Confira os destaques e novidades da 22ª edição da FEICON BATIMAT

Produtos, serviços e soluções de tecnologia e sustentabilidade foram expostos durante os cinco dias de evento

Publicado em: 18/04/2016Atualizado em: 19/04/2016

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Entre os dias 12 e 16 de abril de 2016, as atenções dos profissionais da construção civil se voltaram para a FEICON BATIMAT. Com dois mil expositores distribuídos pelos 85 mil m² do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o evento apresentou ao público novas tecnologias, lançamentos, congressos, palestras, entre outros. “A feira tem se mostrado interessante e atraído públicos qualificados, trazendo conhecimento e conteúdo”, pontuou Walter Cover, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

Estamos confiantes de que o setor de construção civil terá uma retomada dos números até o fim do ano. A feira é um ótimo caminho para isso
Cláudio Conz

Proporcionando um ambiente ideal para acordos comerciais, a FEICON BATIMAT gerou, apenas no primeiro dia, mais de 10 milhões de reais em negócios, segundo a organização do evento. “Tivemos um crescimento no último mês e esperamos que os números só aumentem. Estamos confiantes de que o setor de construção civil terá uma retomada dos números até o fim do ano. A feira é um ótimo caminho para isso”, destacou Cláudio Conz, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

SOLUÇÕES COMPLETAS

banheiro-papel-parede
Foto/Imagem: Divulgação

Consolidada no mercado de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e metais sanitários, a Lorenzetti apresentou uma linha completa de louças sanitárias. São cinco coleções de bacias e lavatórios, sete cubas, além de tanques e mictórios. Todos os produtos, do segmento popular ao de luxo, se baseiam em três características fundamentais – conforto, funcionalidade e design exclusivo – além de possuírem estilo minimalista.

Um dos principais destaques da linha é a cuba oval de apoio OA-3, com bordas finas, detalhe externo em vórtice e área interna fluida, que impede o acúmulo de água e sujeiras nos cantos da cuba. “Como disse Steve Jobs: 'Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona'. É esse conceito que utilizamos para o desenvolvimento das nossas louças sanitárias”, destaca Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti.

No ramo da iluminação, a Bronzearte diferencia seus produtos em dois principais canais: profissional e residencial. Com uma ampla variedade de soluções, a empresa consegue alcançar todos os tipos de cliente. “Temos mais ou menos 3600 itens no portfólio. A gente brinca que, do portão ao porão, temos soluções. E produtos para todos os bolsos também”, destaca Márcio Santos, responsável pelo canal profissional da Bronzearte.

A feira tem se mostrado interessante e atraído públicos qualificados, trazendo conhecimento e conteúdo
Walter Cover

Além dos produtos de iluminação, a empresa também oferece soluções para projetos. “Todos os nossos produtos têm curvas em ‘s’. Ou seja, se o profissional de arquitetura ou o light designer quiserem fazer o dimensionamento do projeto, eles conseguem jogar todas as curvas no software”, explica. A empresa também oferece o cálculo de retorno de investimento, que considera o tempo que levará para a troca da iluminação, de tradicional para LED, “se pagar”. Se um projeto tem 100 kW instalados, conseguimos manter a iluminação com 20 kW. Assim, a solução oferece diversos ganhos e um payback – retorno de investimento em oito a dez meses”, reforça Santos.

AJUDA ROBÓTICA

Apresentado pela Sibrape na FEICON, o robô XTi9 chega ao fundo de piscinas para realizar a limpeza de todas as sujeiras e impurezas. A escova gira no dobro da velocidade de deslocamento do robô. Ele é controlado através de smartphone ou tablet com programas de limpeza remotos.

Foto/Imagem: Divulgação

Já o Landroid, novidade da Worx, é equipado com inteligência artificial e sistema de corte e tritura com três lâminas, que permite ao robô tomar as suas próprias decisões e realizar cortes limpos, precisos e homogêneos. Ele adapta-se ao jardim, pois consegue navegar em áreas estreitas. Possui tecnologia de corte em áreas demarcadas com fios energizados, que limita a área onde o gramado será aparado.

