Conheça alguns dos prédios mais altos do mundo
No meio de grandes cidades urbanas e até no deserto: esses prédios espalhados pelo mundo enfrentaram diferentes desafios para atingirem grandes alturas
Texto: Agatha Menes do Nascimento
O fator “quantidade de pessoas versus espaços disponíveis” nunca esteve tão em alta — literalmente.
Com o avanço da globalização, os prédios estão ganhando cada vez mais novos andares para comportarem o alto número de pessoas vivendo e trabalhando em grandes centros urbanos. Atualmente, existem prédios com mais de 800 metros altura!
Quer conhecer alguns dos empreendimentos mais altos do mundo? Veja uma lista com cinco prédios e suas curiosidades!
- 1. Ícone Planeta
- 2. Platina 220
- 3. Iconic Tower
- 4. One World Trade Center
- 5. Burj Khalifa
Ícone Planeta
Começamos a lista com o prédio mais alto do interior do Brasil. O Ícone Planeta, edifício residencial com 141 metros de altura e 45 andares (38 residenciais) foi inaugurado no final de outubro de 2023 e está localizado em Sorocaba (SP).
O Ícone Planeta foi projetado pelo mesmo escritório do Platina 220 (ver mais abaixo), Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados.
E possui como diferenciais:
- Sky Lounge & Gourmet
- Sky Health Club & Spa
- Sistema de climatização na piscina
- Sistema de reuso de água pluvial para torneiras de lavagem e irrigação
Pela altura do edifício, foi necessário realizar testes em túnel de vento no Canadá e cálculos estruturais, feito pelo renomado escritório França & Associados.
Platina 220
O maior prédio de São Paulo é o Platina 220, com 172 metros de altura e 46 andares de uso misto.
O projeto, do escritório de arquitetura Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, conta com:
- Lojas no térreo
- Hotel e residências no terço mais baixo da edificação
- Conjuntos comerciais na parte intermediária
- Lajes corporativas na parte superior
- Restaurante no terraço
A fachada foge das tradicionais com vidros espelhados, já que possui um visual mais leve, com janelas e varandas que permitem uma maior ventilação nos espaços.
Iconic Tower
Saindo do Brasil...vamos falar do maior edifício do continente africano. Estamos falando do Iconic Tower, com 385 metros de altura e obra prevista para finalizar em 2024.
Localizado na chamada "Nova Capital Administrativa" — uma cidade construída para se tornar a nova capital do Egito, substituindo Cairo (que tem uma superlotação) —, o prédio terá 80 andares: 40 de escritórios, 10 de hotéis de luxo e 30 de apartamentos residenciais.
O grande desafio da obra não poderia ser outro: evitar que o grande e pesado prédio afunde no solo do deserto.
Para resolver isso, foi necessário criar uma fundação tipo raiz, que utilizou mais de 18 mil m³ de concreto e uma laje de concreto armado, que ajudam na distribuição do peso.
Conheça também alguns dos maiores retrofits do Brasil
One World Trade Center
O prédio mais alto de Nova Iorque (EUA) — cidade conhecida pelos seus arranha-céus — é o One World Trade Center, com 541 metros de altura. Sua construção levou oito anos (de 2006 a 2014).
Ele ocupa o complexo do antigo WTC (World Trade Center) — as Torres Gêmeas. O empreendimento foi projetado por David Childs e seu time do Skidmore, Owings and Merrill — o mesmo escritório responsável pelo Burj Khalida (ver mais abaixo).
O edifício possui salas comerciais, lojas, um centro de artes cênicas e um observatório.
Burj Khalifa
Não poderíamos terminar essa lista com o Burj Khalifa. Construído de 2004 a 2010 e projetado pelo renomado escritório de arquitetura Skidmore, Owings and Merrill (SOM), é o maior prédio do mundo, com incríveis 828 metros de altura.
Localizado em Dubai, no Emirados Árabes Unidos, o Burj Khalifa não possui apenas apartamentos residenciais; conta também com andares corporativos, um hotel de luxo e um restaurante (o mais alto do mundo).
Destaque para os dois mirantes do empreendimento, localizados no 124º andar e no 442º andar, respectivamente.
E aí, qual desses prédios você gostou mais?