Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Confira os principais destaques da Expo Revestir 2016

Evento foi marcado pelo recorde de público e por lançamentos exclusivos e sustentáveis

Publicado em: 07/03/2016Atualizado em: 30/10/2023

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

banheiro-papel-parede
Foto/Imagem: Divulgação

A 14ª edição da Expo Revestir 2016, realizada entre 1 e 4 de março, foi um prato cheio para arquitetos, designers de interiores, lojistas, construtores, revendedores, engenheiros e compradores nacionais e internacionais. A fashion week da construção foi encerrada com números surpreendentes: 63 mil profissionais marcaram presença na feira, que teve um aumento de 6,5% em visitas únicas. Além disso, o número de visitas internacionais atingiu novo recorde. “Esta, sem dúvida, foi a maior de todas as edições. Mais do que nunca, a Expo Revestir tornou-se estratégia prioritária para as empresas e profissionais de toda a cadeia da construção”, ressalta Antonio Carlos Kieling, presidente da Expo Revestir e do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção.

Os 40 mil m² do Transamerica Expo Center, em São Paulo, foram ocupados por 219 expositores dos setores de cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinhas e banheiros, rochas ornamentais, laminados, madeiras, mosaicos, cimentícios, vítreos, máquinas, insumos e soluções especiais.

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS

Uma solução para o futuro sustentável das construções brasileiras estava no estande da Eliane Revestimentos. A nanotecnologia Cleantec é uma camada invisível a olho nu aplicada em superfícies cerâmicas para fachadas, paredes e pisos. Patenteada pela empresa japonesa Toto e produzida exclusivamente na fábrica da Eliane, ela é autolimpante, purifica o ar e, quando usada em locais internos, é antibacteriana. “Para realizar todos esses benefícios, ela só precisa de recursos naturais: raios UV e a umidade presente no ambiente”, pontua Cristiane Rocha, consultora de especificação da Eliane.

 

banheiro-papel-parede
Foto/Imagem: Divulgação

A tecnologia realiza um processo semelhante à fotossíntese, transformando o gás carbônico em oxigênio. Uma área com 150 m² de fachada tratada com Cleantec purifica o ar em uma proporção equivalente a uma floresta com 1000 m². “Isso neutraliza o que uma dúzia de carros emitem de poluentes, percorrendo 30 km por dia. Uma casinha de 150 m² neutraliza 12 carros. Imagina um edifício de 10 mil metros, um bairro inteiro, uma cidade”, destaca Rocha.

A Eucatex, por sua vez, apresentou sua linha de rodapés Acqua, feita totalmente em poliestireno – material 100% reciclável. Ela pode ser usada como guarnição de portas e combinada com diversos tipos de revestimentos do mercado, como piso cerâmico, porcelanato etc. “O diferencial da linha Acqua é que ela pode ser usada em áreas úmidas, como cozinhas e banheiros, pois pode ser lavada”, destaca Regina Ricci, gerente de marketing da Eucatex.

NOVIDADES

banheiro-papel-parede
Foto/Imagem: Divulgação

Com exclusividade, a Level Acabamentos trouxe ao Brasil a luxuosa marca italiana Bisazza, composta de coleções assinadas por designers famosos como Jaime Hayon, India Mahdavi, Fabio Novembre, Alessandro Mendini, Isao Hosoe e Patricia Urquiola. Segundo Michelly Panicio, analista de marketing da empresa, a marca “é a Ferrari dos mosaicos de vidro”. Com destaque no estande, e tido como um dos queridinhos da empresa, estava o Bonaparte Wall. “Este painel é assinado pelo famoso designer Carlo Dal Bianco e é um busto de Napoleão Bonaparte”, conclui Panicio.

No embalo do “em time que está ganhando não se mexe”, a Solarium Revestimentos apresentou, novamente, uma linha assinada pela arquiteta Fernanda Marques. “Ela lançou um produto ano passado que foi um grande sucesso. A arquiteta nos disse que esse ano foi um desafio, pois lançar um sucesso seguido do outro não é fácil”, destaca Ana Cristina Souza Gomes, presidente da Solarium Revestimentos. A linha Pixel é composta por módulos com cinco modelos diferentes em formato hexagonal que possibilitam diversas paginações. “Ela proporciona mil possibilidades de criação. Versátil, desperta a criatividade dos arquitetos e pode ser personalizada de acordo com o uso, pessoa, casa ou empreendimento”, ressalta Gomes.

banheiro-papel-parede
Foto/Imagem: Divulgação

No passado utilizados para montar cozinhas e banheiros, os revestimentos da espanhola Dune ganharam design. A empresa apresentou em seu estande diversas novidades, mas os holofotes se viraram para uma série de quatro produtos: Megalos (revestimentos e pavimentos), Emphasis (mosaicos), Eureka (lavabos) e Shapes, modernas peças em 3D com referências ao Origami. “A novidade deste ano é a terceira queima: isso significa que nossos decorados passam várias vezes pelo forno e, por isso, têm acabamentos mais diferenciados”, comenta Diego Ballesteros, diretor geral da empresa no Brasil.

