Glass South America traz inovações e boas expectativas para o setor vidreiro
Maquinários italianos de última geração, vidros que mudam de cor, envidraçamento de sacadas e sistema para tratamento de efluentes foram alguns dos destaques do evento
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Nem mesmo o frio paulistano foi capaz de abaixar a temperatura da Glass South America, realizada entre os dias 8 e 11 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento contou com a presença de 12.889 visitantes e 200 marcas expositoras, que apresentaram suas novidades e soluções para vidros e persianas.
Além disso, a feira teve palestras e diversas interações com o público, conforme conta Lígia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil. “Trouxemos ações interessantes, como a Arena do Conhecimento, com acesso aberto para as pessoas buscarem mais informações sobre produtos e tecnologias, e o espaço Vidro em Ação, uma iniciativa nossa com a Abravidro [Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos] que mostra os vidros sendo testados e a importância disso para a segurança do usuário”.
Reprodução: Facebook/Glass South America
Apesar da queda de 9,9% no consumo aparente de vidros planos em 2015, Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, ressaltou durante a Glass South America que ainda há oportunidades de crescimento e melhora para o setor. “No Brasil, temos ciclos agudos de crescimento e queda. De 2006 a 2013, o consumo de vidro cresceu o equivalente ao triplo do PIB. Mesmo com essa queda recente, temos certeza que teremos condições de voltar a crescer e mostrar o vigor da indústria do vidro no Brasil”.
PAVILHÃO ITALIANO
Mostrando a força do mercado italiano na indústria de processamento de vidro, o Pavilhão Italiano, promovido através de uma parceria da GIMAV com a Vitrum e com o apoio da ITA (Italian Trade Agency), contou com 15 empresas que apresentaram o que há de mais moderno no processamento de vidro plano. Michele Pala, Cônsul Geral da Itália no Brasil, destaca, além da modernidade, a tradição da Itália na produção de vidros.
“Aqui estão produtos de pequenas e médias empresas italianas que vêm de uma tradição artesanal, mas que souberam se atualizar. Criatividade e inovação são as principais fórmulas de sucesso dessas empresas. O modo de trabalhar com o vidro vem de uma tradição milenar. Isso que faz a distinção de empresas excelentes de outros países. É o coração que nós colocamos no vidro”.
Nós não estaríamos presentes na Glass South America com 15 empresas se não tivéssemos certeza de que o mercado voltará a crescerErica Di Giovancarlo
Em 2014, o Brasil importou R$ 212 milhões em maquinário, produtos e alta tecnologia do setor vidreiro da Itália. Esse número caiu para R$ 84 milhões em 2015, mas nada que abale a confiança do mercado italiano em nosso país. “Em 2014, o Brasil era o 4º maior importador de vidros da Itália. Em 2015, foi o 12º, o que é normal com o mercado em crise. Não nos causou estranheza, aconteceu a mesma coisa com a Rússia. Nós não estaríamos presentes na Glass South America com 15 empresas se não tivéssemos certeza de que o mercado voltará a crescer”, afirma Erica Di Giovancarlo, diretora para o Brasil da ITA.
R+T SOUTH AMERICA
Paralelamente à Glass South America, a Messe Stuttgart, em parceria com a NürnbergMesse Brasil, realizou a primeira edição da feira R+T South America, a versão sul-americana da feira internacional líder do mercado de persianas de rolo, portas/portões e sistemas de proteção solar. Entre os 52 expositores, dois terços eram empresas estrangeiras, como a Cubretex (México), Eymes (Turquia) e DongWon (Coreia). Além da exposição, o evento teve a ExpeR+T Conference, uma conferência voltada para arquitetos, que apresentou as novidades e tendências do setor.
LANÇAMENTOS E NOVIDADES
Engana-se quem pensa que a utilização de vidro pode resultar em ausência de privacidade. A PKO do Brasil expôs o Privacy Glass, que passa por um processo de laminação de dois vidros com um filme de cristal líquido com polímeros dispersos. Quando uma voltagem é aplicada, as moléculas se organizam em uma direção específica, tornando o produto incolor. Isso permite a passagem de luz por meio do vidro. Quando o dispositivo é desligado, volta a sua condição original, de branco translúcido.
A ScreenLine apresentou durante o evento a linha Twin, que une as persianas e cortinas blackout em um único sistema insulado entre vidros. Ele apresenta excelente desempenho energético com fator solar ≤15%)e de transmissão luminosa ≥60%. “Isso significa que nos dias de sol temos um desempenho duas a três vezes superior ao do vidro no controle do calor e que nos dias nublados temos uma transmissão luminosa também aumentada e que evita gastos com iluminação interna”, afirma Philippe Faucon, diretor comercial da ScreenLine. O sistema também pode ser instalado com a utilização de vidros antibacterianos AB da AGC, permitindo a eliminação completa das cortinas em clinicas e hospitais.
