Confira os destaques do Concrete Show 2015
Marcas nacionais e internacionais apresentaram diversas novidades em materiais e soluções para a cadeia produtiva de concreto
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O Concrete Show South America 2015 aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto no São Paulo Expo, reunindo cerca de 600 marcas nacionais e internacionais da cadeia produtiva dos setores de concreto e construção civil. As empresas apresentaram diversas novidades em maquinários, sistemas construtivos, serviços, tecnologias. Confira a seguir alguns dos destaques.
ArcelorMittal – Além de divulgar o primeiro e-commerce de aço do mercado, o ‘LojaArcelorMittal.com.br’, a empresa também apresentou a Novatreliça®, constituída por uma fôrma metálica, espaçadores plásticos e treliça. O produto pode ser colocado em lajes de qualquer altura, oferece fácil encaixe, posicionamento uniforme e resistência a oxidação e corrosão. Atende a NBR 14862 e conta com Rótulo Ecológico ABNT.
Astra – A novidade da marca foi o sistema de piso elevado, desenvolvido em parceria com a Cerâmica Portobello para aplicação de porcelanato de grande espessura em áreas externas, visando racionalizar o sistema de piso elevado. Fácil de aplicar e retirar, a estrutura permite instalação sobre outros pisos e em diversos ambientes, o que também facilita manutenções. “A instalação é à seco, dispensando o uso de cimentos e outros colantes, justamente para água percolar e viabilizar a captação embaixo do piso”, explica Cleverson Callera, gestor nacional de vendas técnicas do Grupo Astra.
Coplas – O principal destaque da empresa foi o AG.cura Parede de Concreto, agente de cura líquido à base de água e copolímeros acrílicos, fornecido pronto para o uso e exclusivamente para o sistema construtivo de parede de concreto. O produto protege o concreto dos efeitos da desidratação provocada pelo calor e pelo vento. Além disso, forma uma película contínua que age como uma barreira contra a perda excessiva da água de amassamento. “É possível pintar ou rebocar por cima desse agente sem que o substrato descole, o que evita desperdício de água e garante mais sustentabilidade”, conta Juliana Fernandes, gerente de marketing da Coplas.
Frisomat – A empresa belga expôs os modelos de galpão Delta+ e Ômega, que atendem demandas de armazenagem e conservação de materiais nos canteiros de obras. Eles podem ser montados rapidamente sobre fundações, são resistentes e permitem ampliação. “O tempo de instalação é de, aproximadamente, 70m² por dia, podendo variar de acordo com o projeto”, destaca Benoît Somers, CEO da Frisomat. “Além disso, os galpões podem ser desmontados e aproveitados em outra obra”, finaliza.
Sika – A marca apresentou três produtos: o SikaFiber® Force PP, macro fibra sintética à base de polímeros que melhora o desempenho no reforço do concreto convencional e projetado; o Sika® ColorFlor® Liquid, linha composta por pigmentos que proporcionam produtos com alta quantidade de sólidos em uma base aquosa e combinações com mais de 800 variações de cores uniformes; e o Sika® WP-200 P, aditivo que reduz a permeabilidade do concreto, além de selar fissuras.
Vedacit – Na nona edição do Concrete Show, a empresa optou por apresentar o conceito completo da sua nova e terceira unidade fabril, que já está em fase final de obras. O projeto pretende atender a alta demanda do mercado de mantas asfálticas, com uma capacidade produtiva de 6 mil m². O lançamento da fábrica está previsto ainda para 2015 na cidade de Itatiba, em São Paulo. Além disso, a Vedacit também exibiu sua nova logomarca e embalagens com layout repaginado. “As mudanças na comunicação não se limitam à marca. Com um novo design, impressão em cores e informações claras e objetivas, as novas embalagens facilitarão a escolha e o consumidor tomará uma decisão de compra mais consciente”, justifica Ana Paula Vales, gerente de marketing da empresa.
Votorantim Siderurgia - A divisão do conglomerado nacional apostou em serviços customizados e demonstrou ao público as vantagens do sistema Obra Fácil. A empresa mantém uma equipe de análise técnica que, com apoio de softwares especializados, verifica todos os detalhes relacionados ao projeto do cliente para traçar os formatos de vergalhões necessários para execução da obra. O serviço agiliza e qualifica o processo de kick-off, no qual os profissionais se reúnem com o cliente para acertar os detalhes de fornecimento de aço e atendimento à obra. “Soluções que tragam maiores ganhos de eficiência no canteiro são cada vez mais importantes para o mercado de construção civil e tornam-se ainda mais relevantes diante do contexto econômico atual”, afirma o gerente geral de Vendas e Marketing da Votorantim Siderurgia, Fernando Passos.
Wacker – A novidade da companhia foi o polímero especial VINNAPAS®, que permite o desenvolvimento de produtos cimentícios com o mesmo aspecto de acabamento do gesso. Desenvolvido por meio da tecnologia Skim Coat, o produto proporciona argamassas de acabamento fino e ideais para revestir alvenarias em ambientes internos ou externos. “O gesso tem um resíduo classe 3 com custo e tratamento diferentes dos demais materiais de construção, além da necessidade de mão de obra específica. Já o VINNPAS® gera menos resíduos e com descarte normal, tem mais produtividade e não requer serviço de gesseiro”, revela Gustavo Soares, gerente de marketing da divisão de polímeros da Wacker.
OUTROS DESTAQUES DA CONCRETE SHOW 2015
Em paralelo à feira, também aconteceu a 9ª edição do Concrete Congress, que contou com mais de 100 palestras técnicas divididas em mais de 20 seminários e minicursos organizados por associações do setor. Infraestrutura e mobilidade urbana, norma de desempenho, gestão de resíduos, sustentabilidade da produção, retomada do setor e soluções para a produtividade foram alguns dos temas discutidos.
Colaboraram para esta matéria
- Ana Paula Vales – gerente de marketing da Vedacit
- Benoît Somers – CEO da Frisomat
- Cleverson Callera – gestor nacional de vendas técnicas do Grupo Astra
- Fernando Passos – gerente geral de Vendas e Marketing da Votorantim Siderurgia
- Gustavo Soares – gerente de marketing da divisão de polímeros da Wacker
- Juliana Fernandes – gerente de marketing da Coplas