Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Expo Revestir 2020: confira 12 lançamentos de revestimentos

Novidades mostram que a indústria está focada em explorar a tecnologia HD e em oferecer alternativas mais sustentáveis

Publicado em: 03/03/2020Atualizado em: 30/10/2023

Texto: Juliana Nakamura

linha Fossile, da Eliane, reproduz o design do mármore branco
A Eliane apresentará a linha Fossile, um porcelanato indicado para ambientes internos e externos que reproduz o design do mármore branco (foto: divulgação/Eliane)

Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico trouxe impactos enormes na indústria de revestimentos. Pisos cerâmicos e porcelanatos em grandes formatos ganharam protagonismo, assim como a impressão full HD, que permitiu reproduzir nas superfícies acabamentos dos mais diversos – desde rochas naturais até metais, madeira e cimento.

Essa evolução, ainda em curso, fica clara quando se analisa os lançamentos da Expo Revestir, feira que acontece de 10 a 13 de março, em São Paulo. Com mais de 200 expositores, o evento é um tradicional palco para os lançamentos de acabamentos para áreas internas e externas.

Confira a seguir, de antemão, doze novidades que serão expostas na Expo Revestir deste ano. A busca por um visual atemporal e o desenvolvimento de linhas de produtos versáteis, que se adequem a projetos com diferentes estilos, se firmam como duas fortes tendências.

Ripados de EPS reciclado da Santa Luzia
A Santa Luzia lançará os ripados Multilinha, que são fabricados com poliestireno expandido (EPS) reciclado (foto: divulgação/Santa Luzia)

1) Madeira ecológica

Os ripados da coleção Multilinha são o principal lançamento da Santa Luzia na Expo Revestir em 2020. Alternativa ao uso predominante de madeira natural, o revestimento é produzido a partir de poliestireno expandido (EPS) reciclado e é indicado para uso em mobiliário, paredes e divisórias.

2) Novo formato

A Cerâmica Atlas investiu em um novo formato quadrado - 20 x 20 cm - para suas pastilhas de porcelana. A empresa também levará à Expo Revestir dez novas tonalidades, passando por cores mais vibrantes às candy colors.

3) Formas poligonais

Linhas geométricas e ângulos acentuados são as principais características dos produtos da linha Polygon, da Castelatto. Tratam-se de pequenas peças sextavadas de concreto arquitetônico, que podem ser aplicadas tanto em ambientes internos, quanto externos.

4) Cores e formas

Para quem busca os revestimentos vinílicos, as possibilidades se ampliaram com o desenvolvimento da linha Ambienta Make It, da Tarkett. Indicado para uso interno, o revestimento une formas geométricas a uma paleta de cores vibrantes. Além das clássicas opções quadradas e retangulares, as placas são oferecidas, também, nos formatos triangular e trapezoidal.

5) Três dimensões

Desenvolvida pelo arquiteto Arthur Casas, a linha Braile, da Solarium Revestimentos, é composta por três peças de concreto com alturas diferentes. Os revestimentos criam múltiplas possibilidades de encaixes, criando superfícies lúdicas e geométricas.

6) Azul intenso

A coleção Maximarmmi, recém-lançada pela Cerâmica Elizabeth, foi inspirada em um mármore azul espanhol bastante raro. Ao todo são três linhas de porcelanatos (Maxiarco, Maxiblue e Maxisilver) com peças de grande formato e arredondadas.

revestimentos vinilícos Ambienta Make It
Os revestimentos vinilícos da linha Ambienta Make It são as apostas da Tarkett na Expo Revestir (foto: divulgação/Tarkett)

7) Como mármore

Uma das novidades apresentadas pela Eliane na Expo Revestir 2020 é a Linha Fossile. Trata-se de um porcelanato, que pode ser usado em ambientes internos e externos, que reproduz o design atemporal do mármore branco, com tons neutros e veios elegantes.

8) Relevos sofisticados

Desenvolvida pelo designer de joias Antonio Bernardo, a linha Atmosfera, da Portobello, é composta por três painéis que combinam porcelanato e metal e cinco relevos em monoporosa. Os efeitos tridimensionais foram criados a partir de cortes precisos de jato d’água e sobreposições de porcelanato com porcelanato e porcelanato em aço inox.

9) Revestimento serigrafado

A nova coleção de azulejos Lurca foi criada com inspiração na exuberância da Mata Atlântica. Ao todo são oito novos modelos de azulejos serigrafados e queimados a 940 graus, resultando em peças duráveis e de baixa manutenção.

10) Formato gigante

Os maxi formatos vêm ganhando cada vez mais importância no mercado de revestimentos por proporcionarem maior sensação de amplitude e terem instalação simplificada. De encontro com essa tendência, a Roca apresentará na Expo Revestir produtos como o porcelanato Hangar, que tem placas de 120 x 120 cm e apenas 7 mm de espessura.

11) Aspecto cimentício

Os produtos da linha Cemento, da Ruffino Acabamentos, podem ser usados em ambientes residenciais e comerciais. A coleção para ambientes residenciais (Sofisticato) é dedicada ao público que busca um produto de bom custo-benefício para ambientes compactos. Já a coleção para ambientes comerciais (Bravo) é composta por placas com fibra de vidro para garantir maior estabilidade dimensional e diminuir os efeitos da retração e da dilatação.

12) Acabamento sensorial

A tecnologia full HD foi bastante aproveitada pela Damme no desenvolvimento de seus novos porcelanatos. As superfícies dos produtos, que serão apresentados na Expo Revestir, reproduzem madeiras, mármores finos, aço corten, cimentícios e efeitos marmorizados em diferentes formatos.

Quer saber mais? Acesse: https://www.exporevestir.com.br/

Serviço:
10 a 13 de março de 2020, das 10h às 19h.
Transamerica Expo Center – São Paulo - SP