Pensando no conforto e na comodidade, a Landy Kits inovou e apresentou para o público o sistema HautomaticS, que automatiza todo o processo de abertura e fechamento de fachadas envidraçadas. A solução é controlada por um aplicativo em smartphones ou então por controle remoto, permitindo a abertura ou fechamento da sacada envidraçada sem contato manual.
Segundo Paulo Francescheli, diretor comercial da empresa, o produto é uma novidade mundial. “Esse é o único produto no mundo. A HS, nossa parceira, viajou por diversas feiras internacionais e não encontrou nenhum produto similar. Esse produto é patenteado no Brasil, na comunidade europeia e nos EUA. É um orgulho uma empresa nacional conseguir sair na frente de países desenvolvidos”.
A Ideia Glass também apresentou algumas novidades na Glass South America, entre elas o Box Certo. Por não possuir trilho inferior, o produto torna-se ideal para promover acessibilidade ao banheiro, conforme explica David Caballi, do setor de Inteligência de Mercado da Ideia Glass. “O conceito do box certo é a acessibilidade. Por não ter perfis inferiores, ele é utilizado como box para cadeirantes, abrindo de canto ou frontal”.
A Lopes Máquinas apresentou ao setor maquinário a lapidadora copo 09 rebolos modelo hge9, que, através de um painel digital, registra a espessura do vidro e exibe a velocidade do trabalho. “A máquina, que vai de 3 mm a 25 mm, atende a toda a expectativa do mercado moveleiro, de engenharia, construção civil, entre outros. É uma máquina compacta e com o funcionamento simples. O marcador de espessura e de velocidade é digital e torna o processo mais prático”, explica Rodolfo Lopes, representante comercial da empresa.
O vidro pode agregar beleza, oferecer conforto térmico e acústico e até mesmo praticidade, como os vidros autolimpantes, antibactericidas, entre outrosAlexandre Pestana
A sustentabilidade também marcou presença na Glass South America. A Idroricirculo apresentou um sistema voltado para o tratamento de efluentes industriais sem a utilização de produtos químicos. O sistema pode ser aplicado tanto na produção de vidros como em indústrias que trabalham com pedras, mármores etc. “A água é 100% reutilizada, e o resíduo de vidro é totalmente reciclado. O sistema ainda diminui o desgaste da lapidadora. Nosso produto consegue um ótimo desempenho em todos os equipamentos que utilizem água como fluído de refrigeração de ferramenta”, atesta Paulo Colle, projetista da Idroricirculo.
VIDRO EM AÇÃO
O espaço Vidro em Ação, iniciativa conjunta entre a Abravidro, Instituto Falcão Bauer, NürnbergMesse Brasil, Universidade do Som e Setor Vidreiro, mostrou ao público durante os quatro dias de evento como o vidro se comporta durante os testes de resistência e seu desempenho acústico e térmico, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“Nós precisamos mostrar para o consumidor que o vidro não é só um material transparente que não deixa a chuva passar pela janela, ele pode agregar beleza, oferecer conforto térmico e acústico e até mesmo praticidade, como os vidros autolimpantes, antibactericidas, entre outros. E tudo isso disponível no Brasil já há algum tempo e que o mercado consumidor vai experimentando devagar. O Vidro em Ação é uma pitada de todas as possibilidades do vidro”, destaca Pestana, presidente da Abravidro.
Reprodução: Facebook/Abravidro
ARENA DE GESTÃO E TECNOLOGIA
Visando ampliar o conhecimento e o debate sobre diversos temas envolvendo o vidro, a Arena de Gestão e Tecnologia contou com 13 palestras durante os dias 8, 9 e 11. Além disso, no dia 10, a Conferência ExpeR+T, parte da feira R+T South America, apresentou painéis e palestras relacionadas ao setor de portas, portões e sombreamento.
“Em período de crise, a feira tem que trazer novas alternativas para os expositores e novas oportunidades para os visitantes para que, em conjunto, a gente consiga saber quais são as novas competências necessárias para atravessar esse momento e seguir em frente”, afirma Ligia.
Reprodução: Facebook/Abravidro
ESTANDE EM DESTAQUE
Com a temática circense, a Abravidro trouxe para a Glass South America a importância da reinvenção do setor. “Foi algo que surgiu no Simpovidro em 2014. A proposta era mostrar para uma indústria ameaçada que a renovação é algo necessário, fazendo um paralelo com o circo, que se reinventou. Ele manteve as raízes do passado, porém adaptado ao momento. Mudou a aparência, deixou para trás os números ultrapassados e se reinventou com criatividade e tecnologia. Algo que era fadado ao esquecimento, hoje está ativo como nunca”, conclui Pestana.