FEICON 2024 se destaca pela inovação e tecnologia
Conheça tendências e lançamentos apresentados em um dos principais eventos do setor
Entre os dias 02 e 05 de abril, a construção civil latino-americana voltou suas atenções para o São Paulo Expo — centro de convenções na capital paulista que recebeu a FEICON 2024. Com 31% a mais de marcas expositoras na comparação com a edição anterior, a feira se consolidou como o espaço propício para a indústria apresentar seus principais lançamentos.
Cores, movimentos, formatos e sons vindos das centenas de estandes convidavam os mais de 100 mil visitantes que percorreram os corredores do evento a conhecer soluções capazes de aprimorar os resultados do pré ou pós-obra. Além de conferir em primeira mão o que promete ser tendência no mercado, o público pôde estreitar relacionamentos e praticar o networking.
Com destaque especial aos produtos, sistemas e serviços que promovem a sustentabilidade e a tecnologia, a FEICON 2024 ofereceu conteúdo para diferentes players, de engenheiros a varejistas, passando por projetistas, fornecedores, compradores, incorporadores, entre outros.
Destaques da FEICON 2024
Quem buscava por soluções que melhoram a produtividade e a assertividade em todas as etapas do processo construtivo, encontrava no estande da Softplan o local ideal. Com a presença de todas as marcas que compõem o Ecossistema Tecnológico para a Indústria da Construção (Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, eCustos e GO Gestor Obras), o espaço esteve repleto de lançamentos.
Destaque para o Prevision Planejamento de Incorporação, que permite a concepção de prazos e planejamentos muito mais previsíveis e assertivos, e a integração entre o Construpoint e o Sienge Plataforma, união que entrega ainda mais produtividade para o mercado. Além disso, o CV CRM ganha uma funcionalidade de OCR (leitor inteligente de documentos em diversos formatos) e foi lançado o Sienge eCustos, que beneficiará a assertividade dos orçamentos e a saúde financeira dos projetos.
“Acreditamos em um ecossistema robusto. E através desse ecossistema conseguimos entregar mais assertividade, mais produtividade, menos desperdício e mais integração entre todos os elos dessa cadeia que tanto necessita de atores e players que consigam fazer com que ela se desenvolva cada vez mais”, destaca Ionan Fernandes, Diretor Executivo da Softplan para a Indústria da Construção.
Veja a matéria completa sobre a presença da Softplan na FEICON 2024
A Saint-Gobain Produtos para Construção manteve a tradição e marcou presença na FEICON com novidades e lançamentos das marcas Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon. Na área de construção a seco, a empresa demonstrou em seu estande todas as vantagens das placas Glasroc X e Performa — ambas oferecidas pela Placo. “Trouxemos, também, o vasto catálogo de soluções acústicas da Ecophon”, ressalta Elza Domene, do Marketing da Saint-Gobain PPC.
Para melhorar o desempenho das coberturas, a Brasilit destacou na FEICON a sua linha de soluções térmicas e a telha TopComfort, que reduz em até 8°C a temperatura do ambiente interno. Já a Isover levou para o evento a lã de vidro Wallfelt, desenvolvida para proporcionar o isolamento de paredes em sistemas drywall e light steel frame. “Em Quartzolit, temos mantas líquidas com novos atributos, a Cimentcola rende + quartzolit e a coleção de potes do rejunte acrílico com produções de artistas de diferentes regiões do Brasil”, complementa Domene.
Comemorando 18 anos da marca no Brasil, a Amanco Wavin fez o pré-lançamento do sistema K5 na FEICON. Trata-se de uma solução inovadora, utilizada há mais de 20 anos na Europa e que chegará ao Brasil no segundo semestre de 2024. O sistema de condução flexível para água quente/fria tem como principal diferencial um alerta sonoro emitido em caso de falhas na conexão, o que reduz o tempo total de instalação em até 40% em relação aos sistemas rígidos.
Para conhecer as vantagens da novidade, o estande da empresa oferecia uma experiência em realidade virtual que “transportava” os visitantes para um ambiente de obra com o sistema K5 instalado. “Além disso, o público também pôde conferir produtos técnicos e inovadores, como o Silentium e o AquaCell”, completa Fabia Guerra, gerente de Marketing da Amanco Wavin.
