Passo a passo: como colocar papel de parede
O material substitui a pintura e tem a vantagem da fácil aplicação, a qual pode ser feita por qualquer pessoa com alguma habilidade
(Foto: ArchiVIZ/Adobe Stock)
Papel de parede é uma escolha interessante para compor com a decoração de qualquer ambiente, incluindo sala, dormitórios e até mesmo lavabo. O mercado oferece o produto em diversos tipos de materiais e estampas, como o linho. Reveste paredes e mobiliário, renovando, por exemplo, os armários embutidos.
As arquitetas Elisa Maretti e Elisa Nicoletti, sócias do escritório 4T Arquitetura, recomendam comprar de 10 a 15% a mais de papel, para garantir continuidade de estampas e corrigir eventuais erros. “Esse excesso permite que as emendas fiquem bem alinhadas, especialmente em papéis estampados, onde o encaixe visual é essencial”, afirmam.
Alguns papéis de parede são autocolantes e outros precisam de cola especial, que pode ser comprada separadamente ou vir com o produto. “A cola, normalmente em pó, deve ser misturada com água para a aplicação, de acordo com orientação do fabricante”, diz Nicoletti. É possível, também, encontrar versões já prontas.
O que é preciso para instalar o papel de parede
É necessário ter uma régua ou trena para medir o papel, um estilete afiado para cortes precisos, um rolo ou pincel para aplicar a cola, uma espátula plástica para alisar e uma escova de cerdas macias para evitar bolhas.
É necessário remover todos os itens das paredes, como espelhos de elétrica e prateleiras, para obter um acabamento mais uniforme. “Ao eliminar esses itens, o processo de aplicação do papel de parede fica mais fácil”, fala Maretti.
Alerta!
Lembre-se de desligar a energia do ambiente para manusear interruptores e tomadas.
O que passar na parede antes da colagem
O papel de parede vai aderir melhor em paredes limpas, secas e niveladas. Antes da colagem, é essencial nivelar a superfície, preenchendo com massa corrida os furos de pregos e parafusos. Depois de a massa seca, lixar para um acabamento liso. “Isso evitará imperfeições visíveis no papel”, observa.
Em paredes muito porosas ou recém-pintadas, é preciso aplicar um primer ou selador acrílico para garantir aderência do papel e da cola. “Isso cria uma superfície mais uniforme e aumenta a durabilidade do papel”, completa. Caso a parede seja muito áspera, a solução é passar uma fina camada fina de massa corrida e lixar até ficar lisa.
Como fixar papel de parede
Para papéis de parede tradicionais, a cola é aplicada na parede, e não no papel. De acordo com as arquitetas, esse procedimento facilita o alinhamento e evita rasgos. Papel mais espesso, do tipo “painel”, exige que a cola seja aplicada direto no produto para ajudar na aderência. Já os papéis autocolantes, também conhecidos como adesivos, dispensam o uso de mais cola.
Depois de aplicar o papel sobre pontos como interruptores, janelas e portas, ele é cortado com estilete, usando uma régua para maior precisão. “Dobre as bordas para dentro do recorte para um acabamento perfeito”, ensinam as arquitetas.
As emendas do papel são inevitáveis em paredes maiores, mas podem ser bem-feitas. Basta alinhar os desenhos e sobrepor um pouco o papel antes de cortar o excesso.
Para retirar as bolhas que podem se formar durante a colagem na parede, usar uma espátula ou escova macia para empurrar as bolhas na direção das bordas do papel. É preciso que essa ação seja feita logo após a aplicação, antes que a cola seque. “Caso permaneçam bolhas menores, faça um pequeno furo com um alfinete e pressione suavemente até que o ar escape”.
Como tirar papel de parede
Se o papel for autocolante, puxar delicadamente começando de uma ponta. Para papéis tradicionais que usaram cola preparada em casa ou pronta, usar uma espátula e umedecedor, ou aplicar uma mistura de água morna com vinagre e detergente para amolecer a cola. Aguardar alguns minutos antes de puxar com a espátula.
Colaboração técnica
- 4T Arquitetura – Graduadas em arquitetura e urbanismo, Elisa Maretti (Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP) e Elisa Nicoletti (Pontifícia Universidade Católica – PUC) trabalharam em outros escritórios e construtoras até 2021, quando criaram o escritório 4T Arquitetura. Desde então, trabalham realizando sonhos, materializados em projetos de arquitetura, design de interiores, decoração e acompanhamento de suas obras.