INOVAÇÕES

Desenvolvido pela Owa Sonex, o Forro Mineral Unique apresenta a união do estilo minimalista industrial à sustentabilidade. Muito além do design com nuances entre o claro e o escuro, o forro apresenta elevada absorção sonora (NRC 0,70) e resistência ao fogo (Classe A2,s1-d0 – EU13501-1 e Classe IIA). Indicado para centros de convenções, auditórios, restaurantes e escritórios, é o primeiro forro confeccionado com conceito Cradle to Cradle – sistema rigoroso de qualidade que otimiza o uso do produto reciclado na produção de novos forros.

 

banheiro-papel-parede
Foto/Imagem: Divulgação

Já a grife de cerâmicas Villagres trouxe a nova Coleção Touch, composta pelas linhas Metálica, Onix, Folk e Cumaru. Indicadas para pisos e revestimentos, elas são impressas no porcelanato com tecnologia Full HD. Segundo Nathalia Maule, arquiteta da Villagres, a Touch “é uma nova coleção que explora todo o poder do toque e da textura, acrescentando sensações e novos sentidos à superfície dos produtos”.

NEUTRALIDADE

A Elizabeth Revestimentos trouxe como grande tendência os esmaltados polidos ou polidos digitais. “Nossos produtos estão imitando mais o mármore calacata, mais voltado para engenharia. São produtos mais neutros”, explica Vitor Hugo, coordenador de vendas. A empresa também levou produtos decorados, ladrilhos e o lapado, material com menor brilho, mas com alta resistência. Outra novidade foram os produtos de fachadas 5 x 10, menores e mais econômicos. “São revestimentos cerâmicos voltados para fachada, com uma textura muito próxima de uma porcelana”, destaca.

CONSOLIDAÇÃO

O intuito da Weber para a 14ª edição da Expo Revestir era de consolidar a marca e enfatizar que é uma empresa de soluções de fachadas. “Queremos difundir exatamente isso: que nós não somos uma empresa de revestimento decorativo, que vende reboco ou uma textura. Nós vendemos todas as soluções de fachadas”, pondera Weberton Sá, gerente de vendas técnicas.

O portfólio completo – composto pelos produtos Monocapa Base Quartzolit, Monocapa Natura Quartzolit, Monocapa Classic Quartzolit, Textura Mineral Concreto Quartzolit, Textura Acrílica Quartzolit, Minerale Quartzolit, Cimentcola Fachadas Quartzolit, Chapisco Rolado Quartzolit, Reboco Projetável Quartzolit e Reboco Externo Quartzolit – atende qualquer tipo de obra, seja ela popular ou de alto padrão. “Já vendemos o chapisco e o reboco para a construtora, então nada melhor do que vender o acabamento final. Para a construtora é uma vantagem também. Então todas as principais soluções que o mercado utiliza hoje, nós temos”, complementa Sá.

CONCEITO DAS GRANDES MARCAS DE LOUÇAS E METAIS SANITÁRIOS

banheiro-papel-parede
Foto/Imagem: Divulgação

Para apresentar seus principais lançamentos e tendências de 2016, a Deca apostou na sinestesia – união de planos sensoriais diferentes. O estande da empresa era um convite às sensações, explorando o gosto com o cheiro ou a visão com o tato, ao mesmo tempo em que brincava com o mix de texturas, formas e luzes. As peças unem o aspecto orgânico, quente e tátil da madeira com a solidez e modernidade dos metais. O público pôde conhecer os produtos de pertinho, pois eles estavam em ambientes funcionais, como se ocupassem espaços de uma residência. Uma das áreas com maior destaque no estande da Deca era dedicada à inovação e aos produtos Conceito.

 

banheiro-papel-parede
Foto/Imagem: Divulgação

A Docol trouxe o futuro em seu estande com mais de 400 m² de área, utilizando o conceito interativo idealizado pelo atelier de Marko Brajovic. Ele é composto por redes de tubos que, com a interação do público, ecoam notas musicais formando uma sinfonia futurista.

O espaço apresentou a linha Industrial, que carrega a beleza das imperfeições e a celebração da simplicidade. Confeccionados quase que artesanalmente, os misturadores e as torneiras da linha são indicados para cozinhas e lavatórios.

 

E mais:
Veja como foi a Expo Revestir 2015