Construsummit 2024: Confira os destaques
Evento que reúne os principais players da construção civil para debates sobre gestão e tecnologia é marcado por conteúdo, conexões e networking
Conectar as pessoas que constroem o Brasil e transformar a realidade da indústria da Construção. Foi esta a missão da 6ª edição do Construsummit 2024 — maior evento de gestão e tecnologia da Indústria da Construção. O encontro teve como premissa oferecer conteúdo, conexão e muito networking para gestores do setor que protagonizam a transformação digital do Brasil.
“A indústria da construção está passando por um processo de modernização e adoção de tecnologias muito forte. E o Construsummit é o lugar para as pessoas se informarem a respeito e trocarem experiências. Para nós o evento é muito importante porque temos uma comunidade enorme de clientes e parceiros. É o momento de concretizar esse relacionamento com todos eles e reforçar o nosso compromisso com o desenvolvimento dessa indústria”, afirma Eduardo Smith, CEO do Grupo Softplan.
De acordo com Ionan Fernandes, Diretor Executivo da Softplan para a Indústria da Construção, diferentemente dos anos anteriores, a expectativa é de conectar mais players da cadeia, não apenas construtoras e incorporadoras, como também agentes do mercado financeiro e indústrias fornecedoras. “O Sienge assume um papel de protagonista e começa a colocar todos esses agentes da indústria da construção civil para atuarem de forma mais integrada. Acreditamos muito que com a retirada de barreiras, retirada da fricção entre os elos da cadeia, teremos ganhos em produtividade e eficiência”.
Desafios e oportunidades da Construção Civil
Na plenária “O cenário da cadeia da incorporação: desafios e oportunidades em um mercado em transformação”, Fernandes falou que nesse momento temos uma oportunidade enorme de darmos um salto de eficiência e produtividade. Basicamente em função da digitalização, da integração e da industrialização.
Explicou, ainda, que o momento é de desafios e de oportunidades. Reforma tributária, sustentabilidade e crise de mão de obra são alguns dos entraves do setor que, em contrapartida, vive um crescimento consistente, ampliação de crédito e uso da Inteligência Artificial.
“Estamos em um ponto de inflexão principalmente em relação a essas oportunidades. Hoje temos mais de 9 mil clientes, temos 25 mil obras simultâneas. Acredito que tenhamos passado de 1 milhão de obras gerenciadas ao longo desses anos. Por isso temos uma crença muito grande de que estamos genuinamente e verdadeiramente em um ponto de inflexão e de mudança de como essa indústria atua. Se tem um momento, esse momento é agora”, destacou.
O uso de dados na gestão da Construção
Na palestra “O uso de dados na gestão da Construção: como aproveitar as oportunidades”, Cristiano Gregorius, Diretor de Operações de Software da Softplan para a Indústria da Construção falou sobre a importância dos dados e de como eles indicam com mais clareza onde estão as oportunidades. “Em uma analogia: dados são o novo petróleo, são o novo oxigênio. Mais do que o valor financeiro, eles são fundamentais. Você não gere seu negócio de forma efetiva sem sua utilização”, afirmou.
Marketing do futuro
O marketing do McDonald's — que entre diferentes estratégias adotou o apelido Méqui para a rede de fast food no Brasil — aparentemente não tem relações próximas com a construção civil ou com o setor imobiliário. Mas, a associação é maior do que parece e a explicação sobre essa conexão foi o ponto de partida da palestra de João Branco, executivo de marketing destaque da Forbes e ex-vice-presidente de marketing do McDonald's. Ele foi o responsável pela plenária "Marketing do futuro - propósito, estratégia e encantamento dos clientes".
O futuro do Minha Casa Minha Vida
O Minha Casa Minha Vida tem sido considerado um dos principais motores da indústria da construção em 2024. Para detalhar o momento atual e antecipar o rumo que o programa deve seguir nos próximos anos, o Construsummit 2024 recebeu Raul Gomes, superintendente nacional de habitação pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal. O profissional foi o responsável por ministrar a plenária “Próximos Passos do Programa Minha Casa Minha Vida”.
Perspectivas econômicas para o Brasil
A palestra "Perspectivas Econômicas para o Brasil 2024 / 2026", de Zeina Latif, consultora econômica, sócia da Gibraltar Consulting e ex-Economista-Chefe da XP, fechou o primeiro dia de Construsummit e respondeu a principal pergunta do público participante: o que esperar para o mercado da construção? “Eu vejo uma tendência positiva em uma velocidade superior ao PIB. Então todo o atraso que a gente tem da construção em relação ao resto do PIB está diminuindo. E vejo um cenário favorável para o Brasil”, declarou.
