Expo Revestir 2024 | Conheça os destaques da feira

Evento reuniu o que promete ser tendência nos setores da arquitetura e construção

Publicado em: 22/03/2024Atualizado em: 08/04/2024

Texto: Vinícius Veloso

(Foto: Divulgação/Expo Revestir 2024)

(Foto: Divulgação/Expo Revestir 2024)

Entre os dias 19 e 22 de março, o São Paulo Expo recebeu a maior feira do setor de revestimentos e acabamentos na América Latina. A Expo Revestir 2024 reuniu mais de 300 marcas que apresentaram o que promete ser tendência nessas áreas. O evento contou, ainda, com muito conteúdo debatido pelos principais profissionais do mercado.

Clique aqui, siga o canal do Portal AECweb no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre construção civil no seu celular.

Conheça, a seguir, algumas das novidades que se destacaram.

A Saint-Gobain Produtos para Construção levou ao seu estande diferentes soluções fornecidas pelas marcas Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon. Foram expostos produtos como as mantas líquidas premium com novos atributos (redução de calor, por exemplo) e tempo de garantia estendido — oferecidas pela Quartzolit. Além de painéis, forros e diferentes outros materiais acústicos que integram o vasto portfólio da Ecophon.

“Também temos os potes colecionáveis de rejunte acrílico, em que valorizamos a arte brasileira. Foram feitos concursos com artistas regionais para que eles estampassem os seus trabalhos nos recipientes”, conta Vinicius Milhomem, diretor de Marketing da Saint-Gobain Produtos para Construção, destacando a importância da participação no evento.

Estande da Saint-Gobain na Expo Revestir 2024Estande da Saint-Gobain na Expo Revestir 2024 (Foto: Vinícius Veloso)

Entre os destaques da Promaflex no evento, o Protelhado é uma manta de subcobertura para ser instalada abaixo do telhado. A solução para isolamento térmico tem o diferencial de ser fabricada totalmente em alumínio e contar com espuma antichamas no meio. Com uso aprovado pelo Corpo de Bombeiros, o material pode ser aplicado em coberturas já prontas — sendo compatível com qualquer modelo de telha e com diversas estruturas.

“Na Bahia, temos um galpão de medicamentos em que a temperatura interna chegava a 60°C. Após a instalação do Protelhado, foi reduzida para cerca de 28°C. É uma enorme diferença que colabora com a qualidade do trabalho realizado no espaço, além de manter os remédios armazenados de maneira mais segura”, exemplifica Andrea Martins, gerente de Marketing da Promaflex, informando que o produto é indicado para telhados prontos.

Já o conjunto Procaixilho + Providro é indicado para evitar danos às esquadrias durante a execução da obra. Diferentemente de outras soluções usadas com o mesmo propósito, os materiais permitem a abertura das folhas — e, por consequência, a circulação do ar no ambiente. Além disso, pode ficar exposto a intempéries e a sua retirada é muito simples.

Simulador mostrando o uso do Protelhado na Expo Revestir 2024Simulação de uso do Protelhado (Foto: Vinícius Veloso)

Com o slogan “a base para que tudo aconteça” — que destaca a importância dos bons materiais para garantir a máxima qualidade dos projetos —, a Ceramfix mostrou na Expo Revestir 2024, entre muitas novidades, a linha Ardex Flexbone. Com produtos inéditos no Brasil e na América do Sul, conta com membranas desacoplantes disponíveis em três sistemas. O primeiro deles é o flutuante que permite a sobreposição sobre qualquer tipo de base (mesmo aquelas sem aderência direta da argamassa colante), sendo assim ideal para obras rápidas ou temporárias em que no futuro será preciso remover o revestimento.

“O segundo é o aderido, que pode ser aplicado em ambientes internos ou externos. Se houver alguma trinca no contrapiso ou dilatações de até 2 mm, a solução não permitirá que sejam transferidas para o revestimento cerâmico”, explica Pablo Suhet Paiva, analista de Produto da Ceramfix. O terceiro sistema é o aquecido, com a mesma tecnologia do piso aderido e design para a passagem dos cabos com o mínimo de contato com a membrana.

“A Ceramfix oferece o sistema completo, desde a massa de contrapiso até a ACIII para colar as membranas, a argamassa para preencher as cavidades e o termostato”, diz Paiva.

Estande da Ceramfix na Expo Revestir 2024Estande da Ceramfix (Foto: Vinícius Veloso)

Haus Decor Show

Em paralelo com a Expo Revestir 2024, o pavilhão São Paulo Expo também recebeu a Haus Decor Show. Reunindo os principais players dos segmentos de tintas e vernizes, iluminação e automação residencial, o evento contou com ampla área para as marcas exporem as suas novidades e uma extensa agenda de painéis, workshops e palestras.

