Cajamar Industrial Park cumpre programa da certificação LEED
Projeto arquitetônico é inspirado na cultura norte-americana de centros logísticos
Redação AECweb / e-Construmarket
Erguido nas proximidades do Rodoanel, na altura do km 35 da Rodovia Anhanguera, o Cajamar Industrial Park tem 115 mil m² prontos e entregues de um total de 185 mil m², em um terreno com área de 430 mil m². Construído pela Libercon Engenharia, com incorporação da Prologis CCP - Cyrela Commercial Properties tem projeto arquitetônico sofisticado e incomum no segmento.
O Centro logístico é candidato à certificação LEED concedida pelo USGBC – Green Building Council – com consultoria de sustentabilidade, desempenho e eficiência energética da OTEC. “Um de seus méritos é a gestão eficiente do espaço de estocagem. Como o custo tem grande impacto na área de logística, o ideal é reduzir os gastos operacionais, o que justifica todos os critérios de sustentabilidade implantados no empreendimento”, afirma David Douek, diretor da OTEC.
O consultor explica que a eficiência energética, com a consequente redução do gasto com eletricidade, utiliza o recurso da integração entre a iluminação eficiente e sensores, que provocam o desligamento automático das luminárias durante o dia. O projeto também adota ventilação e iluminação naturais e a necessária infraestrutura para medição, que permite ao locatário gerenciar a energia do espaço que ocupa.
Na fase de construção foi feito o controle de qualidade da poluição e gestão de canteiro. Foram implantados processos de comissionamento e instalados metais economizadores para reduzir o consumo de água potável. As ações se complementaram com tintas e colas seladoras isentas de VOC; bicicletários para cada um dos blocos; vagas preferenciais para veículos de transporte alternativo e capacidade de estacionamento limitada como solicita a norma. Douek informa que a incorporadora irá disponibilizar um guia para os locatários com todos os aspectos de sustentabilidade.
PROJETO
O projeto do Cajamar Industrial Park foi desenvolvido pelo escritório Athié|Wohnrath (AW) a partir de padrões e conceitos da Prologis nos Estados Unidos, de aproveitamento da arquitetura do galpão para imprimir diferenciais de implantação. Valorizando o fato de o terreno ter boa visibilidade desde a rodovia, o centro de distribuição surge imponente a partir da portaria e das fachadas dos prédios administrativos. Nelas, a arquitetura se destaca ao reunir pré-moldado de concreto, vidro e elementos arquitetônicos, que dão identidade visual aos volumes dos prédios e galpões.
O projeto optou por um edifício com pré-moldado de concreto na sede administrativa e, o restante do galpão, num mix de concreto com fechamento metálico. A implantação foi revisada para otimizar o uso do terreno, viabilizar os acessos e adequar o projeto ao local e às normas brasileiras. O conceito adotado nos pátios de manobra do empreendimento foge aos padrões dos centros de distribuição brasileiros: foram projetados de maneira a permitir flexibilidade no estacionamento e movimentação de caminhões de médio a grande porte. Todo o arruamento, implantação, posicionamento de entrada e saída dos pátios foram feitos de forma a facilitar a operação do transporte no local.
OBRA
Incorporadora e construtora concretizaram, no Cajamar Industrial Park, um centro logístico de alto padrão de qualidade, desde a concepção até a execução da obra, resultando numa arquitetura de impacto, com eficiência nos espaços de armazenamento e de circulação. Coube à Libercon identificar os prestadores de serviços e fornecedores de insumos que atendessem aos padrões internacionais da Prologis CCP. “Planejamos a obra para que os edifícios fossem construídos simultaneamente, visando produtividade e racionalização dos custos, porém atendendo à demanda do mercado com entregas parciais e escalonadas de cada galpão para os respectivos inquilinos”, destaca Hailton Liberatore, diretor Comercial da Libercon Engenharia.
Ele informa que a construtora empregou todos os seus procedimentos de qualidade assegurada, exercendo uma cuidadosa inspeção de serviços e materiais, e adoção de sistemas com o objetivo de atender concretamente às necessidades do cliente, criando novas concepções e desenvolvendo soluções personalizadas em todas as etapas. Liberatore explica que as técnicas utilizadas, além de propiciar soluções completas, procuraram garantir o aumento do ciclo de vida do centro logístico.
O empreendimento oferece segurança individualizada para as operações, além de contar com áreas de apoio comuns, como restaurante, vestiários e áreas de descanso. “Entre os sistemas construtivos adotados estão as estruturas em concreto armado pré-moldado; cobertura em estrutura metálica e telhas zipadas com face-felt; niveladores e portas de docas importados pela Prologis; luminárias para lâmpadas fluorescentes tipo T-5; e pavimento de concreto intertravado nas áreas externas. O empreendimento possui sistema consistente de combate a incêndios, categoria J-4, que atende às normas locais e à NFPA - National Fire Protection Association, referência mundial em normas e regulamentos técnicos de segurança contra incêndio”, explica Hailton Liberatore, acrescentando que o pé direito livre da área de estocagem é de 11,70 m e o piso em concreto com fibra tem capacidade de sobrecarga de 5 ton/m².
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David Douek - Arquiteto e administrador, é fundador e diretor da OTEC, empresa de consultoria de desempenho do ambiente construído, atuando em áreas que vão do urbanismo ao projeto, obra, operação e manutenção do edifício. Inclui serviços de processo de certificações como LEED, AQUA e Procel Edifica. É professor convidado de universidades como a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Mackenzie, e palestrante em congressos nacionais como o Green Building Brasil, e internacionais, como o Ecobuild, em Londres. Assina artigos técnicos publicados na mídia especializada em Construção Civil e sustentabilidade. Introduziu no mercado brasileiro o software inglês de simulação de desempenho energético DesignBuilder, utilizado pelos laboratórios de auditoria do Procel Edifica.
Hailton Liberatore - Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá (1994), pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Capacitação Gerencial pela FEA - Faculdade de Economia e Administração da USP. Sócio-diretor da Libercon Engenharia, trabalhou na Hochtief do Brasil, Planova Planejamento e Construções, Simétrica Engenharia e Bosch - Wapsa Autopeças Ltda.