Como a digitalização da FVS pode acelerar a transformação digital?

Muitas construtoras ainda utilizam a Ficha de Verificação de Serviços em papel porque não sabem que sua substituição pela FVS digital é muito mais fácil e barata do que imaginam. Entenda!

Publicado em: 12/11/2020Atualizado em: 30/09/2022

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

construpoint
O Construpoint permite a criação de relatórios com apenas um clique (foto: Cineberg/shutterstock)

Para este primeiro passo não há necessidade de “uma revolução cultural”. A implantação e operação são muito fáceis e os primeiros benefícios são experimentados de imediato.

• As fichas são acessíveis por todos a qualquer hora e de qualquer lugar.
• As não conformidades são ilustradas com fotos ou vídeos.
• A compilação das informações é automática, on-line, isenta de erros e sem a necessidade de manipular planilhas.
• Alterações de modelos são feitas e homologadas em minutos.
• A modernização traz um efeito positivo e energizante sobre colaboradores e empreiteiros.
• Há ganhos significativos de performance e redução de custos com retrabalho e desperdícios.
• A busca e organização das fichas fica muito mais fácil e rápida.
• O trabalho de preparação e realização de auditorias é mais eficiente.
• Nunca mais a obra terá problemas com fichas esquecidas, extraviadas, molhadas ou danificadas.
• Acabam os gastos de tempo e de dinheiro com impressão, guarda e distribuição dos formulários.

Mas, as vantagens não acabam por aí! A eliminação da FVS - Ficha de Verificação de Serviço em papel abre um caminho novo para que a qualidade e a engenharia aumentem seu entrosamento e colaboração. Sim, o conjunto de outros benefícios é imenso e afetará positivamente quase todas as áreas da construtora.

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Relatórios, Estatísticas e evidências para lidar com empreiteiros e fornecedores

Engenharia e Suprimentos ganham um novo nível de informação. Isto lhes confere um poder especial para mostrar de modo contundente problemas e erros mais comuns e melhorar sua performance ao negociar ou promover melhorias nos empreiteiros e fornecedores.

Relatórios gerados com apenas um clique colocam na mesa de negociação o histórico quantitativo e qualitativo de não-conformidades de cada empreiteiro.

Estatísticas de ocorrências, evidências fotográficas e observações fáceis de serem exibidas no celular do engenheiro da obra, são determinantes ao explicar problemas de execução para a equipe ou para um empreiteiro.

A discussão com um fornecedor sobre material que não atende às especificações será muito diferente se as não conformidades estão ali anexas e fáceis de mostrar.

Claro que você já pensou nisso e vive tirando fotos em seu celular e as envia por WhatsApp. Mas há um problema que limita esse procedimento: o encadeamento de mensagens e de assuntos tratados pelo WhatsApp torna muito difícil e trabalhoso resgatar “aquela foto ou comentário” que estava no grupo da obra. No WhatsApp, as informações ficam fragmentadas e são difíceis de serem consumidas com eficiência.

Atualização on-line do Cronograma através do andamento dos serviços

A digitalização da ficha de verificação permite também vincular on-line o preenchimento da FVS digital com a atualização do cronograma da obra. Inspeções parciais, liberações ou aceite de serviços, movem a barra de progresso das atividades e atualizam facilmente o cronograma físico. Uma mudança simples que acaba de vez com as dificuldades históricas para manter uma visão – atualizada e acessível para todos – sobre o andamento da obra.

Liberação de pagamentos das medições de serviços atreladas à FVS

Outro grande benefício pode ser obtido conectando a FVS ao sistema de medições de modo a garantir que os pagamentos aconteçam somente após a liberação do serviço pela qualidade. Esta união da engenharia com a qualidade melhora o controle físico e financeiro, além de ajudar a disseminar boas práticas e elevar a preocupação dos executores com a qualidade desde a primeira vez.

Informação inteligente e de qualidade para acompanhar as obras mesmo a distância

Com todos estes recursos, a direção da empresa passa a enxergar o andamento e a qualidade dos trabalhos com informações on-line. Esta nova visão do cronograma e da qualidade – atualizada e analítica – permite que os executivos se envolvam apenas em assuntos relevantes e possam atuar com muito mais foco e energia. Desta maneira, é possível concentrar as ações da direção para apoiar a melhoria contínua e aumentar a agilidade de execução. Com a transformação digital, fica muito mais fácil orientar, corrigir, criar alternativas e impulsionar o progresso das obras e das construtoras.

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