Veja a matéria completa sobre a presença da Amanco Wavin na FEICON 2024
No espaço da ArcelorMittal, os visitantes tiveram a chance de conhecer as soluções em aço da empresa que atendem a todos os tipos de construção. Destaque para o vergalhão 50 S - AR, produzido em aço de alta resistência mecânica com limite de escoamento mínimo de 700 MPa (40% mais resistente do que o vergalhão padrão CA50/S), e o vergalhão 50 S XCarb, produto produzido com a utilização total de material reciclado e com 100% de energias renováveis.
“A expectativa era receber mais de 400 pessoas por dia no estande. Mas no segundo dia de feira, já tínhamos mais de 300 visitantes às 12h. Queremos atrair o público para conhecer os produtos e a marca”, diz Evelin Silva, executiva de Distribuição Santa Catarina da ArcelorMittal.
Entre diferentes produtos, a Pado usou o seu espaço para demonstrar os diferenciais de três linhas de soluções. A primeira é a Unire, composta por fechaduras digitais desenvolvidas 100% pela empresa — desde o design até a tecnologia e a parte mecânica. “Outra novidade é a FDE 800 Vision, que conta com reconhecimento facial”, conta Luccas Pacheco, diretor Comercial & MKT da Pado. A linha Ourives era outro destaque do estande, com produtos focados no design de alto padrão em que o consumidor tem a possibilidade de fazer as suas configurações com o uso de metais, couro ou Corian (composto por resina e minerais naturais em diversas cores).
Leia também:
Expo Revestir 2024 | Conheça os destaques da feira
A Astra apresentou uma proposta diferente em seu estande, com a ideia de laboratório e faça você mesmo. “Nossa expectativa é de nos aproximarmos ainda mais dos clientes, os trazendo para que conheçam os nossos diferenciais e para que possamos mostrar como nossas soluções funcionam e são feitas”, diz Thais Napolitano Diniz, gestora de Marketing de produto da Astra.
Entre as inovações e lançamentos da Astra e Japi no espaço, eram em torno de 40 a 50 códigos. “Os principais estão na linha de assentos sanitários, em que somos líderes de mercado”, conta Diniz. Uma das grandes novidades era o assento três em um (almofadado, com fácil remoção e fechamento suave), além dos assentos termofixos e dos assentos alongados para exportação.
“Temos, ainda, um destaque da linha hidráulica, que conta com adaptador para ralo e porta-grelha. Com isso, é possível transformar um ralo seco em sifonado para eliminar o mal odor do banheiro sem a necessidade de obras”, comenta Diniz, mencionando também as barras de apoio em alumínio da linha de acessibilidade e as soluções voltadas para as construtoras.
Com foco no canal engenharia, a Carmelo Fior montou um elegante estande. “Começamos a atuar nesse canal de maneira mais contundente recentemente e enxergamos que esse é um campo em que podemos crescer ainda mais”, ressalta Thiago Matheus Curtolo, gestor do Canal Engenharia da Ilha Sudeste na Carmelo Fior. No espaço estavam expostos diferentes produtos, como aqueles que atendem à norma de desempenho ABNT NBR 15.575.
A empresa também apresentou a sua linha de cerâmica premium, com produtos polidos e de grandes formatos, e os pisos vinílicos voltados para projetos concebidos para classe A.
Em um estande repleto de movimentos e luzes, a Cerâmica City colocou em evidência o seu bloco cerâmico vertical, indicado tanto para alvenaria racionalizada quanto para alvenaria estrutural. Novidade da empresa para o mercado é o bloco com desempenho térmico e acústico superior, utilizado em paredes que precisam de melhores níveis de isolamento.
“Além disso, estamos fazendo um teste. São tijolinhos, como se fossem peças de Lego, para a criança brincar e montar. Estamos com essa experiência aqui na FEICON para validar se o produto será bem aceito”, diz Constantino Bueno Frollini, diretor técnico da Cerâmica City.