Como comprar argamassa para revestimento de fachadas?
O mercado oferece diferentes opções para áreas externas. Saiba como escolher a melhor para a sua obra
O revestimento argamassado protege a fachada da ação direta dos agentes agressivos (Foto: Konstantin Ivshin/Shutterstock)
O uso de argamassa para o revestimento de paredes externas e fachadas é uma solução técnica de uso consagrado em edificações. Tal popularidade se explica por motivos que vão do custo competitivo desta solução à variedade de cores e acabamentos possíveis, passando pela capacidade de cumprir diferentes funções.
Quando bem especificado e executado, o revestimento argamassado protege a estrutura da ação direta dos agentes agressivos e auxilia as vedações nas suas funções de estanqueidade e isolamento térmico e acústico. Além da estética, as argamassas de revestimento também têm o importante papel de regularizar a superfície dos elementos de vedação, servindo de base para outro revestimento ou constituindo o acabamento final.
Outra característica importante das argamassas de revestimento é a possibilidade de aplicação em diferentes substratos, como alvenarias de blocos de concreto, cerâmicos e sílico-calcários, e estruturas de concreto.
Argamassa industrializada x virada em obra
A argamassa é produzida a partir da mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos, água e, eventualmente, aditivos e adições.
Na construção civil brasileira, tradicionalmente utilizam-se argamassas elaboradas no próprio canteiro de obras, a partir da dosagem e mistura dos componentes em betoneira. Esse método, contudo, impõe alguns desafios. Entre eles, a necessidade de controle tecnológico rigoroso para garantir a qualidade e de haver espaço no canteiro para armazenar as matérias-primas.
A produção de argamassa virada na obra também requer pessoal preparado para a produção. Há de se considerar, ainda, questões relacionadas à produtividade, à limpeza do canteiro e à gestão de uma quantidade maior de itens e fornecedores.
Como alternativa ao método convencional foram desenvolvidas as argamassas industrializadas, que são dosadas na indústria e demandam somente a adição de água no canteiro. Também com foco em aumento de produtividade, os processos de aplicação mecanizada de argamassa passaram a ser mais difundidos nas obras brasileiras.
Tipos de argamassas para revestimento
As argamassas industrializadas para revestimento são classificadas conforme a indicação de uso, para uso interno ou externo.
Mais recentemente surgiram os revestimentos monocamada, oferecendo um processo de aplicação mais rápido. Enquanto o sistema convencional é realizado em três grandes etapas (chapisco, reboco e acabamento), com intervalos para cura entre elas, as argamassas do tipo monocapa conseguem regularizar, dar estanqueidade e fazer o acabamento da parede com um único produto.
Como comprar?
A escolha correta da argamassa é fundamental para garantir o desempenho das edificações e evitar manifestações patológicas como fissuras, descolamentos e manchas.
As principais propriedades que o revestimento argamassado deve possuir para cumprir suas funções são:
• Aderência;
• Resistência mecânica;
• Capacidade de absorver deformações;
• Permeabilidade à água;
• Características superficiais;
• Durabilidade.
É importante ficar atento a esses tópicos para escolher um produto adequado às exigências da aplicação.
De modo geral, uma argamassa de boa qualidade se caracteriza por:
• Todos os grãos dos agregados são envolvidos pela pasta;
• Há perfeita aderência entre a pasta e o agregado;
• Todos os vazios da mistura são preenchidos, ou seja, não há segregação;
• É fácil de manusear e não escoa facilmente quando aplicada.
Um aspecto que não pode ser negligenciado é a consistência. Quando a opção for pela projeção mecanizada, a definição da argamassa deve considerar as características do equipamento de projeção e do compressor para evitar entupimentos.
Argamassas para revestimentos: dicas importantes
Além da utilização de produtos adequados, a elaboração de um projeto de revestimento é condição para se ter paredes e fachadas com revestimento argamassado de alto desempenho. Este projeto deve detalhar elementos técnicos, como juntas de dilatação e locais para aplicação de telas de reforço.
Muitas falhas de execução podem comprometer o desempenho das argamassas de revestimento, especialmente quando falamos em materiais produzidos na obra. Entre elas, as mais comuns são erros na dosagem de água e de aditivos, execução de camadas pouco ou muito espessas, baixa uniformidade na aplicação e falta de limpeza do substrato.
Confira, a seguir, uma seleção de argamassas industrializadas para revestimento de áreas externas:
Esta argamassa de composição mineral permite diversos acabamentos, assim como a composição de detalhes decorativos em fachadas. Disponível em 23 tonalidades e em sacos de 30 quilos, pode ser utilizada como revestimento bicapa, sobre argamassas de emboço e superfícies de concreto previamente tratadas com chapisco rolado. Acesse aqui e receba cotações de preços deste e de outros produtos.
Revestimento Externo Projetável Pavmix
O produto é uma mistura homogênea de cimento, cal hidratada, agregados minerais e aditivos químicos especiais que melhoram o desempenho das argamassas quanto à aderência e à trabalhabilidade, evitando as trincas. É indicado para revestir alvenarias de blocos de concreto, cerâmicos e sílico-calcários sobre chapisco. Clique aqui para saber mais sobre este produto e cotar seu preço.
Argamassa para Projeção Mecânica Precon
O revestimento é indicado para aplicação em alvenarias em áreas internas ou externas por projeção bombeada. Composta de cimento Portland, agregados minerais, filer carbonático e aditivos químicos não tóxicos, a argamassa deve ser aplicada sobre superfície firme, limpa, isenta de poeira, graxa, tinta ou qualquer outra substância que impeça a sua aderência. Clique aqui para receber uma cotação deste produto.
A argamassa decorativa projetada da Bostik Fortaleza pode ser aplicada diretamente sobre blocos de concreto, cerâmico ou concreto-celular, emboço sarrafeado, desempenado ou curado, concreto com superfície plana, blocos de concreto, blocos cerâmicos e tijolos. Também pode ser utilizada sobre massa fina aplicada há mais de 60 dias, fachadas e paredes em áreas internas e externas. Acesse aqui e receba cotações de preços deste e de outros produtos.
Pronta para uso e com fácil aplicação, essa argamassa para textura em pó é produzida à base de cimento, aditivos e pigmentos. É indicada para regularizar superfícies rugosas e permite respiração do substrato como passagem de vapor d’água, mantendo a superfície íntegra. A textura pode ser aplicada em paredes internas, externas, de concreto, tijolo ou bloco, bem como em fachadas lisas ou rústicas. Clique aqui para receber uma cotação deste produto.
Revestimento Fachada 2202 Matrix
A argamassa leve produzida pela Votorantim Cimentos possui textura cremosa e é indicada para o revestimento de paredes de alvenaria em áreas externas. O produto pode ser aplicado sobre diversos substratos, como concreto, blocos e tijolos. Acesse aqui e receba cotações de preços deste e de outros produtos.
Argamassa Mega Revestimento Externo
Desenvolvida pela Megamix, esta argamassa é indicada para aplicação em paredes e tetos de áreas externas. É composta por um pó à base de cimento Portland, areia selecionada com granulometria controlada e aditivos especiais. Clique aqui para cotar este produto.
O sistema de revestimento monocamada da Sto pode ser aplicado direto na alvenaria para revestir e decorar. Indicado para uso em áreas expostas às intempéries, apresenta consumo de aproximadamente 1,80 kg/mm de espessura por metro quadrado. Cote este e outros produtos.