Como calcular madeiramento de telhado de fibrocimento?

O madeiramento depende do tipo de telha escolhida, pois cada uma possui a especificação do espaçamento entre apoios. Confira outras informações a seguir!

Publicado em: 25/07/2023Atualizado em: 28/02/2024

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Profissional montando a estrutura de madeira que receberá o telhado de fibrocimento
(Foto: sculpies/Shutterstock)

Para calcular o madeiramento de um telhado de fibrocimento é preciso se ater às informações do projeto e compreender o número de águas, largura, altura da tesoura e comprimento, além do tipo de telha escolhida. Tanto a espessura quanto o comprimento da telha definem a quantidade de madeiramento para a distância entre apoios, assim como a inclinação necessária para o telhado.

“O madeiramento/ripamento é influenciado pelo tipo de telha escolhida, pois cada uma possui a especificação do espaçamento entre apoios”, explica Marcelo Cintra, gerente de Marketing de Produtos na Saint-Gobain Produtos Para Construção.

Leia também:

ABNT NBR 15210 | Norma de telha de fibrocimento sem amianto será revisada
Telha de fibrocimento reduz a condutividade térmica e oferece conforto
Como calcular a quantidade de telhas para o telhado

Após a escolha da telha e definição da galga – distância máxima entre as faces/apoios de duas ripas –, se obtém a quantidade de fiadas por água do telhado. Ao multiplicar o número de fiadas pelo comprimento das águas, é identificada, em metros, a quantidade necessária de ripas. Este cálculo deverá ser feito por profissional telhadista.

Exemplo de cálculo

Cintra simula o cálculo necessário para um telhado com telha de fibrocimento, considerando a telha residencial Brasilit de 2,44 m x 1,10 m com 5 mm de espessura em um projeto de casa com duas águas. “Considere, também, a largura do telhado de 6,00 m e comprimento de 5,00 m, ou seja, área de 30 m² por água”, diz.

“A telha residencial 5 mm Brasilit precisa de 18% de inclinação, distância entre apoios de 1,69 m, recobrimento longitudinal de 20 cm e recobrimento lateral de 5 cm. Sendo assim, como temos uma largura de 6 m, precisaremos avançar 18 cm na altura a cada 1 m. Logo, o plano inclinado do telhado precisará ser de 6 x 18 cm = 108 cm”, continua.

O cálculo deve levar em conta o fator de correção. Ou seja, como será usada uma inclinação entre 18% e 20%, será preciso dividir 1 pelo cosseno do ângulo de inclinação, ou seja, 1,020. Em seguida, multiplicar a área a ser coberta pelo fator de correção, ou seja, 30 x 1,020 = 30,6 m².

“Para descobrirmos o total de telhas, precisaremos dividir a área útil de cada telha pela área a ser coberta. Sendo assim, área útil da telha é a área total da telha menos seus recobrimentos. Veja: (2,44-0,2) x (1,10-0,1) = 2,24m². Então, a área da estrutura/área útil da telha será de 30,6 / 2,24 = 14 telhas por água”, ensina.

Clique aqui, siga o canal do Portal AECweb no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre construção civil no seu celular.

Qual madeira usar para telhado de fibrocimento

Para escolher a madeira a ser utilizada na estrutura, o instalador deve se atentar a fatores como resistência a umidade, pragas, durabilidade e custo do projeto. Entre as madeiras mais populares nas obras brasileiras, estão a maçaranduba, o eucalipto tratado, a cambará, a peroba, a garapeira e a guajará. Telhas como a da Brasilit podem ser instaladas em estruturas metálicas ou em estruturas de madeira.

Estrutura para telhado de fibrocimento

Cintra demonstra através da figura (abaixo) a estrutura de um telhado de fibrocimento, importante para o passo a passo da instalação:

Diagrama numerado de elementos que compõem o telhado


  1. Terça: responsável por unir a tesoura do telhado, recebendo toda a carga dos caibros e transferindo-a para a tesoura
  2. Ripa: peça de madeira pregada sobre os caibros para apoiar as telhas
  3. Contracaibro: peça utilizada para dar o espaçamento ao telhado em caso de instalação de subcoberturas térmicas
  4. Caibro: peça de madeira apoiada sobre as terças e abaixo das ripas para distribuir o peso do telhado
  5. Tesoura: armação feita por meio do cruzamento de vigas de madeira formando um tipo de estrutura treliça
  6. Recobrimento longitudinal: sobreposição de uma telha sobre a outra no sentido do seu comprimento
  7. Vão livre máximo: maior distância permitida entre apoios

Equipamentos usados

Os equipamentos que são usados para a execução do madeiramento são:

  • Serra elétrica
  • Disco de corte diamantado
  • Trena
  • Esquadro
  • Parafusadeira
  • Martelo
  • Fixadores (pregos, parafusos e outros dispositivos de fixação necessários)

Como fazer madeiramento do telhado de fibrocimento

  1. Comece pela execução da estrutura, o que exige o cálculo da inclinação do telhado, medida em porcentagem. Por exemplo: se a inclinação for de 5%, o telhado deve subir 5 cm na vertical a cada 100 cm de estrutura na horizontal. Supondo que a distância do telhado é de 5 m e a inclinação ideal do telhado é de 30%, em que H é a altura, o cálculo será: H = 5 m x 30% = 1,5 metros.
  2. Importante: deixe espaços para as calhas e use-as como referência no momento da montagem do madeiramento para telhado de fibrocimento.
  3. Em seguida, inicie a instalação pela primeira e a última viga do telhado. Elas serão as guias para as demais vigas.
  4. Depois, instale as terças que devem ficar em posição longitudinal dos telhados. As terças cumprem a função de unir as vigas e receber a carga dos caibros. São eles que receberão as cargas das ripas, onde são instaladas as telhas de fibrocimento.
  5. Finalize pela instalação das outras vigas do telhado, sempre observando a distância entre as telhas – informada pelo fabricante. Com o madeiramento pronto, basta instalar o fibrocimento.

Colaboração técnica

Marcelo Cintra – É gerente de Marketing de Produtos na Saint-Gobain Produtos para Construção.