Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

7 locais que receberão as Olimpíadas 2024

Os próximos Jogos Olímpicos acontecerão em locais históricos e arenas temporárias na França. Conheça!

Publicado em: 26/07/2023Atualizado em: 23/01/2024

Texto: Agatha Menes do Nascimento

Vista da Torre Eiffel e de Paris com as futuras instalações para as Olímpiadas 2024Legenda: As Olimpíadas 2024 vão acontecer em Paris, na França (Foto: Divulgação/Paris 2024)

As Olímpiadas de 2024 serão em Paris (França) e a cidade vem se preparando para a avalanche de turistas, atletas e jornalistas que estarão em Paris, a ‘Cidade Luz’. Com início marcado para 26 de julho de 2024, o país está na fase final dos preparativos.

Além disso, os Jogos Paris 2024 terão importantes marcos:

  • 1° Olimpíada “verde” – preparação de acordo com o Acordo Climático
  • 1° Jogos Olímpicos na França em 100 anos
  • 1° Olimpíadas após a pandemia do Covid-19

Saiba mais sobre as arenas para os próximos Jogos Olímpicos!

CONSTRUÇÕES

O comitê organizador das Olimpíadas 2024 se comprometeu com o Acordo Climático. A meta é obter uma redução de 55% na pegada de carbono. Para isso acontecer, as obras estão sendo otimizadas. As arenas serão divididas da seguinte maneira:

  • 75% serão instalações já existentes
  • 20% das arenas serão temporárias
  • 5% das sedes dos jogos serão permanentes

Olímpiadas 2024: local

As Olimpíadas 2024 terão 25 locais de competição. Conheça alguns deles:

  • Stade de France;
  • Stade Roland Garros;
  • Torre Eiffel;
  • Parc des Princes;
  • Grand Palais;
  • Palácio de Versalhes;
  • Taiti.

STADE DE FRANCE

Arquibancadas vazias e jornalistas à beira do gramado do Stade de FranceLegenda: Stade de France terá competições de atletismo e rugby sevens (Foto: TeteProstir Studio)

Maior estádio da Franca, o Stade de France foi construído para ser sede da Copa do Mundo de 1998, quando a França ganhou do Brasil. Com mais de 70 mil lugares, o complexo receberá as competições de atletismo e rugby sevens.

STADE ROLAND GARROS

Torcedores assistindo a uma partida de tênis no Stade Roland GarrosLegenda: Os 12 hectares do Stade Roland Garros serão usados para os jogos de tênis durante as Olimpíadas (Leonard Zhukovsky)

O Stade Roland Garros é o local onde é realizado um dos torneiros de tênis mais tradicionais do mundo (desde 1891). O complexo conta com 12 hectares, que serão usados – é claro – para os jogos de tênis durante as Olimpíadas.

TORRE EIFFEL

Simulação de arena temporária para as Olímpiadas 2024 com vista para a Torre EiffelLegenda: As obras para as Olimpíadas 2024 vão contribuir para uma redução de 55% na pegada de carbono (Foto: Divulgação/Paris 2024)

Cartão-postal da França, a Torre Eiffel não ficará de fora das Olimpíadas 2024. Com uma arena temporária, os jogadores de vôlei de praia competirão com uma vista privilegiada para um dos monumentos mais famosos do mundo.

PARC DES PRINCES

Vista do Parc Des Princes vazioLegenda: Parc Des Princes, um dos estádios mais conhecidos do mundo, será usado nas Olimpíadas 2024 (Foto: Yuri Turkov)

A casa do time de futebol Paris Saint-Germain é considerada o 4° maior estádio francês, com quase 50 mil lugares. O Parc Des Princes será sede das competições de futebol.

GRAND PALAIS

Turistas circulando ao redor do Grand PalaisLegenda: Grand Palais passará por reformas para sediar as Olimpíadas de 2024 (Foto: Roberto Destarac Photo)

Construído em 1900 e com estrutura de teto de vidro, o Grand Palais é atualmente um museu e uma galeria de arte. O monumento histórico já foi utilizado como casa de shows e sediou algumas competições esportivas. Para o próximo Jogos Olímpicos, ele passará por algumas reformas. Lá serão realizados os torneios de esgrima e taekwondo.

Veja também:

4 praias artificiais que invadiram o Brasil

5 estádios brasileiros que estão sendo reformados

PALÁCIO DE VERSALHES

Vista aérea simula instalação temporária no Palácio de Versalhes para as Olimpíadas 2024Legenda: 75% das instalações das Olimpíadas 2024 serão em locais já existentes (Foto: Divulgação/Paris 2024)

Conhecido por abrigar a realeza até a Revolução Francesa e pelo belo jardim, o Palácio de Versalhes terá uma arena temporária que será a casa do hipismo nas Olimpíadas 2024.

TAITI

Homem surfando altas ondas no mar do Taiti | Olimpíadas 2024Legenda: O Taiti abrigará as competições de surfe nas Olimpíadas 2024 (Foto: Dmitry Pustovalov)

Bom, o Taiti não está dentro da França, mas é uma ilha da Polinésia Francesa. Assim, com uma beleza natural única e ondas gigantes – sonho de muitos surfistas –, a ilha abrigará as competições de surfe.


E aí, gostou do local das Olímpiadas 2024? Conta para gente!