Trilhas
Além das plenárias principais, o Construsummit 2024 contou com trilhas temáticas que se aprofundaram em diferentes conteúdos ao longo dos dois dias de evento. Confira, abaixo, um resumo do que o público pôde acompanhar nesses palcos.
Revolução dos dados e inteligência artificial
“O problema é o insumo para aplicarmos tecnologia. É a partir disso que possibilitamos a transformação de empresas e pessoas”. Foi com essa positividade que Guilherme Brasil, Diretor Executivo de Tecnologia (CTO) da Softplan, deu início às palestras do segundo dia do Construsummit 2024, falando sobre a revolução dos dados na construção e o impulso da inteligência artificial. Ele comandou a plenária "Revolução dos dados na Construção e o impulso da inteligência artificial".
Reforma tributária
A reforma tributária é tema complexo e de grande importância para todo o país, incluindo o setor da construção civil e o mercado imobiliário. Pela enorme relevância do assunto, ele não poderia ficar de fora do Construsummit 2024. O evento recebeu representantes de algumas das mais importantes entidades setoriais para uma mesa-redonda na plenária "Reforma tributária, perspectivas de funding e negócios na construção civil".
Digitalização e produtividade na indústria
Com mais de 14 anos de experiência no setor de infraestrutura, Fernanda Tauffenbach, sócia de Infraestrutura e Projetos de Capital da Deloitte, conduziu a plateia do Construsummit 2024 por uma imersão em transformação digital na indústria da construção civil. Com a tarefa de esmiuçar o futuro da digitalização, industrialização e produtividade no setor, a palestrante deixou claro que todos esses elementos dependem dos avanços tecnológicos na indústria.
Ela convidou o público a refletir sobre como essas transformações podem modificar o universo da construção – especialmente quando aplicadas de maneira estratégica para aumentar a produtividade. A ideia central era discutir como as inovações já estão sendo implementadas e como ainda existe um longo caminho a ser trilhado em termos de adoção e amadurecimento dessas ferramentas no Brasil. Ela comandou a plenária "Digitalização, industrialização e produtividade na indústria da construção civil".
A reconstrução do Rio Grande do Sul
Tradicionalmente, o Construsummit muda a realidade de uma família com a entrega de uma casa — ação realizada em conjunto com entidades parceiras e usando parte do valor arrecadado na venda de ingressos. Mas, em 2024, com a tragédia que assolou boa parte do estado do Rio Grande do Sul, o Grupo Softplan decidiu ir além para ajudar na difícil missão de recuperar a dignidade e a vida daqueles que foram prejudicados pelas devastadoras enchentes. Os detalhes foram apresentados na plenária “A reconstrução do Rio Grande do Sul”.
Criando cidades melhores
A plenária de encerramento do Construsummit 2024 foi repleta de provocações, reflexões, cases e inspiração para arquitetos, engenheiros, empreendedores e demais profissionais que pensam o futuro das cidades. Raul Juste Lores, jornalista, escritor e criador do canal "São Paulo nas Alturas", fez muitos questionamentos sobre como o Brasil tem construído empreendimentos do segmento popular, médio e de luxo. Com o tema “Como bons empreendimentos imobiliários podem se traduzir em diversidade e sustentabilidade”, a apresentação de Lores pretendia trazer exemplos e cases de cidades que criam sociedades mais coesas.
Até 2025
Após muito conteúdo, aprendizado e networking, coube a Ionan Fernandes encerrar o Construsummit 2024. “Não é um evento feito somente de palestras, apresentações, debates, palcos ou arenas de inovação. Esse é um evento diferente pela conexão e pela inspiração. Nós nos inspiramos em vocês”, começou o executivo.
“Quando falamos em nos inspirar, a construção não é somente levantar paredes. Na verdade, ela dá vida a um monte de sonhos e temos a capacidade literal de construir o futuro com as nossas mãos. Não tem outro lugar que conseguimos fazer isso, somente na construção. E, assim, espero que esse evento tenha renovado em cada um de vocês a vontade de fazer a diferença e ver um mundo melhor”, concluiu Fernandes, mencionando que gostaria de ver todo o público novamente no Construsummit 2025.