Arquitetos e designers assinam materiais personalizados
Louças, metais, pastilhas e revestimentos são alguns exemplos que ganharam em tecnologia e design
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Texto: Gabriel Bonafé
Na arquitetura de interiores do projeto Milbank, o Triptyque Architecture cria uma coleção de mobiliário inspirada em 95 anos da história do design brasileiro. Foto: Pedro Kok
A arquitetura interior do Milbank, projetada pelo escritório Triptyque Architecture, conta com uma coleção de mobiliário inspirada nos 95 anos da história do design brasileiro. Cada ambiente dessa construção é composto por peças preciosas do design nacional. Na sala de reuniões, por exemplo, uma das mesas foi desenhada por Oscar Niemeyer. Já na recepção, as cadeiras são assinadas por Paulo Mendes da Rocha.
A escolha por materiais personalizados — sobretudo, por arquitetos — revela como o design está em alta e cada vez mais integrado ao mercado de arquitetura e construção. Junto a isso, surge um público mais exigente, que busca caracterizar seu projeto de modo cada vez mais típico.
É um exemplo da nova geração de multinacionais que aportam por aqui, com o desejo de não apenas se desenvolver, mas compreender e adaptar-se à cultura local. A associação do escritório com o design brasileiro ilustra esta visãoarquitetos da Triptyque
“Este é um mercado que atende não só um público sofisticado, mas clientes que exigem produtos funcionais adequados e de qualidade”, analisa Cilene Pilone, gerente de marketing da Mais Revestimentos.
No caso do Milbank, por se tratar da primeira filial de um escritório de advocacia norte-americano no Brasil, a escolha por uma coleção que retratasse a história do design brasileiro foi uma maneira de se enturmar com a cultura do país. “É um exemplo da nova geração de multinacionais que aportam por aqui, com o desejo de não apenas se desenvolver, mas compreender e adaptar-se à cultura local. A associação do escritório com o design brasileiro ilustra esta visão”, justificam os arquitetos da Triptyque.
PARCERIAS ESCRITÓRIO-INDÚSTRIA
Cilene revela que, embora as parcerias entre escritórios e indústrias estejam em discussão, elas não são tão recentes. “Já há algum tempo designers e arquitetos vêm idealizando produtos para a indústria de cerâmica, por exemplo. E isso acontece há muitos anos em metais e louças”, conta.
Coleção de pastilhas da Jatobá
Em 2009, a fabricante de pastilhas de porcelana Jatobá recorreu a profissionais de decoração e moda para lançar uma nova linha de produtos. O designer Marcelo Rosenbaum e a estilista Adriana Barra foram convidados a desenvolver pastilhas de porcelana estampadas.
Rosenbaum criou a coleção Bico de Jaca, inspirada na fruta que traduz a essência tropical brasileira. O designer utilizou tecnologias inovadoras para estampar e aplicar relevo nos produtos, utilizados para revestir paredes externas e internas.
Adriana, por sua vez, não se apegou a referências, e desenvolveu a coleção Mandala e Borboleta. Com muitas cores, a estilista criou estampas indicadas para decorar paredes e fachadas.
Art Borders da Marburg
Em 2010, a By Floor recebeu, diretamente da Alemanha, a coleção de papel de parede Art Borders assinada pela Zaha Hadid. Criados para a marca alemã Marburg, os revestimentos contam com impressões digitais aplicadas sobre base de tecido com celulose de até 3m de largura e 3,30m de altura. Os desenhos parecem ter profundidade e movimento, com efeitos metálicos, linhas dinâmicas e formas orgânicas.
Zaha Hadid é conhecida por utilizar tecnologia de ponta, técnicas inovadoras e efeitos 3D em seus projetos. Seus desenhos seguem traços desconstruídos e experimentais. O conjunto de obras da arquiteta lhe rendeu, em 2004, o prêmio Pritzker, que equivale ao Nobel de Arquitetura.
Coleção de maçanetas da Altero
Em 2011, a Altero Design lançou uma linha completa de maçanetas e puxadores desenhados pela Heloisa Crocco. Foi a primeira empresa a ter uma coleção exclusiva assinada por uma designer renomada internacionalmente — Heloisa é um dos principais nomes da junção design-artesanato. Nesse trabalho, a artista mistura o metal com materiais orgânicos para criar peças com visual requintado e toque menos frio que o próprio metal.
Khroma Suspensa da Roca
Lançada em 2014, a coleção de bacias sanitárias da Roca foi uma das novidades da Expo Revestir, principal evento do setor na América Latina. Batizada de Khorma Suspensa, a linha foi assinada pelo designer austríaco Erwin Himmel. Partindo da ideia de personalização de ambientes íntimos, a parceria entre Roca e Himmel desenvolveu louças e acabamentos sanitários com cores vibrantes e design de impacto. Entre os produtos, destaca-se o vaso suspenso, que parece flutuar nos ambientes por não ter contato com o piso.
Coleção de grife da Mais Revestimentos
A Mais Revestimentos ampliou seu portfólio com novos revestimentos para louças e metais. Os produtos compõem os espaços funcionais da loja da empresa — ambientes concebidos a partir de cenários lúdicos, onde os produtos podem ser acionados e testados.
Este é um mercado que atende não só um público sofisticado, mas clientes que exigem produtos funcionais adequados e de qualidadeCilene Pilone
Um desses espaços, o Spa Amarelo, remete à coleção Flexible Architecture — cerâmicas para paredes feitas pelo designer francês Philippe Starck para a italiana Sant''Agostino. Nessa coleção, o tradicional azulejo de parede ganha variações de espessuras, acabamentos e cores, abandonando a bidimensionalidade para inventar o tridimensional. Segundo Starck, “isso transforma os azulejos num sistema arquitetônico real, capaz de oferecer soluções e combinações ilimitadas aos profissionais, tornando-os, assim, parte da própria arquitetura”, explica.
O Zen é outro ambiente que traz um trabalho internacional de design. Criada pela espanhola Patricia Urquiola, a coleção Déchirer que integra o espaço funcional conta com relevo estampado que serve como pano de fundo para um ambiente de relaxamento e conforto. Patricia, autora de um acervo diversificado de objetos, fez sua estreia no segmento cerâmico com essa coleção, desenvolvida para a marca italiana Mutina.
Acredito que seja uma nova atuação para designers e arquitetos, agregando tecnologia e design aos materiais de construçãoCilene Pilone
Essas áreas de bem-estar dedicadas aos designers traduzem a proposta da Mais Revestimentos, que é ampliar as possibilidades criativas de produtos. “Para nós, revestimentos vão além de acabamento. São elementos decorativos que podem definir um projeto. Por isso, criamos áreas de experimentação das peças, que estão entre as melhores do mercado, para que todo o seu potencial possa ser vivenciado”, revela Sandra Feuer, diretora da empresa.
LEITURA DO MERCADO
Cilene vê a parceria entre indústria e design como um novo nicho de mercado, até mesmo para os profissionais de arquitetura. “Acredito que seja uma nova atuação para designers e arquitetos, agregando tecnologia e design aos materiais de construção”, comenta.
Segundo ela, a indústria de materiais para construção espera que o mercado de produtos personalizados, assinados por arquitetos e designers, cresça a cada ano, seguindo a ascensão consolidada mundo afora.
Colaboraram para esta matéria
- Cilene Pilone – Gerente de Marketing na Mais Revestimentos
- Philippe-Patrick Starck – Designer francês
- Sandra Feuer – Diretora da empresa Mais Revestimentos