Conheça alguns dos prédios mais altos do mundo

No meio de grandes cidades urbanas e até no deserto: esses prédios espalhados pelo mundo enfrentaram diferentes desafios para atingirem grandes alturas

Publicado em: 08/11/2023Atualizado em: 22/11/2023

Texto: Agatha Menes do Nascimento

Vista da parte superior do prédio Platina 220 com outros prédios ao fundoO Platina 220 é o maior prédio de São Paulo, com 172 metros de altura (Foto: Pedro Vannucchi)

O fator “quantidade de pessoas versus espaços disponíveis” nunca esteve tão em alta — literalmente.

Com o avanço da globalização, os prédios estão ganhando cada vez mais novos andares para comportarem o alto número de pessoas vivendo e trabalhando em grandes centros urbanos. Atualmente, existem prédios com mais de 800 metros altura!

Quer conhecer alguns dos empreendimentos mais altos do mundo? Veja uma lista com cinco prédios e suas curiosidades!

  • 1. Ícone Planeta
  • 2. Platina 220
  • 3. Iconic Tower
  • 4. One World Trade Center
  • 5. Burj Khalifa

Ícone Planeta

Vista parcial da parte de cima do Ícone PlanetaO Ícone Planeta é considerado o maior prédio do interior do Brasil com 141 metros de altura (Foto: Divulgação/Construtora Planeta)

Começamos a lista com o prédio mais alto do interior do Brasil. O Ícone Planeta, edifício residencial com 141 metros de altura e 45 andares (38 residenciais) foi inaugurado no final de outubro de 2023 e está localizado em Sorocaba (SP).

O Ícone Planeta foi projetado pelo mesmo escritório do Platina 220 (ver mais abaixo), Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados.

E possui como diferenciais:

  • Sky Lounge & Gourmet
  • Sky Health Club & Spa
  • Sistema de climatização na piscina
  • Sistema de reuso de água pluvial para torneiras de lavagem e irrigação

Pela altura do edifício, foi necessário realizar testes em túnel de vento no Canadá e cálculos estruturais, feito pelo renomado escritório França & Associados.

Platina 220

Vista panorâmica de São Paulo com o edifício mais alto da cidade, o Platina 220O Platina 220 possui lojas, hotel, residências, escritórios e restaurante no terraço (Foto: Pedro Vannucchi)

O maior prédio de São Paulo é o Platina 220, com 172 metros de altura e 46 andares de uso misto.

O projeto, do escritório de arquitetura Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, conta com:

  • Lojas no térreo
  • Hotel e residências no terço mais baixo da edificação
  • Conjuntos comerciais na parte intermediária
  • Lajes corporativas na parte superior
  • Restaurante no terraço

A fachada foge das tradicionais com vidros espelhados, já que possui um visual mais leve, com janelas e varandas que permitem uma maior ventilação nos espaços.

Iconic Tower

Visão da Nova Capital Administrativa do Egito com o Iconic Tower ao meioO Iconic Tower terá 385 metros de altura e será o maior do continente africano (Foto: Ziad Rashad)

Saindo do Brasil...vamos falar do maior edifício do continente africano. Estamos falando do Iconic Tower, com 385 metros de altura e obra prevista para finalizar em 2024.

Localizado na chamada "Nova Capital Administrativa" — uma cidade construída para se tornar a nova capital do Egito, substituindo Cairo (que tem uma superlotação) —, o prédio terá 80 andares: 40 de escritórios, 10 de hotéis de luxo e 30 de apartamentos residenciais.

O grande desafio da obra não poderia ser outro: evitar que o grande e pesado prédio afunde no solo do deserto.

Para resolver isso, foi necessário criar uma fundação tipo raiz, que utilizou mais de 18 mil m³ de concreto e uma laje de concreto armado, que ajudam na distribuição do peso.

Conheça também alguns dos maiores retrofits do Brasil

One World Trade Center

Vista dos prédios de Nova York com o One World Trade Center ao meioOne World Trade Center possui 541 metros de altura e é o maior prédio de Nova Iorque (Foto: Matteo Ceruti)

O prédio mais alto de Nova Iorque (EUA) — cidade conhecida pelos seus arranha-céus — é o One World Trade Center, com 541 metros de altura. Sua construção levou oito anos (de 2006 a 2014).

Ele ocupa o complexo do antigo WTC (World Trade Center) — as Torres Gêmeas. O empreendimento foi projetado por David Childs e seu time do Skidmore, Owings and Merrill — o mesmo escritório responsável pelo Burj Khalida (ver mais abaixo).

O edifício possui salas comerciais, lojas, um centro de artes cênicas e um observatório.

Burj Khalifa

Vista do Burj Khalifa de longe em meio a prédios menoresBurj Khalifa é o maior prédio do mundo, com 828 metros de altura (Foto: Hit1912)

Não poderíamos terminar essa lista com o Burj Khalifa. Construído de 2004 a 2010 e projetado pelo renomado escritório de arquitetura Skidmore, Owings and Merrill (SOM), é o maior prédio do mundo, com incríveis 828 metros de altura.

Localizado em Dubai, no Emirados Árabes Unidos, o Burj Khalifa não possui apenas apartamentos residenciais; conta também com andares corporativos, um hotel de luxo e um restaurante (o mais alto do mundo).

Destaque para os dois mirantes do empreendimento, localizados no 124º andar e no 442º andar, respectivamente.

E aí, qual desses prédios você gostou mais?