Casas são feitas com impressora 3D nos EUA
Conheça Wolf Ranch, a maior comunidade do mundo de casas construídas com impressora 3D
Texto: Agatha Menes do Nascimento
A construção civil tem se modernizado cada vez mais com equipamentos intuitivos, sistemas inteligentes e outras soluções de ponta, como as impressoras 3D. Tecnologias que contribuem para a sustentabilidade, economia, segurança e qualidade das obras.
Podemos citar duas grandes construções. Uma é na China, onde está sendo executada uma barragem com IA e impressora 3D. A outra fica nos Estados Unidos: um bairro inteiro concebido com a mesma tecnologia, mais precisamente em Georgetown, Texas.
Isso mesmo: serão 100 casas construídas com paredes impressas em concreto. Quem está tocando a obra são as construtoras ICON e Lennar, com projeto do escritório de arquitetura dinamarquês Bjarke Ingels Group.
Quer saber mais sobre esse empreendimento? Veja a seguir!
Construção com impressora 3D
Batizada de Wolf Ranch, a comunidade com 100 casas está localizada a 50 quilômetros da capital do Estado. A tecnologia utilizada abrange impressoras robóticas de 14 metros de largura.
As paredes das casas são feitas a partir de uma mistura de concreto, conhecido como Lavacrete, que garante alta resistência e durabilidade. Essa mistura é concentrada nas impressoras de maneira rápida, precisa e prática. Após a impressão e a montagem das paredes, são adicionadas as portas, as janelas e os telhados com painéis solares.
A utilização das impressoras 3D garante uma construção mais rápida do que as convencionais, com menos recursos naturais e resíduos, além de maior escala de produção.
Para os representantes das construtoras, o bairro – que será a maior comunidade de casas do mundo feitas com impressora robótica – será um divisor de águas na construção civil.
Modelos de casa
Outra vantagem desse modelo construtivo é a fácil personalização. As casas da comunidade Wolf Ranch são encontradas em oito modelos diferentes:
- De 139 m² a 195 m²;
- De três a quatro quartos;
- De dois a três banheiros.
Com conceito aberto, as residências recebem grandes janelas e acabamento claro, com amplos espaços e paredes curvas (formato definido pela impressora).
Vendas
Inaugurada no final de julho de 2023, a primeira casa está aberta para visitações. As construtoras anunciaram que algumas unidades já foram vendidas e devem ser entregues em setembro deste ano.
Os preços das casas impressas em 3D variam de US$ 475 mil a US$ 599 mil.
E aí, gostaria de morar em uma dessas casas?