Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Barragem na China será construída com IA e impressora 3D

Com pouco uso de mão de obra humana, essa será a maior obra feita com impressora 3D. Conheça!

Publicado em: 11/07/2023Atualizado em: 30/10/2023

Texto: Agatha Menes do Nascimento

Usina hidroelétrica na China
Legenda: A barragem construída com IA e impressora 3D terá 180 metros de altura (Foto: isabel kendzior)

Você ficou impressionado com o que o ChatGPT pode fazer? Bom, a tecnologia realmente tem evoluído cada vez mais, e muito além do que poderíamos imaginar. Agora, com a inteligência artificial (IA) e impressora 3D, a China pretende construir uma barragem sem mão de obra humana em grande parte do processo construtivo.

Isso mesmo! Uma barragem de 180 metros de altura no Planalto Tibetano, sudoeste chinês, feita com tecnologia de ponta.

Ficou curioso? Vem saber mais!

Usina hidrelétrica de Yangqu

Segundo o artigo do Journal of Tsinghua University, a construção fará parte da usina hidrelétrica de Yangqu que deverá funcionar a partir de 2025 e fornecerá, aproximadamente, cinco bilhões de quilowatts-hora de energia por ano.

Além disso, a obra será a maior do mundo feita com impressora 3D, ultrapassando o prédio de dois andares (seis metros de altura) localizado em Dubai, Emirados Árabes Unidos, que atualmente é detentor do título.

A construção

Construída camada por camada (processo normal de uma impressora 3D), a barragem terá caminhões, tratores, escavadeiras e rolos compressores sem tripulação – controlados por IA.

Os equipamentos serão capazes de localizar os materiais e transformá-los nas camadas dos paredões da usina que serão pressionadas pelos rolos. Após a finalização de cada camada, um relatório será enviado para a Inteligência Artificial.

A utilização da IA e da impressora 3D foi uma escolha pensada na diminuição dos erros e dos acidentes, além da maior agilidade e economia de material.

A presença de humanos

Apesar do uso da impressora 3D e da IA em grande parte da obra, nem todas as etapas serão feitas sem mão de obra humana.

A parte da mineração das rochas será feita por pessoas, pois trata-se de um processo mais delicado – que até mesmo as tecnologias mais modernas do mercado ainda não conseguem suprir com a mesma qualidade.