Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Consultor apresenta soluções técnicas para subsolos estanques

Palestra do engenheiro Renato Cortopassi abordará as tecnologias disponíveis para a construção de contenções e lajes de subpressão resistentes a lençóis freáticos

Publicado em: 03/10/2018

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

03/10/2018 – A estanqueidade das paredes de contenção e da laje de fundo é uma das grandes preocupações de quem vai construir edifícios com subsolos em locais com lençol freático alto. De modo geral, há duas formas de se contornar o problema: rebaixar o aquífero definitivamente ou executar estruturas perfeitamente estanques. A primeira solução, contudo, tem sido abandonada devido aos altos custos financeiros e ambientais durante a operação do edifício.

Na palestra “Estruturas estanques submetidas a carregamentos de aquíferos – Lajes de subpressão”, o engenheiro Renato Cortopassi mostra por que as estruturas de concreto projetadas para resistir à pressão hidrostática das águas subterrâneas são a alternativa técnica mais adequada para esses casos.

Diretor da Kali Engenharia, é formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em estruturas de concreto e fundações, é professor substituto e orientador externo em pesquisas na UnB. Foi presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e participou de grandes obras no Distrito Federal, como o edifício da Procuradoria Geral da República e a ponte Juscelino Kubitschek.

Realizado pelo Portal AECweb com patrocínio da Votorantim Cimentos, o evento acontece no dia 18 de outubro de 2018, às 16h, ao vivo, pela internet. A inscrição é gratuita e pode ser feita por esse link.

O último web seminário do Portal AECweb abordou o tema “Arquitetura em aço com sistemas construtivos industrializados” e foi apresentado pelo arquiteto Alcindo Dell'Agnese Filho. Perdeu? Confira na íntegra!

Você também pode ver todos os outros web seminários já realizados.