Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Banheiros compactos pedem bons projetos e precisão na escolha de materiais

Conceitos aplicados ao projeto são decisivos para tornar o ambiente completo, funcional e charmoso

Publicado em: 28/10/2021

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Banheiro compacto
Mesmo compactos, os banheiros podem ser completos e charmosos (Foto: Gisele Rampazzo)
Já fizemos projetos com essa área e conseguimos incluir tudo o que é necessário, incluindo banheira e espaços de armazenamento
Daniella Martini

Seguindo os requisitos de funcionalidade e ergonomia e especificando os materiais adequados, é possível projetar banheiros compactos completos e charmosos. Para a arquiteta Daniella Martini, sócia do escritório Pro.a Arquitetos Associados, 2 m² já são suficientes para se desenhar mais do que um simples lavabo. “Já fizemos projetos com essa área e conseguimos incluir tudo o que é necessário, incluindo banheira e espaços de armazenamento”, conta.

A designer de interiores Renata Florenzano considera que a área mínima viável é de 2,5 m². Entre os itens essenciais de um banheiro compacto, ela valoriza as cubas esculpidas. “São interessantes, pois podemos personalizar. Mas temos também opções de embutir em tamanhos bem reduzidos”, comenta.

Uniformidade

De acordo com Daniella Martini, todos os materiais, cores, louças, metais, espelhos, marcenarias, serralherias, se bem aplicados na intenção e proporção do projeto, podem colaborar com a funcionalidade do espaço. Um de seus projetos seguiu esse princípio à risca. Nele, a arquiteta aplicou o conceito de uso do mesmo revestimento para piso e parede, evitando compartimentar o ambiente. Ela escolheu o ladrilho hidráulico amêndoa, tonalidade acompanhada pela tinta usada no teto.

Mobiliário

Ocupar a parte superior das paredes com armários ou prateleiras ajuda muito, principalmente se fizermos tudo espelhado, para dar a sensação de maior espaço
Renata Florenzano

A sócia da Pro.a destaca que usar o mobiliário solto, com vazios, assegura leveza ao ambiente. “Em nosso projeto, criamos uma serralheria combinada com marcenaria e marmoraria. Ou seja, além da cuba esculpida em mármore aglostone cinza, há uma estrutura em serralheria e complemento de apoio de gaveta e prateleira em marcenaria. Os acessórios pretos dão ar de modernidade e profundidade, além de personalidade ao projeto”, relata Martini.

“Ocupar a parte superior das paredes com armários ou prateleiras ajuda muito, principalmente se fizermos tudo espelhado, para dar a sensação de maior espaço”, recomenda Florenzano. Na opinião de Martini, também é interessante tirar partido para objetos decorativos no banheiro. “Eles podem dar personalidade e ambientação ao espaço”, observa.

Portas

As profissionais indicam que portas de correr ou camarão auxiliam na funcionalidade dos banheiros compactos, economizando espaço e melhorando a circulação. “As portas de correr, venezianas e camarão são ótimas opções para pequenos espaços”, defende Florenzano. Martini complementa, lembrando que, dependendo do layout, essas tipologias servem também para o fechamento do box.

Banheira

Instalar uma banheira em um banheiro compacto parece uma solução inviável, mas não é. “Temos usado ofurô em banheiros pequenos, ou, ainda, executado em alvenaria com o mesmo revestimento utilizado no restante do banheiro. De qualquer forma, é um duplo uso”, diz Martini, que é acompanhada por Florenzano: “Dependendo do tamanho e do gosto do cliente, podemos inserir no box um ofurô de madeira, alvenaria ou pedra”, completa.

Leia também: 

Revestimentos para áreas molhadas devem ser resistentes à umidade e ao mofo
E mais: confira projetos de banheiros na Galeria da Arquitetura

Colaboração técnica

 
Daniella Martini – É arquiteta formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), quando fundou o Pro.a Arquitetos Associados, com as sócias Adriana Weichsler e Viviane Saraiva. O escritório desenvolve projetos customizados, de acordo com a disponibilidade de investimento do cliente. O escritório já assinou mais de 120 projetos corporativos, trabalhando com as principais construtoras e incorporadoras do mercado. Dedica-se, também, a projetos especiais, atuando em todos os segmentos da arquitetura.
Renata Florenzano
Renata Florenzano – Designer de interiores formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1998). O olhar e a interpretação sobre cada projeto feito de forma singular e traduzido em assinaturas exclusivas é o que faz de Renata Florenzano uma referência nacional em projetos residenciais, comerciais e corporativos há 15 anos. Cada um de seus projetos visa acima de tudo buscar as necessidades de cada cliente, traduzindo-as em conforto e bem-estar. Linhas retas, uso de materiais naturais, mobiliários e objetos com design assinado e obras de arte contemporânea são traços marcantes de seu trabalho.