Filtros dos equipamentos: cuidados exigem disciplina às rotinas de manutenção

Substituir o filtro somente a cada duas trocas de óleo e desgastar as partes móveis da máquina são procedimentos que danificam os equipamentos

Publicado em: 19/01/2015Atualizado em: 13/04/2015

Texto: Redação PE



Para manter os equipamentos em perfeitas condições de trabalho, é preciso atenção com o estado dos filtros de óleo, ar, combustível e da cabine. Em caminhões betoneiras e guindastes, por exemplo, além de estarem expostos à poeira excessiva, permanecem em funcionamento estático, com o motor operando mesmo com o equipamento parado. Nessas condições, deve-se redobrar a atenção com os componentes de filtragem.


Segundo André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter, são fatores que reduzem a vida útil dos filtros. Muitas vezes, eles devem ser substituídos antes da quilometragem ou do tempo recomendado no manual do fabricante. “A manutenção incorreta pode provocar ainda perda de potência do motor”, informa Gonçalves.


Troca incorreta de óleo causa borra no motor


As orientações presentes no manual do fabricante devem ser estritamente seguidas quando o assunto é substituição de filtros. O filtro de óleo, por exemplo, é importante substituí-lo sempre durante as trocas de óleo: “manter o filtro antigo com óleo novo expõe o equipamento à contaminação”, analisa Gonçalves.


Antonio Silva, supervisor de qualidade da Poli Filtro, informa os procedimentos a serem tomados para uma troca de óleo segura, sem correr risco de danificar o motor. “O óleo sujo normalmente não causa borra. Ela surge numa troca incorreta”, alerta. “O mau costume de completar o nível do filtro com diversos tipos de óleo, sem obedecer aos prazos de troca, provoca a decantação e solidificação no cárter. Com isso, cria-se dificuldade de circulação e o motor não funciona corretamente”, afirma.


O óleo deve ser substituído por completo após a respectiva vida útil. É preciso respeitar sempre os intervalos de manutenção definidos pela montadora, para garantir melhores condições de trabalho.


Filtros exigem inspeções obrigatórias


A função do filtro do ar é reter as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. Por isso, várias circunstâncias exigem atenção, principalmente quando o equipamento realiza trabalho severo, ou em situações em que se detecta uso de combustível adulterado.


“O desgaste excessivo nas partes móveis do motor (pistão, anéis, camisa, turbina etc) deve ser evitado. Um filtro sujo aumenta o consumo de combustível e os níveis de emissão de poluentes”, afirma André Gonçalves, da Mann-Filter. Antonio Silva, da Poli Filtro, acrescenta que “o filtro do combustível saturado provoca a perda de potência do motor e gerar danos ao maquinário”.


Já o filtro de cabine ajuda a manter a qualidade do ar interna, seja num caminhão ou em outro equipamento. É um componente que contribui diretamente com a saúde do operador. “Ele retém a entrada de partículas como pó, fuligem, gases nocivos, bactérias e proporcionar puro no interior da cabine, além de prevenir a proliferação de ácaros”, completa Gonçalves.



Recomendações para troca dos filtros


As orientações a seguir devem sempre respeitar as especificações de acordo com o manual do fabricante de cada equipamento e componente:


Filtro do ArAlém das determinações de fábrica, deve ser substituído de acordo com o indicador de manutenção do equipamento e acompanhamento de coluna d’água. Não é indicada a remoção do elemento filtrante para a avaliação visual ou até mesmo pesá-lo. Nunca utilize ar comprimido para limpar o elemento filtrante, pois além de danificar, também emite partículas de impureza, água e óleo que estão dentro do compressor, o que causa danos ao motor a longo prazo.


Filtro do ÓleoÉ recomendada a troca do filtro do óleo toda vez que o óleo for trocado. Existe ainda no mercado o hábito de trocar o filtro a cada duas trocas do óleo. Essa prática condenada pelos especialistas devido a grande quantidade considerável de óleo que fica dentro do filtro. Isso contamina o óleo novo e favorece o aparecimento de borra interna no motor, além de acelerar o processo de saturação do filtro do óleo.


Filtro do CombustívelTroque o filtro do combustível e do pré-filtro optando sempre por combustível e filtros de boa qualidade. Isso protege o sistema de partículas maiores que as permitidas.


Filtro de CabineNesse caso é preciso atenção principalmente em equipamentos que funcionam constantemente com ar condicionado. Esse filtro também protege o operador, além do sistema de refrigeração de ar.



Colaboraram para esta matéria



 

André Gonçalves – Consultor técnico da Mann-Filter

 

Antonio Silva – Supervisor de qualidade da Poli Filtro