Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Discos diamantados são opção para corte rápido e preciso de diferentes materiais

Ferramentas podem ser utilizadas em granitos e outras rochas naturais, bem como em concreto, metais e porcelanato. Saiba como escolher o melhor produto

Publicado em: 13/04/2022

Texto: Juliana Nakamura

imagem de uma mão manuseando um corte feito com uma serra diamantada
As serras diamantadas são recomendadas para aplicações que exigem cortes com melhor acabamento, em porcelanato, azulejo, ardósia e revestimentos cerâmicos (Foto: Allexxandar/Shutterstock)

Os discos diamantados são ferramentas profissionais desenvolvidas para o corte seguro de diferentes materiais duros, de asfalto a concreto armado, passando por pisos cerâmicos, rochas decorativas naturais e sintéticas. Fabricados com ligas metálicas especiais e grãos de diamante, eles têm como característica a alta resistência à abrasividade.

Tipos de discos de corte

Serras e discos diamantados são classificados em função de sua geometria. Os modelos contínuos são formados por um anel liso e sem cisões. Esses instrumentos são recomendados para aplicações que exigem cortes com melhor acabamento, em porcelanato, azulejo, ardósia e revestimentos cerâmicos.

Já o disco segmentado apresenta dentes separados por cisões que contribuem para a refrigeração do processo. Por isso, serras segmentadas podem ser aplicadas em cortes a seco em materiais mais duros, como alvenaria e concreto.

Há, ainda, os discos do tipo turbo, que permitem tanto o corte refrigerado, quanto a seco, de mármores, granitos, telhas de fibrocimento, alvenaria e pedras decorativas, como miracema.

Critérios de seleção

A qualidade do serviço e a durabilidade da lâmina de corte variam em função de fatores como tipo e concentração do diamante, dureza do metal de ligação, método de fabricação dos segmentos, condições da máquina de serragem e habilidade do operador.

Em especial a concentração de diamantes é o que define a quantidade de cortes que cada disco consegue fazer. Alguns modelos, dependendo da aplicação, podem realizar mais de mil cortes ao longo de sua vida útil. Já a resistência do material empregado no corpo do disco tem relação com a redução do risco de quebras, elevando a segurança do usuário.

A espessura do disco também impacta o desempenho do serviço executado e deve ser definida de acordo com a máquina que vai ser utilizada. De modo geral, discos mais finos cortam mais rápido e com mais precisão. Em contrapartida, os mais grossos são mais adequados para serviços mais pesados.

Uma referência técnica importante na hora de selecionar uma ferramenta de corte é a ABNT NBR 15.230: Ferramentas abrasivas — Uso, manuseio, segurança, classificação e padronização.

Orientações de segurança

Durante a utilização de serras e discos diamantados, é fundamental respeitar as indicações de segurança presentes no rótulo do produto, bem como utilizar adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPI), com destaque para máscara, luvas e óculos.

Visando o prolongamento da vida útil da ferramenta, também é imprescindível observar a orientação do fabricante quanto à refrigeração. Alguns modelos apresentam desempenho melhor quando operam com água.

Serras diamantadas para corte de granitos e mármores

A indústria disponibiliza diferentes modelos de ferramentas diamantadas para corte de rochas. Entre eles destacam-se a broca diamantada 100 mm tubular, fabricada com dez segmentos diamantados. O instrumento é indicado para furadeiras de bancada com refrigeração, na perfuração de mármores, granitos, pedras, marmoglass e porcelanato. Mais informações e cotação de preços podem ser obtidas aqui.

Especialmente desenvolvida para corte de granito, a serra diamantada SR 250 é produzida com pastilhas diamantadas de 2,5 mm de espessura. Oferecida com diâmetros que vão de 180 mm a 600 mm, essa ferramenta pode ser empregada, também, para corte de mármores e pedras decorativas. Em nosso Guia de Produtos você pode conferir mais detalhes sobre essa e outros acessórios de corte.

Vale mencionar, também, os discos PRO-HD e Pro Contínuo. O primeiro é constituído de um núcleo de aço e segmentos de liga metálica balanceada e impregnada com diamantes. O produto é recomendado para instalação em máquinas portáteis elétricas ou pneumáticas para o corte de rochas ornamentais naturais.

Já os discos diamantados Pro Contínuo são indicados para uso com serra mármore e esmerilhadeira no corte de mármores, granitos, pedras decorativas e alvenaria. O produto trabalha com rotação de até 6650 rpm, alcançando a velocidade máxima de 80 m/s.

Serra para corte de concreto e asfalto

Para o corte de concreto e asfalto, também há uma ampla variedade de soluções disponíveis. Um exemplo é a serra diamantada Turbo 14, que segundo seu fabricante, oferece rentabilidade de 700 m a 1.000 m lineares de corte. Clique aqui para obter informações adicionais sobre essa ferramenta.

Outro produto para corte de concreto é a serra Premium FSL. Com até 1200 mm de diâmetro e soldagem a laser, esse disco é adequado para uso em máquinas de corte de pisos.

Há, também, a serra manual Premium HSM, que pode ser aproveitada em máquinas de corte à combustão, elétricas ou hidráulicas. Esse disco é recomendado para cortes de concretos armados e sem armação, com espessura de parede de até 15 cm.

Especificamente para serviços em asfalto, destaca-se o disco diamantado Bosch, que pode realizar corte seco ou úmido com serra mármore.

Discos de corte para materiais diversos

Alguns discos de corte se sobressaem pela robustez. Outros têm como principal atributo a versatilidade, permitindo o trabalho com diversos tipos de materiais. Esse é o caso das serras trapezoidais Alpha Bravo, capazes de cortar alumínio, plásticos duros, laminados decorativos e metais não ferrosos. Disponíveis com diâmetros de 110 a 400 mm, essas ferramentas podem ser cotadas aqui.

Outro exemplo é o disco diamantado SS105GA, utilizado junto a serra mármore. Com diâmetro de 105 x 20,00 mm, essa ferramenta tem capacidade de corte em concreto, cerâmica, asfalto, tijolo e mármore. Consulte o Guia de Produtos de AECWEB para obter mais informações técnicas e preços.

Destaca-se, ainda, o disco multiúso FR3 com camada de diamantes soldados a vácuo. Segundo o fabricante, tal característica confere ao produto um desempenho de corte adequado para a maioria dos materiais em cortadoras manuais ou angulares com potência máxima de 4,8 kW.

Leia também

Equipamentos para corte de concreto garantem precisão no trabalho
Quais os tipos de corte mais adequados para peças metálicas?
Saiba escolher equipamentos para desbaste de superfícies de concreto