Dicas de manutenção do granito
O granito é uma pedra valorizada por sua beleza e longevidade, mas pode ser danificado por líquidos ácidos, corrosão, riscos e arranhões, geralmente, passíveis de recuperação. Saiba mais!
(Foto: Juliana Deeke)
O granito é uma das pedras protagonistas no revestimento de pisos, composição de bancadas de cozinha, pias de banheiro e, ainda, em elementos do mobiliário. Material com vida útil infinita, merece ser cuidado e valorizado.
“O ideal para a limpeza do dia a dia é utilizar detergente neutro, água e uma toalha de microfibra”, orienta o arquiteto Raphael Wittmann, titular da Rawi Arquitetura + Design.
Polimento e brilho
O polimento da pedra não é tarefa doméstica, mas sim feita por um profissional capacitado. “Ele utiliza as ferramentas adequadas para o serviço, como o uso de politrizes automáticas junto aos abrasivos, substâncias granulares usadas para o polimento”, fala Wittmann.
É o processo de polimento que dá brilho ao granito. E, para manter esse aspecto, é muito importante o cuidado no dia a dia, evitando o contato de líquidos ou substâncias orgânicas sobre o granito.
Manchas
Embora o granito tenha poros mais fechados que o mármore, ainda assim ele é um material poroso e pode manchar. “Ele não possui uma impermeabilização natural para impedir a penetração de líquidos em sua superfície. O contato com alimentos ou produtos ácidos como água sanitária e soda cáustica, entre outros, pode causar manchas”, alerta o arquiteto.
As pedras claras, de modo geral, são mais suscetíveis a manchas, principalmente os granitos brancos, como o Branco Itaúnas ou o Siena. Essas pedras exigem cuidado especial, pois o contato com líquidos durante muito tempo pode comprometer a coloração da pedra.
“É interessante lembrar que todo granito pode manchar. Acontece que nos granitos escuros não se pode ver as manchas com a mesma facilidade que nos claros. Portanto, podem ser mais duráveis, especialmente em bancadas de cozinha por conta do contato com a gordura dos alimentos”, explica Wittmann.
Como tirar manchas do granito
O método varia de acordo com a cor da superfície e a natureza da mancha:
- Para manchas de gordura, deve-se usar uma solução de água e detergente neutro.
- Em granitos claros, as manchas causadas por material orgânico devem ser tratadas com a aplicação de solução de água oxigenada com água.
- Já nos granitos escuros, o ideal é usar um thinner específico para pedras.
Corrosão
Agentes corrosivos, como produtos químicos, podem abrir pequenas lascas ou danos na superfície do revestimento. Dependendo do caso, é possível recuperar o granito danificado pela corrosão.
“É necessário avaliar o grau do estrago causado. Em se tratando de corrosão superficial, podem ser utilizados produtos específicos para recuperação do granito corroído, que ajudam a remover a corrosão e restaurar o brilho da pedra. Mas, quando a corrosão atinge camadas mais profundas da pedra, é necessário contatar uma empresa especializada em mármores e granitos para avaliar o caso”, ensina Wittmann.
Riscos
Os danos mais comuns causados em granitos são causados por líquidos ou substâncias ácidas que penetraram na superfície. Ainda mais comum são os riscos e arranhões, especialmente em pisos, problema que pode ser solucionado com o processo de polimento.
Colaboração técnica
- Raphael Wittmann – Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com pós-graduado em administração pela FIA-USP. Criou em 2013 o escritório Rawi Arquitetura + Design, que já produziu mais de 87 projetos residenciais e comerciais. Acumula experiência em renomados escritórios e na coordenação de monitoria de arquitetura no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Colaborou em projetos para um livro no Chile e participou da curadoria da VI Bienal Ibero-americana de Arquitetura.