PLC/Colin Au adquiriu o terreno para a criação do Tropical Islands.
Quase 14 mil toneladas de aço foram usadas para construir o Tropical Islands (Foto: Divulgação)
A CONSTRUÇÃO
Com o telhado coberto por neve e chuva em grande parte do ano, não foi uma tarefa fácil transformar o estaleiro em um parque aquático.
Foi necessário regular a temperatura de mais de 5 milhões de metros cúbicos de ar e substituir as comportas de aço do estaleiro por películas permeáveis aos raios ultravioleta (UV) – o mesmo material utilizado na Allianz Arena. Além disso, quase 14 mil toneladas de aço foram usadas para construir o Tropical Islands.
Atualmente o parque possui 66 mil metros quadrados cobertos por uma estrutura de aço de 107 metros de altura – é possível colocar a Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel e 9 campos de futebol nesse espaço!
A CONSTRUÇÃO
O Tropical Islands possui piso aquecido, areia que não esquenta e sistemas de controle climático, além de irrigação e iluminação indireta, que possibilita a luminosidade do ambiente mesmo durante o inverno (nessa estação, escurece ainda no período da tarde).
Dessa maneira, o parque consegue cultivar mais de 600 espécies de plantas, árvores frutíferas (como caramboleira e bananeira) e animais que não aguentariam as baixas temperaturas, como os flamingos e as araras.
Além disso, os visitantes podem se bronzear de forma natural e segura devido às películas permeáveis e aos sistemas de iluminação e controle climático.
O complexo possui, também, uma piscina de inox que parece o mar, com temperatura média de 28°C. Além disso, tem outra piscina que imita uma lagoa, com gruta e cachoeira (a água chega a 32°C).
Juntas, as piscinas possuem 7 mil metros cúbicos de água purificada por sistemas de filtragem de ozônio de última geração, alcançando o nível de água potável.
A água das piscinas do Tropical Islands tem nível de água potável (Foto: Divulgação)
ATRAÇÕES
Além das atividades em espaço fechado, o parque aquático possui praia e mar artificiais, além de piscinas. Também oferece passeio de balão, entre outras atividades ao ar livre, que podem ser usadas no verão.
Descubra todas as atrações e comodidades internas e externas do Tropical Islands:
- Aldeia e floresta tropicais;
- Campo de minigolfe;
- Minissafári;
- Fliperama;
- Passeio de balão;
- Simulador de surfe;
- Sauna;
- SPA;
- Piscinas que imitam lagoa, com gruta e cachoeira;
- Piscinas que imitam mar e rio;
- 200 metros de praia com areia e espreguiçadeiras;
- Torre de toboágua mais alta da Alemanha, com 27 metros de altura, e 5 tobogãs diferentes;
- Lojinhas;
- Restaurantes e bares;
- Diferentes acomodações – quartos do tipo ‘cúpula’, tendas, acampamentos e casas de férias.
E aí, você toparia entrar nessas piscinas em pleno inverno alemão?