Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Como conseguir um cimento queimado perfeito? Veja dicas práticas

Apesar de ter aplicação simples, o revestimento requer alguns cuidados, como executar juntas de dilatação, considerar as condições climáticas e fazer a limpeza do local

Publicado em: 15/02/2018Atualizado em: 08/05/2019

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

patologia-entre-laje-alvernaria
Diversas patologias podem ser evitadas com alguns cuidados durante a aplicação (alexandre zveiger / shutterstock)

Extremamente versátil, o cimento queimado pode ser utilizado em ambientes com diferentes características estéticas, desde os mais rústicos até mesmo os mais requintados. Como sua aplicação é simples, muitas pessoas se sentem motivadas a realizar o processo por conta própria. No entanto, sem pleno conhecimento, podem acabar ocasionando patologias como desplacamento, trincas, fissuras, que não são raras nesse tipo de material.

Então, antes de colocar a mão na massa, é fundamental conhecer alguns cuidados que fazem toda a diferença no resultado final, como os listados a seguir.

Para um efeito arquitetônico diferenciado, os ladrilhos hidráulicos vêm sendo cada vez mais utilizados como substitutos das juntas tradicionais
Rubens Curti

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Considerar o clima do dia da execução do revestimento é essencial para um bom resultado. A temperatura deve estar abaixo dos 24°C e a umidade relativa do ar, superior aos 50%. Caso as condições climáticas sejam outras, não precisa necessariamente adiar o procedimento, basta pulverizar água em intervalos regulares, ou até mesmo durante toda a sua execução. Esse procedimento evita o aparecimento de trincas e fissuras no cimento queimado.

CUIDADOS COM OS MATERIAIS

Para um resultado perfeito, você precisa de matérias-primas de qualidade. Qualquer elemento estranho, como material orgânico ou substâncias que reagem com o cimento, poderá resultar em manchas excessivas no produto final. Por isso, é importante controlar a qualidade dos materiais e armazená-los em locais adequados.

Caso deseje similaridade entre as tonalidades dos ambientes da obra, recomenda-se a realização da mistura do cimento queimado de uma vez só, deixando apenas a injeção de água para o momento da aplicação. Isso garantirá homogeneidade à aparência da solução, evitando grandes diferenças no revestimento.

LIMPEZA DA BASE

É fundamental realizar a limpeza da área, tanto para aplicação do cimento queimado sobre argamassa fresca quanto endurecida. Deve-se evitar a presença de resíduos sólidos, poeiras ou quaisquer tipos de óleo, graxa ou materiais que possam impedir a aderência à base.

JUNTA DE DILATAÇÃO

Essenciais para evitar diversas patologias, as juntas de dilatação podem ser executadas de diversas maneiras. Rubens Curti, engenheiro responsável pelo Laboratório de Concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland, recomenda a formação de “panos” com 1,5 m x 1,5 m que garante mais resistência ao revestimento. Essas juntas podem ser de madeira, plástico, metálicas ou com ladrilhos hidráulicos.

Dependendo do aspecto que se queira dar ao piso queimado, pode-se aplicar ceras e resinas que realçam o aspecto acetinado ou o aspecto brilhoso, podendo até ser polido
Márcia Rodrigues da Silva

“Para um efeito arquitetônico diferenciado, os ladrilhos hidráulicos vêm sendo cada vez mais utilizados como substitutos das juntas tradicionais. Eles também podem ser aplicados formando molduras”, ressalta Curti.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO

Por apresentar uma superfície lisa e resistente à abrasão, o cimento queimado possui manutenção e limpeza bem fáceis. Como acabamento, podem ser aplicadas resinas e ceras, adequando-se esteticamente ao ambiente.

“Dependendo do aspecto que se queira dar ao piso queimado, pode-se aplicar ceras e resinas que realçam o aspecto acetinado ou o aspecto brilhoso, podendo até ser polido”, ressalta Márcia Rodrigues da Silva, técnica em edificações e tecnóloga em construção civil da Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo.

Em caso de quebra ou aberturas no piso, todo o processo executivo deve ser realizado novamente. A chance de alcançar a mesma característica do piso existente é nula, deixando visível o trecho onde foi realizada a emenda.

Auxílio profissional
Caso você se sinta inseguro para aplicar pessoalmente o cimento queimado, existem diversas empresas especializadas na execução desse revestimento. A contratação de uma equipe experiente e qualificada garantirá o máximo desempenho da solução.

Leia também:
3 soluções que reproduzem o efeito do cimento queimado com vantagens
Cimento queimado tem excelente custo-benefício

Colaboração técnica

Márcia Rodrigues da Silva – Técnica em Edificações e Tecnóloga em Construção Civil da Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo.
Rubens Curti – engenheiro responsável pelo laboratório de concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).