NOVIDADES

Entre os lançamentos da FEICON estão as melhorias apresentadas pela 3M na sua linha de produtos. A Fita Fixa Forte EXTREME dispensa a utilização de ferramentas e possui fácil aplicação. “Conhecido pela maior parte das donas de casa, o produto agora resiste a 5 kg. Então, não precisa mais usar pregos ou rebites e pode colar direto com a dupla-face”, pondera Daniele Canella, especialista de marketing da 3M.

banheiro-papel-paredeFoto/Imagem: Divulgação

Com o objetivo de entrar no mercado das obras de pequeno e médio porte, a Denver Impermeabilizantes apresentou três novos produtos durante a feira. A Denverfita é uma fita adesiva com face superior revestida por um filme aluminizado que permite sua exposição a raios U.V. e intempéries. A Denvermanta Primer Acqua é uma emulsão asfáltica para imprimação, indicada para aplicação a frio em substratos de concreto e argamassas. Já o Denveflex Trinca é um selante flexível de base acrílica para vedação de trincas, fissuras, entre outros. Está disponível na cor branca e possui secagem rápida, aplicação sem sujeira e pode receber diversos tipos de pintura. “Há cerca de 5 anos, nosso foco tem sido abrir um canal de atendimento para o mercado do consumidor final. Nossos produtos para impermeabilizar e tratar problemas com umidade são indispensáveis e precisamos mostrar para esse público que existem soluções de qualidade para resolver infiltrações e preservar o seu imóvel definitivamente”, afirma Flávio de Camargo, gerente de marketing da Denver Impermeabilizantes.

A Vedacit, entre diversos lançamentos, apresentou a nova linha Vedaspray. Com a proposta do “faça você mesmo”, o Vedaspray impede a absorção dos líquidos, protegendo contra manchas, desgaste e proliferação de microrganismos. Pode ser aplicado em tecidos, pedras e madeiras, conforme os modelos disponibilizados. “Além de proporcionar economia para os consumidores, o que é uma de suas características indiscutíveis, a nova proposta de soluções da Vedacit deixa a casa mais protegida e incentiva a própria família a cuidar da melhor forma possível de seus bens”, conclui Maurício Gasperini, gerente de produto da Vedacit.

TECNOLOGIAS

Para ajudar os profissionais na criação de projetos acústicos, a Multinova criou o Software Projetus. Lançado em um workshop durante o segundo dia da feira na ilha do conhecimento, o programa desenvolve projetos completos de isolamento acústico de fachada, parede, piso e reverberação de

Foto/Imagem: Divulgação

ambientes. “O Projetus é destinado a engenheiros, arquitetos e profissionais da área para fazer projetos completos, de acordo com a norma ABNT 15575. Vamos disponibilizá-lo gratuitamente aos profissionais e construtoras do Brasil que são nossos parceiros”, afirma Jair Rosa, consultor de mercado da Multinova.

A CETEC apresentou a SM-10, a nova máquina para pintura airless. De fabricação nacional, ela atende à demanda de pintores que precisam de velocidade na pintura, mas que não têm muitos recursos para investir. Por ser uma alternativa de baixo custo, é considerada a porta de entrada para automatização da pintura, por isso, também é chamada de “meu primeiro airless”. A SM-10 opera a um ritmo de 1,7 l/min e pesa apenas 8 kg. Enquanto um homem pinta, em média, 200 m²/dia, a máquina faz 1000 m²/dia. Ou seja, é 5x mais rápida.

ESTANDES EM DESTAQUE

contour-crafting
Cabine 4D da Cebrace

A CEBRACE trouxe para a FEICON pelo segundo ano consecutivo uma cabine 4D para demonstrar a diferença entre uma casa equipada com vidros normais e uma com vidros Habitat – linha de vidros de proteção solar da empresa. O Habitat é o destaque da empresa desde 2013, ano de seu lançamento. “Ano passado a cabine 4D foi um grande sucesso, então a trouxemos de novo. Porque a pessoa pode realmente vivenciar ali o benefício do vidro”, ressalta Luciana Teixeira, coordenadora de mercado da marca.

Estande da FLC na FEICON 2016

A FLC apostou na interação: para demonstrar quanto de energia é utilizado para acender uma lâmpada, o público deveria pedalar em uma bicicleta ergométrica para comparar o esforço gerado entre um tipo e outro. O resultado? Muitas risadas entre os próprios participantes e, para quem completasse o desafio, um brinde da empresa.

Estande cenográfico da Stam (Foto/Imagem: Divulgação)

A Stam trouxe para a FEICON um estande cenográfico em homenagem à cidade do Rio de Janeiro. No ano em que a empresa completa 45 anos, a capital fluminense foi escolhida para o tema do estande, com referências típicas da cidade, como os Arcos da Lapa, um botequim da praia de Copacabana e até uma estátua viva realizando performances. A interação com o público acontecia por meio da “fonte de cadeados”.

Veja também o que foi destaque na Expo Revestir 2016!