Um dos principais estandes no espaço, a área da Texturaecia se destacou pela criação de ambientes que demonstraram o alto nível de sofisticação. É o caso, por exemplo, da linha Atemporal, que conta com o revestimento Terra Nostra — solução acrílica com pigmentação mineral destinada a ambientes internos e externos e disponível em 12 cores exclusivas. “Temos, também, a Viena Cal, focada em proporcionar a sensação de aconchego e aquele toque de caiação”, conta Bruno Maruzo Augusto, CEO da Texturaecia, também mencionando a linha de cristais Cristallo Glam.

“Acreditamos ser fundamental uma empresa do porte da Texturaecia estar na Haus Decor. É nosso segundo ano, somos expositores fundadores e acreditamos que isso demonstra respeito pelo mercado. Para nós é muito importante a presença em uma feira com tamanho prestígio e visibilidade”, fala Maruzo, indicando ter as melhores expectativas.

Aplicação de produto da Texturaecia na Expo Revestir 2024Exemplo de parede com produto da Texturaecia (Foto: Vinícius Veloso)

Mais destaques da Expo Revestir 2024

O Grupo Roca apresentou em seu estande uma coleção de cubas assinada por Rodrigo Ohtake, concebida em homenagem ao pai do arquiteto, Ruy Ohtake, falecido em 2021. Destaque, também, para a família de metais da coleção Nu, que já vem com o Red Dot 2023 e traz muito do Mediterrâneo e uma brincadeira com cores. “É uma linha bastante interessante e vários arquitetos já vem nos falando sobre essa aderência”, conta Gustavo Henrique Rosa, gerente nacional do Canal Projetos, Construtoras e Lojas Especializadas.

A Celite, mais uma vez se posicionando em relação às cores dos metais, apresentou um novo estilo de cuba no formato de plataforma — solução que venceu o prêmio Best in Show em 2023. “Temos muita coisa interessante para potencializar a arquitetura e o trabalho de especificação nos projetos nacionais”, destaca Rosa, indicando que o mercado brasileiro é considerado de muitas oportunidades para a marca Roca.

Estande da Roca na Expo Revestir 2024Detalhes dos produtos da Roca na Expo Revestir 2024 (Foto: Vinícius Veloso)

A Dexco — detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor — montou dentro do pavilhão de exposições a Cidade Dexco, que ocupou seis quadras para demonstrar a sinergia entre suas soluções. Além de apresentar produtos, o espaço contou com ativações, eventos e a presença de importantes nomes do setor.

Já o Grupo Cedasa, por meio da Helena Porcelanato, apresentou a Coleção Memórias, que celebra os momentos que nos moldam e que foi concebida para integrar e promover ambientes leves e sofisticados. Cada peça dessa coleção é uma cápsula do tempo, uma narrativa que ecoa a singularidade de momentos que deram forma à nossa identidade.

Veja também:

Outros lançamentos da Expo Revestir 2024 na Galeria da Arquitetura
FEICON 2024 se destaca pela inovação e tecnologia

Vencedores do prêmio Best in Show 2024

Em 2024, o prêmio Best in Show chegou em sua 9ª edição e condecorou os produtos que mais se destacaram durante todos os dias da Expo Revestir. Os laureados foram eleitos por um júri composto por especialistas e formadores de opinião do setor, além de contar com a curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima.

Conheça os vencedores do Best in Show 2024:

  • Melhor Porcelanato — The Edge (Portobello)
  • Melhor Rocha Natural — Café Imperial PR (PR Grupo Paraná)
  • Melhor Ultra Compactado — Dekton Ukiyo (Dekton)
  • Melhor Revestimento Cerâmico — VStone Off White Graffi Mate (Portobello)
  • Melhor Peça Especial — MC Citta (Portinari)
  • Melhor Piso Vinílico — Linha Essence 30 Malva (Tarkett)
  • Melhor Piso Laminado — Eucaflor Square (Eucaflor)
  • Melhor Rodapé — Rodapé inverso de alumínio (Santa Luzia)
  • Design Brasil Porcelanato — Patch (Ceusa)
  • Design Brasil Revestimento Cerâmico — Fita (Portobello)
  • Melhor Metal Sanitário — Naiade (Docol)
  • Melhor Coleção Louça Cerâmica: Cubas e Lavatórios — Ohtake (Roca)
  • Melhor Coleção Louça Cerâmica: Bacias Sanitárias — Sanicompact Comfort (Sanitrit Brasil)