Expo Revestir traz tendências e inspirações para ambientes internos e externos

Grandes formatos, padrões que remetem à natureza e materiais sustentáveis são destaques da 19ª edição do evento

Publicado em: 30/03/2021

Texto: Juliana Nakamura

Expo Revestir 2021 - Castelatto Pedra Puglia
A Pedra Puglia, da Castelatto, é indicada para composições de largas proporções (Foto: Favaro Jr)

As transformações sociais provocadas pela pandemia de Covid-10 impactaram os desenvolvimentos da indústria de acabamentos. Isso fica evidente quando se observam os lançamentos realizados na 19° edição da Expo Revestir, evento promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) em plataforma online, em março de 2021.

Alguns fabricantes procuraram levar a seus produtos um pouco da textura, do calor e do conforto da natureza. Outros buscaram inspiração em materiais tradicionais, resgatando a memória afetiva e as raízes culturais.

Se no passado a sofisticação esteve associada ao luxo e ao rebuscamento, a tendência aponta para uma prevalência por aquilo que é essencial, por tons calmos e orgânicos, como você pode conferir a seguir:

Emoção e natureza

A Castelatto lançou revestimentos de concreto arquitetônico que remetem à arquitetura vernacular e à natureza. É o caso da coleção Pau a Pique, composto por placas de 120 cm x 50 cm e que recria a técnica construtiva conhecida como taipa, e a Pedra Puglia, com peças de 100 cm x 50 cm, para composições de largas proporções, como fachadas e muros.

Os veios delicados do mármore são a principal característica dos porcelanatos da coleção Mozart, novidade da Portinari. Inspirada no compositor austríaco do período clássico, as peças podem ser encontradas nos formatos 80 cm x 160 cm e 120 cm x 120 cm, com acabamentos polido e natural, esse último indicado para aplicação em sacadas cobertas, interior de boxe e áreas com ralo.

Expo Revestir 2021 - Portinari Mozart
A coleção Mozart, da Portinari, tem os veios delicados do mármore como característica (Foto: Divulgação)

Os clássicos da antiguidade também estão presentes nos lançamentos da Eliane em 2021. Em referência à cultura greco-romana, a fabricante apresenta as coleções Stelar, de revestimentos para aplicação em fachadas, pisos, paredes, bancadas e mobiliário, e Atena, que faz uma reinterpretação do travertino romano.

Padrões amadeirados são sempre associados a sensações de conforto e acolhimento. Muitos dos lançamentos da Expo Revestir buscam reproduzir a estética desse material natural, como a linha Passarela, da Ceusa. Com uma aparência de peroba envelhecida, as peças de 26 cm x 160 cm realçam o formato de régua alongada e contam com variações de tons, o que proporciona mais naturalidade.

Expo Revestir 2021 - Eliane Atena
A Eliane apresentou a coleção Atena, com uma reinterpretação do travertino romano (Foto: Divulgação)
Expo Revestir 2021 - Ceusa Passarela
A linha Passarela, da Ceusa, tem aparência de peroba envelhecida (Foto: Divulgação)

Já a Eucatex apresenta ao mercado quatro novos padrões do revestimento Eucafloor — Belmonte, New Elegance Veneto, New Elegance Moka e Prime Cacau. Todos eles têm tonalidades mais claras, que trazem certa dose de luminosidade aos interiores residenciais e comerciais.

Entre os materiais com apelo sustentável, um lançamento é o revestimento para parede Chevron, da Indústria Santa Luzia. Disponibilizado em 10 cores e em placas de 350 mm x 70 mm, o material permite a paginação em zigue-zague e é produzido a partir da reciclagem de poliestireno expandido e outras matérias-primas.

Expo Revestir 2021 - Eucatex Eucafloor
A Eucatex mostrou novos padrões do revestimento Eucafloor (Foto: Divulgação)
Expo Revestir 2021 - Santa Luzia Chevron
O revestimento Chevron, da Indústria Santa Luzia, tem apelo sustentável (Foto: Divulgação)

Design assinado

Composta por peças com formas irregulares em tons pasteis, a linha Bonbon, da série Unlimited da Portobello é assinada pela arquiteta e designer italiana Paola Navone. Disponível em quatro cores, o revestimento com placas de 30,5 cm x 30,5 cm remete à forma de pequenos doces e criam um mosaico único.

Acompanhando uma tendência mundial, a Deca lançou uma série de metais touchless, com acionamento por aproximação em qualquer ponto, sem a necessidade de toque. Destaque para a torneira de bica alta para lavatório desenhada por Jader Almeida com formas leves e atemporais.

O design minimalista e as linhas precisas chamam a atenção nas cubas de sobrepor Horizon, da Roca. A coleção foi criada pelo arquiteto brasileiro João Armentano e é oferecida em sete cores, do branco mate ao ônix.

Expo Revestir 2021 - Portobello Bonbon
Assinada pela arquiteta italiana Paola Navone, a linha Bonbon é a novidade da Portobello (Foto: Divulgação)
Expo Revestir 2021 - Deca Torneira Jader Almeida
Desenhada por Jader Almeida, a torneira de bica alta da Deca tem acionamento por aproximação (Foto: Divulgação)
Expo Revestir 2021 - Roca Cuba Horizon
As cubas de sobrepor Horizon, da Roca, oferecem design minimalista e linhas precisas (Foto: Divulgação)

Porcelanatos em grandes formatos

Os grandes formatos, que já vinham se firmando como tendência nos últimos anos, continuam marcantes entre os lançamentos de 2021. Isso porque eles reduzem a quantidade de juntas, proporcionam um visual mais clean, propõem um uso mais racional da matéria-prima e facilitam o manuseio e instalação.

A Decortiles, por exemplo, apresentou o porcelanato Florence 12 polido, da coleção Arts Mob, com dimensões de 162 cm x 324 cm. Com padrões naturais mimetizados, o revestimento pode ser usado, também, para compor mobiliários.

Quem também continua apostando nos porcelanatos maxi formatos é a Incepa. Destaque para as coleções City (100 cm x 200 cm), que faz uma releitura das superfícies de cimento, e Galileu (120 cm x 120 cm), que reproduz os veios suaves e uniformes do mármore, nas versões acetinada e micro crystal.

Expo Revestir 2021 - Decortiles Florence
O procelanato Florence 12, da Decortiles, tem 162 cm x 324 cm (Foto: Divulgação)
Expo Revestir 2021 - Incepa City
A coleção City, da Incepa, faz uma releitura das superfícies de cimento (Foto: Divulgação)