Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

ExpoHaulotte 2014 apresenta nova linha de plataformas de trabalho aéreo

Durante o evento, visitantes e clientes conferiram com exclusividade o lançamento de três modelos da marca para o mercado brasileiro

Publicado em: 23/09/2014Atualizado em: 26/09/2014

Texto: Redação PE

Devido ao sucesso e à repercussão da ExpoHaulotte no ano passado, a Haulotte do Brasil decidiu repetir a “dose” e realizou, em setembro, a edição 2014 do evento. A fabricante reuniu diversas entidades do setor e, principalmente, clientes importantes do mercado de locação de plataformas de trabalho aéreo (PTAs). A realização do evento teve um motivo pontual: o lançamento, em primeira mão, de uma linha de equipamentos para a categoria com lanças articuladas, em três modelos: HA16 RTJ, HA16 RTJ O e HA16 RTJ PRO.

É grande a expectativa da Haulotte em relação ao sucesso dessas máquinas no mercado brasileiro devido às suas otimizações técnicas. Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conferir, em detalhes, os novos recursos desses equipamentos e puderam realizar um test drive exclusivo.

De acordo com os organizadores da ExpoHaulotte, a estratégia da empresa, nessa ocasião, foi completamente voltada à proximidade com o cliente. “Essa é a principal razão pela qual a Haulotte está criando esses eventos pontuais. A iniciativa aproxima os clientes da nossa marca e da nossa filosofia de negócios, além de promover o uso seguro e eficaz de equipamentos de acesso em alturas”, disse o gerente de marketing da Haulotte Latin America, Luca Riga.

Segundo Riga, o ano de 2014 está sendo muito importante para a Haulotte do Brasil, mesmo com a desaceleração do mercado, quando comparado ao ano passado. O mercado da América Latina teve um crescimento significativo nos últimos quatro anos. Hoje, Brasil e México, por exemplo, integram o Top 10 do segmento de PTAs, o que aumenta ainda mais as expectativas futuras. “Tivemos capacidade de crescer significativamente, alcançando uma importante parcela no market share (quatro anos seguidos de crescimento)”, acrescenta.

Inovações

A nova linha de equipamentos HA16RTJ é constituída de máquinas multitarefa, que se adaptam a diversos tipos de aplicação na construção civil (montagens de estruturas metálicas, revestimentos, pintura etc.), obras de acabamento (encanamento, elétrica, ar-condicionado, aquecedores, isolamento, entre outras) serviços de manutenção, demolição, poda etc.

São três modelos: o HA16 RTJ, com tração nas quatro rodas, direção nas duas rodas e giro da torre de 355 graus; o HA16 RTJ O, que possui a mesma configuração do anterior, com acréscimo do eixo oscilante; e, por último, o HA16 RTJ PRO, com tração e direção nas quatro rodas, giro da torre de 360 graus contínuo, eixo oscilante, e Activ’Shield Bar. Nesse modelo específico, há três configurações de direção: direção nas quatro rodas, direção em duas rodas e modo “caranguejo”. A seleção pode ser feita usando o botão seletor no control box superior.

De acordo com a Haulotte, os equipamentos se distinguem pela simplicidade aliada à robustez, ao desempenho e à segurança, tudo somado à facilidade de manutenção. Entre as melhorias, o destaque é o alcance horizontal máximo de 8,30 metros e altura de articulação de 7,65 metros, além de maior velocidade de elevação, com menos de quarenta segundos.

O capô da torre também ganhou um novo design, reforçado por uma subestrutura de metal para resistir a diversas condições de trabalho. “Essas plataformas de trabalho aéreo são únicas no mercado devido à capacidade de movimentos simultâneos e proporcionais. O sistema hidráulico cria uma sensação de conforto e segurança graças aos movimentos suaves e à possibilidade de alcançar a área de trabalho com maior precisão”, diz Marcelo Bracco, gerente da Haulotte do Brasil.

Bracco acrescenta que as máquinas foram desenvolvidas também com um diferencial autoblocante, que distribui a potência de maneira correta para as rodas. Adicionalmente a esse sistema, o bloqueio hidráulico pode ser ativado manualmente para acrescentar eficiência em terrenos acidentados. Esses modelos também possuem pneus sólidos vulcanizados, que oferecem maior durabilidade que os pneus foam filled (preenchidos), além de ser ecologicamente corretos.

Lançamentos adicionais

Durante a ExpoHaulotte, houve outros lançamentos importantes. A empresa demonstrou o novo sistema ASB (Haulotte Active’shield Bar), que visa reduzir o risco de esmagamento do operador. Esse dispositivo é de série na HA16 RTJ Pro, e está disponível como opcional nos modelos RTJ e RTJ O.

Também foi apresentado durante o evento o Haulotte Diag, uma ferramenta única de diagnósticos para todas as máquinas da marca.Trata-se de um software disponível gratuitamente, que pode ser instalado em PCs, laptops e tablets. O sistema trabalha com um kit wireless, que permite o acesso remoto dos técnicos para diagnosticarem os equipamentos Haulotte”, conclui Riga

 

Colaboraram para esta matéria

 
Luca Riga – gerente de marketing da Haulotte Latin America
 
Marcelo Bracco – gerente da Haulotte do Brasil