menu-iconPortal AECweb

Bauma atrai 580 mil visitantes de 200 países

Organizadores comemoram conquistas significativas na feira realizada de 11 a 17 de abril, em Munique, Alemanha

Publicado em: 26/04/2016Atualizado em: 27/04/2016

Texto: Redação PE

Redação PE

Os números da Bauma 2016 são impressionantes. Eles justificam por si só que ela seja considerada a maior feira de equipamentos para os setores da construção e mineração no mundo: foram 3.423 expositores de 58 países e cerca de 580 mil visitantes oriundos de 200 países. Realizada de 11 a 17 de abril em Munique, na Alemanha, essa edição recebeu quantidade expressiva de visitantes de países como Áustria, Suíça, Itália, França, Holanda, Reino Unido, Suécia, Rússia, Polônia, República Checa, além da Alemanha.

Para Klaus Dittrich, chairman & CEO da Messe München, a satisfação é plena: "A resposta dos participantes nesse ano superou as expectativas. Os visitantes costumam ir à Bauma para fazer negócios, mas nessa ocasião, expositores fizeram vendas muito mais rápido que o esperado”, conta Klaus, ressaltando que muitas empresas já falam sobre uma demanda recorde de vendas nessa edição da feira.

Johann Sailer, presidente da VDMA (Associação de Máquinas de Construção e Materiais de Construção, na tradução), observa que o recorde de vendas é um sinal positivo nesse clima de incertezas que o mundo atravessa atualmente. “A Bauma é a plataforma ideal para apresentar soluções inovadoras, porque tem um grande impacto na indústria em todo o mundo. A edição de 2016 a reafirma como maior feira mundial de máquinas de construção, essencial para impulsionar o crescimento do setor", diz Johann.

Novidades apresentadas pelos fabricantes

Entre os destaques da Atlas Copco na Bauma está a nova geração de pás trituradoras BC (versões BC 2500 e BC 3700), com potência de saída até 80% superior a dos modelos anteriores. Com alta resistência ao desgaste e à fadiga, esses equipamentos têm maior confiabilidade e menores requisitos de manutenção, desenvolvidos para máquinas na faixa de 22 a 28 toneladas.

A Haulotte apresentou os manipuladores telescópicos da linha HTL, com os modelos para cargas pesadas HTL 5210, HTL 6508 e HTL 7210. A empresa também levou o elevador vertical Star 6, com altura de trabalho de 5,8 metros e capacidade para duas pessoas, modelo que incorpora a ferramenta de diagnóstico Activ’Screen para facilitar o acesso à informação pelos usuários e técnicos.

A Komatsu lançou a escavadeira PC7000, de 677 toneladas, um colosso de esteiras para o segmento de mineração. A máquina é equipada com dois motores a diesel de 1250kW e pode receber uma pá frontal de 36 metros cúbicos e transmissão elétrica. Esse equipamento é desenvolvido para trabalhar com caminhões com capacidade entre 220 e 270 toneladas.

A Ausa, fabricante de veículos compactos para construção e mineração, exibiu na feira cinco modelos de dumpers – entre eles, o D1000APG de chassi articulado – além de três modelos de plataformas elevatórias, dois manipuladores telescópicos, uma varredoura de rua e um veículo multitarefa.

A Case Construction Equipment levou toda a linha de equipamentos para a feira. Foram apresentados cinco modelos de escavadeiras de esteiras Série D, carregadeiras de pneus da Série F, retroescavadeira 580 ST e a miniescavadeira CX 80. A empresa chamou a atenção ao realizar um show performático com alguns equipamentos.

Já a Hyundai Heavy Industries Europe apresentou equipamentos de linha amarela e plataformas elevatórias. A maioria dos modelos conta com tecnologias de emissões Stage IV, como a escavadeira HX145 LCR, a escavadeira sobre rodas HW 140, com foco no setor da construção, e a HW 210, desenvolvida para a indústria da reciclagem.

A Terex exibiu mais de 50 equipamentos. Na área de movimentação de terra, destaques para equipamentos compactos como o novo dumper TA9SP, a retroescavadeira TLB 830, além de seis novas miniescavadeiras nas faixas entre 1,4 e 3,7 toneladas.

A Caterpillar mostrou aos visitantes tecnologias de conexão que executam uma variedade de tarefas e fornecem informações para melhorar a gestão da frota. Também levou dezenas de máquinas para aplicações de construção, mineração, industrial e resíduos florestais, como as escavadeiras 336F LN XE e XE 352FL, com sistema exclusivo inteligente hidráulico que proporciona grandes ganhos de eficiência de combustível, a nova escavadeira 323F com tecnologia Assist para economizar tempo, reduzir custos e economizar combustível. Para a área de mineração, a empresa apresentou a nova escavadeira 6015B, otimizada para carregar os caminhões Cat 773, 775 e 777.

No estande do Grupo Fayat, a Bomag Marini mostrou várias novidades, como a nova vibroacabadora BF 300-2 com sistema hidráulico auxiliar de basculamento, menor consumo de combustível de sua categoria e vários acessórios opcionais como faróis de LED e iluminação por balões. O portfólio de fresadoras foi ampliado para cinco novos modelos, que incluem a poderosa fresadora de 2 metros BM 2000/75. Além desses equipamentos, de acordo com a fabricante a nova geração de rolos compactadores de solos Bomag impressionou com sua eficiência máxima, baixo impacto ambiental e facilidade operacional.

A SDLG levou para a feira os produtos mais vendidos e uma variedade de lançamentos, como a carregadeira de rodas L968F projetada para aplicações de construção, mineração e agregados. Uma máquina da categoria 6 toneladas, vem com RPMs mais baixas, torque elevado, um motor em conformidade com Tier III, com baixas emissões e alta economia de combustível. A empresa também mostrou a LG959F – uma atualização da LG958L, carregadeira de rodas com certificação CE, lançada na Turquia no ano passado.

A LiuGong apresentou ao público a nova linha de produtos que incluem seis novas escavadeiras – 915EIV, 925EIV, 933EIV, 939EIV, 922EIIIB e 950EIIIA, todas equipadas com um sistema hidráulico novo e obedecendo às leis de emissão de poluentes da União Européia. As máquinas vão de 15 a 50 toneladas e juntas compõe a nova linha E-series da LiuGong, chamada de Tier IV. Além da nova linha de produtos, a empresa mostrou outras 14  máquinas, entre caminhões-guindaste, motoniveladoras, rolos compressores e pavimentadoras.

A Volvo lançou o maior caminhão articulado que já fabricou até o momento: O A60H, de 60 toneladas, que foi a grande estrela do show ao lado de uma nova série de escavadeiras, carregadeiras de rodas, vibroacabadoras, caminhões e compactadores. No total, foram 16 lançamentos de máquinas, além da abordagem em serviços ao cliente, voltada para o aumento do tempo de operação, eficiência de combustível e produtividade.

 

Colaboraram para esta matéria

Johann Sailer - Presidente da VDMA – Associação de Máquinas de Construção e Materiais de Construção (tradução da sigla)

Klaus Dittrich - Chairman & CEO da Messe München

Atlas Copco

Ausa

Bomag Marini

Case Construction Equipment

Caterpillar

Haulotte

Hyundai Heavy Industries Europe

Komatsu

LiuGong

SDLG

Terex

Volvo